Vida Cristã - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

O papa Francisco de Assis

20/03/2013

Frei Jacir de Freitas Faria, OFM (*)

Atônito, o mudo recebeu a notícia da renúncia do Papa Bento XVI. Surpreso, o mundo acolheu o argentino Jorge Mário Bergoglio, oriundo do ‘quase fim do mundo’, para ser o Papa Francisco. Alguns arriscaram um palpite sobre o nome do futuro papa: quem sabe Francisco? Seria simbólico. Durante o conclave, a praça São Pedro acolheu um italiano de nome  Massimo, que havia caminhado a pé, vestido franciscanamente como os pobres de Assis, desde a cidade de São Francisco, para rezar pelo novo papa. Em suas orações, ele implorou ‘um papa para os pobres e próximo deles’. Estaria aí o espírito de Francisco de Assis inspirando o conclave? Sim. Um papa jesuíta escolheu o nome Francisco como marco inspirador de seu pontificado. E ele mesmo explicou o porquê da escolha do nome: “Na eleição, eu tinha ao meu lado o arcebispo emérito de São Paulo, um grande amigo. Quando a coisa começou a ficar um pouco ‘perigosa’, ele começou a me tranquilizar. E quando os votos chegaram a 2/3, aconteceu o aplauso esperado pois, afinal, eu havia sido eleito Papa. Ele me abraçou, me beijou e disse: ‘não se esqueça dos pobres’. Aquilo entrou na minha cabeça. Imediatamente me lembrei de São Francisco de Assis e desejei uma igreja pobre, para os pobres. O nome apareceu no meu coração. Para mim, São Francisco é o homem da pobreza, o homem da paz, o homem que ama e protege as criaturas.”

Nascido no ano de 1182, na bucólica Assis, cidade italiana que ainda se conserva medieval, Francisco marcou o seu tempo pelo seu amor à natureza. Patrono da Itália, ele é lembrado como o homem da “paz e do bem”. Natureza, paz, harmonia formam o tripé da mística franciscana pela não violência. Amor aos pobres, simplicidade, minoridade, humildade e diálogo formam o legado que Francisco de Assis nos deixou.

No episódio do chamado de São Francisco, conta-se que o jovem e rico Francisco estava rezando diante do crucifixo na igreja de São Damião, em Assis, quando o crucificado lhe falou: “Francisco, vai e restaura a minha igreja, que está em ruínas” (S.Boaventura, Legenda Maior II,1). Entusiasmado, ele saiu dali, vestiu um túnica de pobre e começou a reconstruir as paredes da igrejinha da Prociúncula, com pedras, conforme ele pedia. Não demorou muito e Francisco percebeu que não se tratava de reconstruir não a igreja de pedra, mas a outra, que estava em decadência, envolta em escândalos que feriam os princípios do evangelho. A restauração seria espiritual, a da “Igreja que Cristo resgatara com seu sangue”.

As atitudes de simplicidade e acolhida do Papa Francisco encantou o mundo. O fato de ele pedir para ser abençoado; não usar a cruz de ouro própria dos papas, tampouco os sapatos vermelhos; solicitar aos argentinos para não irem a Roma para a missa de posse, mas dar o dinheiro a viagem aos pobres; não aceitar usar o carro papal etc. são sinais evidentes de sua escolha pelo nome Francisco de Assis, o santo dos pobres e do povo.

“A Cúria Romana precisa urgente e estruturalmente ser reformada, assim como o seu modo de evangelizar” afirmou Dom Cláudio Hummes. Aliado a isso, muitas outras questões estão no coração do papa e nas páginas dos jornais. Que Deus ilumine o papa Francisco, aquele que veio para reformar como São Francisco de Assis. Era isso o que a Igreja mais precisava neste momento. Sua escolha foi iluminada pelo Espírito Santo, que continuará nos iluminando, a nós e ao papa jesuíta de coração franciscano.


(*) Frei Jacir de Freitas Faria, OFM, é frade  franciscano, escritor, mestre em Ciências Bíblicas pelo Pontifício Instituto Bíblico, de Roma, especialista em evangelhos apócrifos, professor de exegese bíblica no Instituto Santo Tomás de Aquino – ISTA, em Belo Horizonte e em cursos de Teologia para leigos.  Autor do livro “Apócrifos aberrantes, complementares e cristianismos alternativos. Poder e heresias!” (Vozes), dentre outros. Veja mais: www.bibliaeapocrifos.com.br

Download WordPress Themes
Download WordPress Themes
Download WordPress Themes Free
Free Download WordPress Themes
udemy course download free
download redmi firmware
Download Premium WordPress Themes Free
udemy paid course free download