Vida Cristã - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Parlamentar católico

18/09/2021

                                                                                       Imagem ilustrativa: Canva (www.canva.com/pt_br/modelos)

Dom Walmor Oliveira de Azevedo

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) promoveu nesta semana, no ambiente digital, o Encontro de Parlamentares Católicos, importante investimento nos parlamentares que professam a fé cristã. No horizonte está o desafio de iluminar o exercício da política com os valores do Evangelho de Jesus Cristo, pois a fé cristã católica qualifica as ações cidadãs e parlamentares. Compreende-se, assim, a importância de articular uma frente parlamentar católica – jamais para estabelecer entrincheiramento na defesa de interesses cartoriais. Ao invés disso, a prioridade é a defesa do bem comum, do sentido inegociável da solidariedade e da igualdade, promovendo princípios democráticos.

A fé cristã tem uma grandeza que emoldura e inspira o exercício da política na sua essencialidade, de forma séria e sincera dedicada ao bem das pessoas, por meio de legislações que garantam o direito e a justiça, na verdade e na paz. Essa é a razão de a Igreja sensibilizar homens e mulheres a participarem da política, sempre seguindo o horizonte rico e inspirador de sua Doutrina Social. O serviço à sociedade nas instâncias do poder é exigente e complexo, principalmente no atual contexto, quando há necessidade de ser configurado novo tecido sociopolítico no Brasil. Merecem atenção os desdobramentos históricos da política brasileira e o agravamento de muitos problemas, especialmente em razão da pandemia. Em curso, verifica-se a precipitação perigosa da cidadania no abismo das polarizações e extremismos, reforçados por mudanças culturais velozes e, especialmente, pelos impactos das redes sociais, nem sempre adequadamente administradas. Esse cenário desafiador emoldura o exercício da política.

O parlamentar católico tem, pois, a responsabilidade de exercer a representação dos cidadãos nos trilhos de valores e princípios que impulsionem transformações, ofereçam respostas novas para os problemas atuais e alimentem o horizonte cidadão com as convicções da fraternidade universal. A partir dessa convicção, o encontro de parlamentares católicos promovido pela CNBB busca contribuir para que os políticos fortaleçam sempre, e cada vez mais, sua fidelidade aos valores do Evangelho de Jesus Cristo. Ao contar com a vocação política de parlamentares católicos, na esperança de desempenhos qualificados, a Igreja investe para promover a “política melhor”, conforme é conceituada no capítulo quinto da Carta Encíclica Fratelli Tutti, do Papa Francisco.

O ápice do encontro organizado pela CNBB foi o diálogo da Igreja com os parlamentares – oportunidade para indicar suas expectativas e, também, para que ouçam partilhas da Igreja. Esse diálogo permite o aperfeiçoamento do serviço na política e nutre a esperança de um novo tempo, ao possibilitar amadurecimentos, com a permanente avaliação dos critérios que podem nortear decisões. O parâmetro desses salutares e contínuos debates, como compromisso de fé, alicerçando a opção política e partidária, será sempre a Doutrina Social da Igreja, diretriz para os cristãos. A meta insubstituível da “política melhor” é o bem comum, garantia de um desenvolvimento integral e sustentável. Não se trata, evidentemente, do caminho dos conchavos ou da defesa de interesses particulares, das bancadas que dificultam a configuração de uma realidade diferente. O parlamentar católico sabe o quanto é essencial engajar-se em um processo de mudança do próprio coração, nos hábitos e estilos de vida. Os que professam a fé cristã compreendem, por exemplo, que não se pode continuar a investir em propaganda política promotora de uma cultura individualista. Essa linha de propaganda busca levar a opinião pública a alimentar uma economia desenfreada e patrocinadora do consumismo que torna a sociedade submissa aos que já acumulam demasiado poder.

O diálogo entre Igreja e parlamentares católicos é o exercício de uma indispensável e contínua tarefa educativa para que a política seja promotora da solidariedade, fortalecendo a capacidade de pensar a vida humana de forma integral, com fecundidade espiritual capaz de alavancar profundas mudanças. Não se trata de um processo fácil – exige-se envergadura moral e humanística. E para que essas transformações sejam efetivadas, certos princípios precisam ser reconhecidos como “cláusula pétrea”. O Papa Francisco sublinha, por exemplo, que a política não deve submeter-se à economia. Na Encíclica Fratelli Tutti, argumenta: a rejeição do mau uso do poder, o combate à corrupção, ao desrespeito às leis e à ineficiência não podem justificar uma economia sem política. A economia sem política é incapaz de promover outra lógica para governar os vários aspectos da crise atual.

Nessa direção, compreende-se a importância do qualificado exercício da política, com visão ampla e abertura ao diálogo, contribuindo para que a sociedade encontre novos rumos. O caminho é longo, com desafios, consideradas as correções de equívocos históricos. Mas é preciso persistir, em um trabalho permanente. Por isso mesmo, a Igreja Católica investe e espera muito dos parlamentares católicos no cumprimento de sua tarefa cidadã: à luz da fé e dos valores do Evangelho de Jesus Cristo, possam contribuir sempre mais para a reconstrução do Brasil.


Dom Walmor Oliveira de Azevedo é Arcebispo metropolitano de Belo Horizonte e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Download Nulled WordPress Themes
Download Best WordPress Themes Free Download
Premium WordPress Themes Download
Download Premium WordPress Themes Free
udemy course download free
download xiomi firmware
Download Best WordPress Themes Free Download
download udemy paid course for free

Conteúdo Relacionado