Vida Cristã - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

O ver de Santa Clara e de Moisés e o nosso não ver (Dt 34,1-12)

10/08/2021

    Imagem: Clara de Assis (domínio público)

Frei Jacir de Freitas Faria, OFM[1]

O texto sobre o qual vamos refletir é Dt 34,1-12. Trata-se da morte de Moisés na terra de Moab. Moisés, o grande profeta e legislador, morreu avistando a terra prometida do alto do monte Nebo, após liderar o povo de Deus na libertação do Egito e na passagem pelo deserto.

Hoje, celebramos a memória de Santa Clara de Assis (1194-1253). Filha da alta sociedade de Assis, Clara era uma mulher de visão. Na tenebrosa Idade Média, ela viveu de forma diferenciada a vida religiosa contemplativa, isto é, não aceitou viver enclausurada, fechada em um convento como as beneditinas, sem a possibilidade de ter contato com os pobres e os leprosos, pessoas que viviam segregadas, separadas da sociedade, por medo do contágio do vírus da lepra.

Seguidora de São Francisco, outro jovem rico assisense, os dois se uniram na fé e no amor a Deus a partir dos desvalidos. Tudo deixaram e nunca se separaram na missão. Clara era também uma mulher de personalidade forte. Assim como Moisés enfrentou o poderoso Faraó do Egito, ela desafiou os papas que ousaram lhe impor regras que contrariavam o evangelho. Clara morreu desejando estar plenamente com Deus na vida Eterna. Francisco morreu avistando, com a ajuda dos frades, a sua amada cidade de Assis, nas belíssimas montanhas da Úmbria italiana.

Moisés morreu avistando, por ordem divina, Canãa, a terra que Deus prometeu dar aos patriarcas Abraão, Issac e Jacó. O texto diz que ele tinha 120 anos, modo figurado para dizer que ele era um sábio. Número na Bíblia não é sinal de quantidade, mas de sabedoria. Ninguém podia viver tanto naquela época.

Depois de Moisés, “Em Israel nunca mais surgiu um profeta como Moisés, a quem o Senhor conhecesse face a face, nem quanto aos sinais e prodígios que o Senhor lhe mandou fazer na terra do Egito, contra o Faraó, os seus servidores e todo o seu país, nem quanto à mão poderosa e a tantos e tão terríveis prodígios, que Moisés fez à vista de todo Israel” (Dt 34,1-12). Moisés permaneceu no deserto. Seu túmulo nunca foi encontrado.

Moisés, criado no palácio pela filha do Faraó, conheceu o luxo. Já adulto, vendo a opressão contra o seu povo, cometeu o crime de matar um egípcio que maltratava seu povo (Ex 2,11-15). Depois desse fato, com medo, ele fugiu para Madiã, onde se casou e, tempos depois, viu Deus que, da sarça ardente, o convocou para voltar e libertar o seu povo da escravidão do Egito (Ex 2,16—3,1-11). O Deus que fez Moisés ver a terra de Canãa, antes de sua morte, é o mesmo que viu a opressão do seu povo e o escolheu como libertador, ainda que ele tivesse agido com violência. A teologia preferiu o Moisés libertador ao violento.

Josué, o filho de Nun, já tinha sido escolhido por Moisés para dar continuidade à sua missão. A predileção de Moisés por Josué justifica-se pelo fato de Josué ser considerado o seu servo desde a juventude (Ex 33,11; Nm 11,28). Josué estava com Moisés no monte Sinai, quando ele recebeu as tábuas da Lei, a Torá (Ex 24,13). Prevendo a morte de Moisés, Deus disse a Josué: “Sê forte, e corajoso, pois tu introduzirás os filhos de Israel na terra que eu lhes havia prometido; quanto a mim, eu estarei contigo” (Dt 31,23).

Josué, em hebraico Yehoshuá, nome que significa Javé é/dá a salvação, recebeu o encargo de manter viva a memória e os ensinamentos da Torá, recebida por Moisés. Notório é o fato de que nome Jesus é a transliteração grega do nome hebraico Josué.  Como Moisés, Jesus transferiu a continuidade de sua missão para os apóstolos e apóstolas. E eles, pelo batismo, transferiram essa missão para nós, os cristãos de hoje.

Moises e Clara convocam-nos a ver. Aliás, Santa Clara é padroeira da televisão. E nós, será que estamos realmente vendo o que está acontecendo no Brasil? Não estou referindo-me à pandemia. O Brasil passa por um momento de cegueira. “Há coisas erradas no Brasil acontecendo no país, instituições e sociedade precisam estar bem alertas”, afirmou o presidente do TSE. Muitos não querem ver o que está acontecendo. Outros querem fazer a sociedade ver o que não é necessário para democracia. A liberdade democrática está sendo tolhida em nome egocentrismos desvairados de lideranças negativas. “Quem tem olhos para ver, veja!”


[1] Doutor em Teologia Bíblica pela FAJE-BH. Mestre em Ciências Bíblicas (Exegese) pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma. Professor de exegese bíblica. Membro da Associação Brasileira de Pesquisa Bíblica (ABIB). Sacerdote Franciscano. Autor de dez livros e coautor de quinze. Último livro: O Medo do Inferno e a arte de bem morrer: da devoção apócrifa à Dormição de Maria às irmandades de Nossa Senhora da Boa Morte (Vozes, 2019). Canal no You Tube: Frei Jacir Bíblia e Apócrifos ou https://www.youtube.com/c/FreiJacirdeFreitasFariaB%C3%ADbliaAp%C3%B3crifos

Download WordPress Themes
Download Best WordPress Themes Free Download
Free Download WordPress Themes
Download Best WordPress Themes Free Download
free download udemy paid course
download coolpad firmware
Download WordPress Themes
udemy free download