Vida Cristã - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

O perdoar, o esquecer e o rancor na lida humana! (Mt 18,21-35)

17/09/2023

Imagem ilustrativa: James Tissot (1890), “Jesus fala aos discípulos” (Wikipédia, domínio público)

“O homem é o lobo do homem!” (Plauto)

Frei Jacir de Freitas Faria [1]

O evangelho que vamos refletir hoje, Mt 18,21-35, não pode ser lido sem considerar os versículos anteriores, 15 a 20. Trata-se do perdão. Impactado com os ensinamentos de Jesus sobre o perdão e o modo como ele propõe: chamar o irmão em particular e, caso seja necessário, levá-lo à comunidade, mas nunca desistir daquele que erra, Pedro pergunta a Jesus se devemos perdoar o nosso irmão até sete vezes. Jesus responde não, mas setenta e sete, o que significa infinitamente. Se o número sete, para o judaísmo, representa a perfeição, imagine setenta vezes sete. Na tradição do ensinamento judaísmo sobre as relações humanas e Deus, Jesus conta uma parábola para falar do castigo para quem não perdoa o irmão.

Nesse sentido, o livro do Eclesiástico 27,33—28,1-3 diz que o rancor e a raiva são coisas detestáveis, até o pecador procura dominá-las. Se alguém guarda raiva contra o outro, como poderá pedir a Deus a cura? Quem se vingar encontrará a vingança do Senhor, que pedirá severas conta dos seus pecados. Se não tem compaixão do seu semelhante, como poderá pedir perdão dos seus pecados?

Jesus sabia que a coisa mais difícil para o ser humano é perdoar. Não fomos feitos para o perdão. “O homem é o lobo do homem”, afirmou o dramaturgo romano Plauto, morto no ano 184 a.C. Essa frase foi eternizada por Thomas Hobbes, ao incluí-la em sua obra Leviatã, em 1657. Por isso, podemos afirmar que o perdão não existe. Entre os traficantes, quem erra, quem delata alguém, morre como queima de arquivo. Um juiz não perdoa, ele declara culpado e não culpado, pune com uma sentença, e basta.

Perdão é uma criação das religiões. É um aprendizado que somente humanos podem atingir. O perdão só é possível em pessoas que amam ou que foram amadas por meio de sacrifícios, assim como o amor de mãe por um filho.

Perdão em hebraico se diz nassah que significa levar embora, levantar. Disso decorre que perdoar é esquecer. Quem perdoa esquece. Quem não esquece, guarda rancor. O rancor adoece quem sofre a injustiça.

Muitas vezes, já me perguntei o porquê da penitência que muitos padres ainda impõem aos fiéis depois de uma confissão. Trata-se de castigo pelo pecado? Não, não pode ser! A penitência é simplesmente para nos lembrar que devemos perdoar sempre. Para Jesus, quem consegue perdoar liga a terra com o céu, eternizando-se, pois nós seremos aquilo que fomos em vida. Jesus disse que o que ligamos na terra está ligado no céu (Mt 18,18). Isto quer dizer que, na liberdade sagrada que recebemos, somos capazes de criar vínculos, relacionamentos. Como isso é bonito, maravilhoso! Só nós, os humanos, somos capazes disso.

Coisas não criam laços afetivos. Temos a responsabilidade de criar laços, desatando os nós da depressão, do sofrimento que estão em nós e nos outros. Para que isso aconteça, só existe um remédio: o perdão, seguido da penitência do amor. O perdão nos torna infinitos como Deus. Quem perdoa não perde, mas ganha o amor, uma nova relação na finitude do ser humano que sonha ser perfeito, semelhante a Deus. Devemos perdoar o outro e a nós mesmos para viver na liberdade como filhos e filhas de Deus. Recomeçar sempre é nossa sina! Ame sempre! Perdoe sempre!

Somos desafiados por Jesus a vivenciar o perdão, que se concretiza em relações justas e fraternas, em todos os seus níveis: religioso, cultural, econômico, político etc. Que tal se a penitência para esse pecado social fosse o fim do racismo, das desigualdades sociais, da corrupção política e tantos outros sofrimentos que assolam o nosso país? Amém!


[1]Doutor em Teologia Bíblica pela Faje (BH). Mestre em Ciências Bíblicas (Exegese) pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma. Professor de Exegese Bíblica. É membro da Associação Brasileira de Pesquisa Bíblica (ABIB). Sacerdote Franciscano. Autor de dez livros e coautor de quinze. Youtube: Frei Jacir Bíblia e Apocrifos. https://www.youtube.com/channel/UCwbSE97jnR6jQwHRigX1KlQ

Download Nulled WordPress Themes
Premium WordPress Themes Download
Download WordPress Themes
Download Nulled WordPress Themes
online free course
download redmi firmware
Download Premium WordPress Themes Free
udemy paid course free download