Vida Cristã - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

O urgente desafio de proteger a nossa casa comum

25/04/2023

Imagem ilustrativa: Canva (www.canva.com/pt_br/modelos)

 

São Francisco, no Cântico das Criaturas, proclama: «Louvado sejas, meu Senhor, pela nossa irmã, a mãe terra, que nos sustenta e governa e produz variados frutos com flores coloridas e verduras». Nosso planeta é belo! A vida na terra, em todas as suas infintas formas e cores é um espetáculo que nos extasia! Um convite para louvarmos a Deus pela beleza da Sua criação! Contudo, a sobrevivência dessa rica biodiversidade, onde tudo está interligado, depende de um delicado equilíbrio ecológico que está gravemente ameaçado pelo aquecimento global e pelas mudanças climáticas.

Na Encíclica Laudato Si’  [LS], publicada em 2015, o Papa Francisco nos alerta: “Esta irmã [a terra] clama contra o mal que lhe provocamos por causa do uso irresponsável e do abuso dos bens que Deus nela colocou. Crescemos pensando que éramos seus proprietários e dominadores, autorizados a saqueá-la. A violência, que está no coração humano ferido pelo pecado, vislumbra-se nos sintomas de doença que notamos no solo, na água, no ar e nos seres vivos. Por isso, entre os pobres mais abandonados e maltratados, conta-se a nossa terra oprimida e devastada, que «geme e sofre as dores do parto» (Rm 8, 22). Esquecemo-nos de que nós mesmos somos terra (cf. Gn 2, 7). O nosso corpo é constituído pelos elementos do planeta; o seu ar permite-nos respirar, e a sua água vivifica-nos e restaura-nos” [LS 1-2].

O Dia da Terra/2022 nos alertava que o ano de 2030 é o prazo limite que temos para promovermos a redução do aquecimento global e do desmatamento, cortando emissões e promovendo radicais mudanças para diminuir o impacto negativo das nossas ações. A partir daí podemos entrar em um processo sem retorno de desequilíbrio, de aquecimento global e de destruição das condições de vida no nosso planeta.

E Papa Francisco acrescenta: “O urgente desafio de proteger a nossa casa comum inclui a preocupação de unir toda a família humana na busca de um desenvolvimento sustentável e integral, pois sabemos que as coisas podem mudar. O Criador não nos abandona, nunca recua no seu projeto de amor, nem Se arrepender de nos ter criado. A humanidade possui ainda a capacidade de colaborar na construção da nossa casa comum” [LS 13]. E acrescenta: “Lanço um convite urgente a renovar o diálogo sobre a maneira como estamos construindo o futuro do planeta. Precisamos de um debate que nos una a todos, porque o desafio ambiental, que vivemos, e as suas raízes humanas dizem respeito e têm impacto sobre todos nós [LS 14].

Como disseram os bispos da África do Sul, «são necessários os talentos e o envolvimento de todos para reparar o dano causado pelos humanos sobre a criação de Deus». Todos podemos colaborar, como instrumentos de Deus, no cuidado da criação, cada um a partir da sua cultura, experiência, iniciativas e capacidades” [LS 14]. “Precisamos de uma conversão ecológica global” [LS 5].

O que estou fazendo para contribuir na preservação da vida em nossa Casa Comum? Dizia São Francisco: “Comecemos irmãos, porque até agora pouco ou nada fizemos”. Não temos tempo a perder! Junte-se a nós! Participe do Movimento Laudato Si’, da Pastoral da Ecologia Integral, do Serviço Franciscano de Justiça, Paz e Integridade da Criação (JPIC)! Deus conta conosco! Nossa Casa Comum também! Paz e Bem!


Frei André Gurzynski, ofm, Serviço Franciscano de Justiça, Paz e Integridade da Criação – JPIC).

Download Best WordPress Themes Free Download
Download WordPress Themes
Download Best WordPress Themes Free Download
Download Best WordPress Themes Free Download
lynda course free download
download mobile firmware
Download Premium WordPress Themes Free
udemy paid course free download