Vida Cristã - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Os Direitos da Água

20/03/2017

 

                                                                                                                                                            Imagem ilustrativa (fonte: Canva)

Frei Luiz Iakovacz

Normalmente, fala-se dos direitos humanos, dos animais e vegetais. Raras vezes, alguém proclama que a “água tem direitos”. No entanto, foi isso que aconteceu em 22 de março de 1992, quando a Organização das Nações Unidas (ONU) publicou a Declaração Universal dos Direitos da Água e definiu que, a partir do ano seguinte (1993), nesta mesma data, se comemorasse o Dia Mundial da Água.

Será que a água tem direitos?! Entre outras, podemos mencionar três razões:

A primeira: a água é o princípio da vida e sem ela, nada pode existir.

Segunda: a ciência ensina que 70% da superfície da terra é de água; deste imenso volume, 97% da água é salgada e, apenas, 3% da água é própria para o consumo humano. Mesmo assim, ela sustenta todo o ser vivo que, nela existe!  Porém, a própria ONU alerta que a “água é um recurso finito” e poderá faltar se, desde agora, não se tomarem medidas preventivas. Em 2030, por exemplo, para os seres vivos sobreviveram será necessário um volume quarenta (40) vezes maior que o de hoje.

A terceira motivação para celebrar os direitos da água vem do próprio corpo. A ciência diz que ele é mais água que massa corpórea, chegando à proporção de 50 a 65%, em um adulto. Aos nossos olhos, isto parece “quase impossível” e pergunta-se: “Onde está todo esse volume e o que faz”? A maior parte concentra-se nos milhões de células que, por sua vez, dependem da água para viverem. Além disso, ela ajuda no “transporte” de substâncias, regula a temperatura interna e expele resíduos e toxinas pela urina. O corpo humano está intimamente ligado à água. Tanto assim que precisa de aproximadamente quarenta (40) litros diários para prover suas necessidades pessoais, beber e cozinhar.

Resumidamente, os direitos da água são os seguintes:

01. A água faz parte do patrimônio do planeta;

02. A água é a seiva do nosso planeta;

03. Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados;

04. O equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos;

05. A água não é somente herança de nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores;

06. A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo;

07. A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada;

08. A utilização da água implica respeito à lei;

09. A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social;

10. O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.

 Se de um lado, esta Declaração Universal tem respaldo de todos há, porém, certa reserva com o item 06. É bom estarmos atentos porque a água é “patrimônio universal” e, consequentemente, não pode ser privatizada e comercializada.

Como cristãos e, utilizando-nos da Bíblia, precisamos afirmar que a água é dom da natureza. Deus a criou (Gn 1,6-13), bem como os rios que frutificam a terra (Gn 2,10-14); a faz brotar, gratuitamente, da rocha (Ex 7,6) e purifica a que se estragou (2 Rs 2,21); faz brotar água pura do Templo de Jerusalém, formando um rio que traz fartura onde passa (Ez 47,1-12); a água cura (Jo 5,1-9) e é gratuita (Apoc 21,6; 22,17).

Por outro lado, a luta pela posse da água provoca atritos entre pastores (Ex 2, 13-22), trama a morte de Moisés (Ex 17,1-4) e desune o próprio povo, no poço de Jacó (Jo 4,7-15). A água, também, é fonte de salvação e morte como relatam os episódios do dilúvio (Gn 7,1-23) e a passagem do Mar Vermelho (Ex 14,15-31).  Seguidamente, a Bíblia se refere à água e ela não vem do acaso, pois está relacionada com o Criador.

Os que vivenciam o carisma franciscano são impelidos a lutarem pela defesa da água, assim como ela é: “Louvado sejas, meu Senhor, pela irmã água que é mui útil, humilde, preciosa e casta (Cântico do Irmão Sol, 7). Este é o seu direito, deixar ser o que ela é, de fato!

Por fim, é necessário acreditar e viver a experiência do Mestre Jesus, no encontro com a samaritana, junto ao poço de Jacó: “Quem beber desta água terá sede novamente. Mas quem beber da água que Eu lhe der, tornar-se-á, nele, uma fonte de água que jorra para a vida eterna” (Jo 4,13-14).

Esta promessa, Ele a reafirma por ocasião da Festa dos Tabernáculos. “No último dia, o mais solene da festa, de pé, no meio do Templo, grita: Quem tiver sede, venha a Mim, e beba! É como diz a Escritura: ‘do seu interior brotarão rios de água viva’. Jesus falou isso referindo-se ao Espírito que iam receber os que Nele acreditassem. Com efeito, ainda não tinham o Espírito porque ainda não havia sido glorificado” (Jo 7,37-39).

Download Best WordPress Themes Free Download
Free Download WordPress Themes
Download Premium WordPress Themes Free
Download Premium WordPress Themes Free
udemy paid course free download
download micromax firmware
Premium WordPress Themes Download
free online course

Conteúdo Relacionado