Vida Cristã - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

O três na transfiguração de Jesus e na presença de Deus na nossa existência!

04/03/2023

 “Transfiguração”, de Alexandr Ivanov, 1824 (Wikipédia, domínio público)

Frei Jacir de Freitas Faria [1]

Na transfiguração de Jesus, Pedro toma a palavra e lhe diz: “Senhor, é bom ficarmos aqui. Se queres, vou fazer aqui três tendas: uma para ti, outra para Moisés, e outra para Elias.” (Mt 17,4). Pedro intuiu corretamente que Deus estava ali, naquele momento sublime, no qual Jesus toma a aparência divina. Era preciso armar uma tenda, de modo aquele momento não terminasse nunca. Armar três tendas é falar Deus que deixou sua marca no tempo e no espaço de nossa existência.  Sabe o porquê?

Em tudo está o três. Nós somos formado de corpo, espírito e mente; a natureza é formada pelos reinos animal, vegetal e mineral; no cristianismo, Deus é Pai, Filho e Espirito Santo; o hinduísmo tem três divindades: Brahma, Shiva e Vishnu; no judaísmo, o três representa o divino: céu, firmamento e Xeol; três são os amores: o do desejo erótico, o de filho e o fraterno; Pedro negou Jesus três vezes; o diabo tentou Jesus três vezes; três são os reis magos; a sagrada família é formada por José, Maria e Jesus; com 33 anos, Jesus morreu às três horas da tarde e ressuscitou no terceiro dia; o credo de fé judaico convoca o fiel a amar a Deus com o coração, a alma e o dinheiro (Dt 6,4-9); Jesus ensinou que a religião deve ser vivida a partir das práticas da oração, do fazer esmola e do jejum. Na missa, três vezes é cantado: ‘Senhor tem de piedade de nós’, e “Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo”. A nossa vida é constituída de passado, presente e futuro, assim como de princípio, meio e fim; nascemos, vivemos e morremos.

Quando Pedro sugere a Jesus que sejam feitas três tendas, ele expressa sua certeza de que a Lei (Moisés), o Profetismo (Elias) e o Messias (Jesus) permaneceriam para sempre no meio deles. Sem leis, sem o profetismo que as atualiza e sem a presença de Deus (Jesus) no meio de nós, a vida não transfigura para suportar as dores do viver, nas tendas da existência que apontam para o Infinito. Que o três nos inspire ações trinitárias em favor da vida de Deus que palpita em nossa cabeça, corpo e tronco. Amém! Amém! Amém!


[1]Doutor em Teologia Bíblica pela FAJE (BH). Mestre em Ciências Bíblicas (Exegese) pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma. Professor de Exegese Bíblica. É membro da Associação Brasileira de Pesquisa Bíblica (ABIB). Sacerdote Franciscano. Autor de dez livros e coautor de quinze. Youtube: Frei Jacir Bíblia e Apócrifos. https://www.youtube.com/channel/UCwbSE97jnR6jQwHRigX1KlQ

Download Nulled WordPress Themes
Download Best WordPress Themes Free Download
Premium WordPress Themes Download
Free Download WordPress Themes
download udemy paid course for free
download lava firmware
Free Download WordPress Themes
free download udemy paid course