Vida Cristã - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

 “Que as famílias não percam a capacidade de sonhar”

02/06/2021

                                                              Imagem ilustrativa: Canva (www.canva.com/pt_br/modelos)

Frei Augusto Luiz Gabriel 

Esta frase do Papa Francisco serviu de inspiração para este artigo, visto que a família desempenha um importante papel no enfrentamento da pandemia da Covid-19. Desde que este tempo desafiador começou, as famílias se encontram muito mais próximas e unidas em seus lares. Nossas casas tornaram-se também espaços de trabalho, convivência e lazer. Em alguns casos, o lar deixou de ser apenas uma estrutura de quartos e salas, ou a localização de pessoas que vivem no mesmo endereço. Foi preciso ter a capacidade constante de se reinventar de diferentes formas e meios, foi preciso ter a capacidade de sonhar, de esperançar.

Mas, o que é de fato uma família? É o lugar do humano por excelência, o berço do ser humano, o espaço onde se aprende a ser gente, o paradigma dos relacionamentos. É no seio da família que se faz as primeiras e fundamentais experiências de nossas vidas. É nela que se vive a comunhão das existências.

De um lado, o distanciamento social provocou alterações nas relações familiares. A recorrente preocupação com a saúde pessoal e coletiva, estresse, sobrecarga no trabalho home office, alterações de humor e desequilíbrio emocional, afetaram o convívio saudável das famílias e, infelizmente, enquanto algumas famílias vivem a crise da pandemia, outras ainda vivem a pandemia da violência. Sem contar os inumeráveis entes queridos que tiveram suas vidas ceifadas pela doença.

Por outro lado, o distanciamento social aproximou os membros familiares, visto que até então muitos pais trabalhavam fora e só estariam com seus filhos em um terço do dia, geralmente à noite, por exemplo. Os benefícios dessa reviravolta foram, sem dúvida, muitos, como por exemplo: o preparo dos alimentos e das refeições em conjunto, as rodas de conversa, o auxílio nos trabalhos domésticos e escolares, a oração do terço em família, dentre outros. A pandemia, com tudo que vem causando, pode ser ruim momentaneamente, mas também poderá servir para mudar as pessoas e seu modo de ver e de se relacionar. A família precisa ser uma comunidade de pessoas que se estimam, uma comunhão de vida, de troca de gentilezas, um espaço onde não existam máscaras.

A família de Nazaré é uma forte fonte de inspiração para nós cristãos. Foi criativa, soube ouvir os apelos de Deus e se reinventar constantemente. Embora nem sempre tenha compreendido os passos de Jesus, soube perscrutar a vontade de Deus. Neste sentido, nós também podemos ser ousados e criativos na tarefa de nos reinventarmos neste tempo de pandemia. Para ser fermento de fraternidade e de amor na sociedade, busque ser mais próximo de seus pais, irmãos e parentes. Se morar longe, faça ligações de vídeo. Use a tecnologia a seu favor. Sintonize canais de televisão com conteúdo saudável e busque por formação e informações verdadeiras e coerentes. Reze em família! É preciso se alimentar da fé e somar forças para, juntos, superarmos este delicado momento. Siga em e com a família pelo caminho da verdade, amor e da fraternidade.

2021: ANO DA FAMÍLIA

Neste ano de 2021, quinto aniversário da Exortação Apostólica Pós-sinodal, Amoris laetitia, sobre a beleza e a alegria do amor, o Papa Francisco instituiu a abertura do “Ano da Família”. Teve início no último dia 19 de março, dia de São José, e terminará no dia 26 de junho de 2022, durante o 10º Encontro Mundial das Famílias, em Roma. Segundo o Sumo Pontífice, na família há três palavras que devem ser sempre protegidas: ‘permissão’, ‘obrigado’, ‘perdão’. Ou seja, pode-se experimentar uma sincera fraternidade, amorosidade e comunhão. Mas isso somente, segundo o Sumo Pontífice, “quando os afetos são sérios, profundos, puros, quando o perdão prevalece sobre as discórdias, quando a dureza cotidiana da vida é suavizada pela ternura mútua e pela serena adesão à vontade de Deus”.


Frei Augusto Luiz Gabriel, ofm, é frade estudante de Teologia no Instituto Teológico Franciscano (ITF). Este artigo foi publicado originalmente na “Revista Ave-Maria”.

Free Download WordPress Themes
Download Best WordPress Themes Free Download
Free Download WordPress Themes
Premium WordPress Themes Download
free download udemy paid course
download intex firmware
Download Best WordPress Themes Free Download
online free course

Conteúdo Relacionado