Vida Cristã - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

“Pedro, Simão, Filho de João, tu me amas?”

21/05/2021

Imagem: quadro de Rafael (1483-1520), domínio público

 Uma pergunta para poucos (JO 21,15-19)

Frei Jacir de Freitas Faria, OFM[1]

O evangelho sobre o qual vamos refletir hoje é Jo 21,15-19. Dessa passagem vem uma pergunta impactante: “Pedro, Simão, Filho de João, tu me amas?” Pergunto: você já fez essa pergunta para alguém que lhe fez um mal, que traiu sua confiança? Você me responderia: por que eu haveria de perguntar? A minha resposta está em três perguntas e três respostas.

Primeiro, quero situar para você o contexto desse evangelho. Estamos no capítulo vinte e um. O evangelho da comunidade do discípulo amado já havia terminado com os versículos trinta e trinta um do capítulo vinte: “Jesus fez, diante de seus discípulos, muitos outros sinais ainda, que não se acham escritos neste livro. Esses, porém foram escritos para crer que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais a vida em seu nome.”

Daí surge outra pergunta: por que outro redator acrescentou o capítulo vinte e um? A resposta é simples. Estamos no fim do ano cem. Pedro e João já tinham morrido. Pedro era a grande liderança do cristianismo emergente. Em torno da memória deles havia comunidades com atuações diferenciadas. Era preciso unir essas duas lideranças, os dois modos de viver o cristianismo.[2] Muitos pensavam que João, que significa “ternura de Deus”, não morreria antes da volta de Jesus. Segundo a tradição dos apócrifos, ele morreu em Éfeso. Aliás, foi enterrado vivo pelos seus discípulos declarando amor incondicional a Jesus.[3]

Nesse capítulo, Pedro e João estavam numa pesca. O ressuscitado chega pela terceira vez, e todos o reconhecem. Ele come pão e peixe com eles. Como nos sinóticos, Jesus chama Pedro às margens do mar da Galileia. Seria para dar legitimidade ao evangelho de João? Sim. Na sequência, Jesus faz três perguntas a Pedro Simão sobre a grau de seu amor por ele.

Uma vez, Pedro e duas, Simão. O que isso significa? Dois lados de uma mesma pessoa. Pedro é a pedra e a gruta escavada na rocha, lugares onde Jesus pediu para fixar a comunidade Igreja.[4]  Sobre a fortaleza da pedra e sob, debaixo, da gruta, as Cefas, outro nome de Pedro (Jo 1,48), dos buracos que se formavam nas rochas, a casa dos pobres. Já Simão significa “aquele que ouve”, que interpreta corretamente.

As três respostas de Jesus: “Apascenta as minhas ovelhas/cordeiros” referem-se ao Pedro Pastor que cuida. “Quando ficares velho, te conduzirá aonde não queres” (v.18) está associado ao modo como Pedro morreu, crucificado de cabeça para baixo.

Perguntar três vezes relembra a profissão de fé israelita do Shemá Israel de Dt 6,4-9. Amar com o coração (razão e sentimentos integrados), com a alma (ser) e com as posses (dinheiro). Perguntar três vezes relembra, sobretudo, as três vezes em que Pedro negou Jesus, como demonstração de não amor (Jo 18,17-27).

Toda a fala do ressuscitado gira em torno do amor e da fidelidade, palavras-chave no evangelho de João. Amor é o centro da missão de João, de Pedro e das comunidades. No original grego são utilizados dois substantivos para falar do amor, o ágape e o amor philia. Jesus usa ágape na pergunta, e Pedro responde com o philia. Em síntese, ágape é o amor fraterno, incondicional de Deus e do ser humano. Philia é o amor da amizade, dos pais pelos filhos. Eles são sinônimos e exigem fidelidade no seu cumprimento.

Jesus confere a Pedro a tríplice missão de ser guia da comunidade, ainda que ele não fosse perfeito no amor. Os que seguiam Pedro devem seguir o Pedro que seguiu Jesus. Os discípulos de João, da mesma forma. Era isso que o capítulo vinte e um quis dizer.

Voltando à pergunta inicial: você perguntou a quem o traiu se ele o ama? Para fazer essa pergunta, você precisa estar antenado com o primeiro amor, seja o fraternal ou o da amizade, ambos envoltos com o papel da fé. Pedro e João, com esse relato, nunca perderam a fé e o amor. Eles voltaram, simbolicamente, ao mar da vida, da Galileia, onde tudo começou.

Lembre-se sempre disso. Amor e fé estão unidos em matrimônio. Quando termina um, termina o outro. Quem não ama não crê que tudo será diferente. Jesus, pastor que ama, não pergunta pela traição de Pedro, mas pelo refazer de seu amor fiel. O amor tudo perdoa para sempre recomeçar, porque quem ama de verdade permanece[5] no amor sempre como os Pedros, os Simãos e os Joãos de ontem e hoje.


[1] Doutor em Teologia Bíblica pela FAJE-BH. Mestre em Ciências Bíblicas (Exegese) pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma. Professor de exegese bíblica. Membro da Associação Brasileira de Pesquisa Bíblica (ABIB). Sacerdote Franciscano. Autor de dez livros e coautor de quatorze.  Inscreva-se no nosso canal no You Tube: Frei Jacir Bíblia e Apócrifos ou https://www.youtube.com/c/FreiJacirdeFreitasFariaB%C3%ADbliaAp%C3%B3crifos

[2] GARCIA, Paulo Roberto. João 21: indícios para a reconstituição de movimentos do Cristianismo Primitivo. Revista Caminhando v. 26, p. 1-11, jan./dez. 2021. Disponível em: https://www.metodista.br/revistas/revistas-metodista/index.php/Caminhando/article/view/1035938

[3] FARIA, Jacir de Freitas. A Vida Secreta dos Apóstolos e Apóstolas: à Luz dos Atos Apócrifos. Petrópolis: Vozes, 2005, p. 184-87.

[4] FARIA, Jacir de Freitas. Pedro não é pedra. Disponível em: http://www.bibliaeapocrifos.com.br/segundo-testamento/ler/64/pedro-nao-e-pedra-mt-16-18

[5] FARIA, Jacir de Freitas. O permanecer, a verdade, o amém e os laços de eternidade em Jo 15,1-8 e na pandemia. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=KMdqIbmQE-Y&t=69s

Download WordPress Themes Free
Download Premium WordPress Themes Free
Premium WordPress Themes Download
Download Best WordPress Themes Free Download
lynda course free download
download lava firmware
Download Best WordPress Themes Free Download
free download udemy course