Vida Cristã - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Quando falta comida à mesa

01/08/2014

Frei Almir Guimarães

 

Muitas vezes ouvimos esta expressão: “Trabalho para colocar o pão sobre a mesa de nossa casa”.  O trabalho tem, entre outras finalidades, a de permitir que as pessoas possam comer e dar de comer, sobretudo, aos filhos. O trabalho é sagrado por diversos aspectos, de modo especial porque através dele amamos os que dependem de nós, damos-lhe nossa vida, nosso empenho, nosso cansaço, o sangue das veias e as fibras do coração.

O trabalho pode ser expressão de amor. Antes da refeição ou em outro momento do dia temos o costume de rezar a oração do Pai nosso na qual pedimos, com toda confiança, o pão nosso de cada dia. Não insistimos que o Senhor nos dê o pão por toda vida. Cada dia, confiantemente, renovamos a solicitação.

Importante que todos tenham trabalho e trabalho digno para que à mesa de todos os dias não falte o pão. Tristeza muito profunda vivem as pessoas em tempo de guerra ou de cataclismos quando tudo é racionado e tudo falta.  Doloridas essas filas de miseráveis que as enfrentam para conseguirem uma tigelinha de sopa rala. Triste o momento das refeições nos presídios. Particularmente dolorida é a situação de pais e mães desempregados. As crianças choram, dizem que estão com fome, achegam-se aos pais entre soluços. Os pais dão o que podem. Procuram controlar as lágrimas diante dos filhos. Às escondidas choram quase desesperadamente.

Vivemos uma sociedade da abundância e do consumo. Há pessoas que comem muito, ficam obesas, exageram, comem sofisticadamente. Percorrendo as ruas da cidade vemos esses restaurantes sempre cheios, muita carne, muita massa, pratos requintados. E não longe, nos morros e baixadas, essas crianças sujas, quase nuas, comendo o que encontram, raspando o que conseguem de uma vasilha onde colocaram um pouco de comida à porta de um botequim.  Os pais sofrem muito quando não podem dar a seus filhos um prato de comida…

 

 

Download WordPress Themes Free
Download WordPress Themes
Download Nulled WordPress Themes
Download WordPress Themes
udemy free download
download micromax firmware
Download Nulled WordPress Themes
online free course

Conteúdo Relacionado