Vida Cristã - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

O ‘sequestro’ de Jesus

19/12/2014

natal_19
Parece engraçado, mas é verdade: Papai Noel deu um “chega” em Jesus, colocou-o de “escanteio” e domina o Natal de ponta a ponta. Diríamos que é um “sequestro” light, aparentemente, inofensivo. Ele não é brasileiro e quem o idealizou foram os países do hemisfério norte. Por isso, usa roupa de frio e vem montado num trenó, deslizando sobre a neve (… e nós, aqui, num calor danado!).
É um velhinho de barbas brancas, distribuindo simpatia e sorrisos, oferecendo-se para tirar foto com crianças; em troca, as presenteia, quase sempre com balas ou outro doce. A cor de sua roupa é vermelha e branca, as mesmas do marketing da Coca-Cola.

Por dentro, porém, traz um voraz e insaciável apetite de vender tudo o que o capitalismo produz, com o slogan “realize seus sonhos e seja feliz!”.

O governo colabora com o décimo terceiro salário e, os políticos, mais o décimo quarto e quinto. O “deus-mercado” comemora, juntamente, com seus correligionários shoppings, bancos e catões de crédito; muita comilança e troca compulsiva de presentes.

Vale a pena enfrentar este dragão?! Que perspectivas a Igreja nos apresenta?!

Na maioria das vezes, também nós nos rendemos ante o espetáculo capitalista, enfeitando os locais da celebração com presépios luxuosos e românticos e, nos contentamos em proclamar “glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens de boa vontade” (Lc 2,14).

A Igreja poderá e deverá semear o fermento de um “Jesus Humano”. Deus encurtou a distância entre Ele e nós: se “fez carne e armou sua tenda entre nós” (Jo 1,14). Ele é dos nossos. Ele é Javé, isto é, “presença libertadora no meio do povo” (cf. Ex 3,13-15).

Sem deixar de ser Deus, Ele é um ser humano que precisou do corpo de uma mulher para nascer e de seus seios para se alimentar; que chorou e precisou de colo; que teve família e precisou de um casal pobre para mostrar que Ele é dos pobres.

Pode acontecer que deturpamos o Natal de Jesus, não só com o consumismo, mas também quando nos apegamos mais aos anjos, às estrelas, às auréolas em sua cabeça e que, já, na primeira noite, sorria e era feliz, escondendo, assim, o que há de mais precioso no Natal: a Encarnação (= nossa carne com todas as suas consequências)!

Jesus está sequestrado e não é a polícia que o procurará. Somos nós, os da sua família, os cristãos. O Papa Francisco nos propõe sairmos de nós mesmos e irmos ao encontro dos “socialmente excluídos, dos religiosamente afastados e dos moralmente discriminados”.

Sejamos uma sementinha do Natal de Jesus!

Frei Luiz Iakovacz

Download Best WordPress Themes Free Download
Premium WordPress Themes Download
Download WordPress Themes Free
Download WordPress Themes Free
download udemy paid course for free
download redmi firmware
Premium WordPress Themes Download
online free course

Conteúdo Relacionado