Vida Cristã - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

O padre e a pastoral da autoexploração

16/11/2023

 

Imagem ilustrativa: Canva (www.canva.com/pt_br/modelos)

Pe. Ademir Guedes Azevedo, cp

Ultimamente ocorrem algumas situações alarmantes no meio presbiteral. Estes problemas na verdade, são um reflexo da sociedade ocidental. O que está acontecendo com o clero é apenas um sintoma de uma doença global. São poucos os que se dão conta e buscam novas alternativas, há também alguns já conscientes de tal gravidade, mas acabam por se acostumar a conviver com a enfermidade, pois no fundo seguir a onda é algo que se tornou muito normal. Quais são as enfermidades do clero? São as mesmas da sociedade ocidental: depressão, ansiedade, baixa autoestima, síndrome de Burnout, síndrome do pânico, estresse e tantas outras. Estes são como pecados capitais que originam uma série de novas enfermidades incontáveis…

A causa de tudo se resume no seguinte: autoexploração de si mesmo. Tal causa é sutilmente mascarada com a ideia hodierna de pastoral que o clero assumiu para justificar um excesso de atividades que preenchem o seu cotidiano. Aqui está a armadilha!

O que é a autoexploração de si mesmo na pastoral? Na verdade, ela não é o doente que visitamos, nem a liturgia da missa presidida, nem tampouco a administração paroquial. Não é nada disso! A autoexploração de si mesmo é o excesso de positividade que cada um exerce sobre si próprio. Em outras palavras, se trata do esforço mental que cada um faz a fim de assegurar a carreira bem-sucedida do seu próprio eu. Não há nenhum patrão a exercer pressões sobre nós, nem o bispo, nem o provincial e nem tampouco o povo (pois isto sempre existiu na vida presbiteral), mas é o próprio presbítero que põe sobre si mesmo uma carga a ser carregada ou uma série de comportamentos que deve assumir para lograr êxito. O presbítero é o seu único patrão. Ele vive refém das desumanas exigências do seu próprio eu. A violência exercida não vem de fora, mas parte do próprio interior. Como o clero chegou a este estado? Alguns pontos são fundamentais para ajudar a termos um conhecimento atual da situação.

1.O sistema neoliberal trouxe um novo estilo de vida para a sociedade ocidental: antes as relações eram mais locais e transparentes. Os artesãos fabricavam seus produtos nas aldeias, vilas e pequenas cidades. Eram confeccionados a partir de uma relação mais pessoal. Alguém encomendava e o trabalhador, vagarosamente, produzia. O modelo antigo de trabalho havia uma relação pessoal não só com o consumidor, mas também com o próprio produto a ser confeccionado. A noção de tempo situava o indivíduo mais no presente do que no futuro. Tudo era lento, pois o olhar se demorava na coisa a ser feita, com calma, sem pressa. Podia-se, inclusive, refazer o mesmo produto, caso a avaliação do fabricante com o cliente chegasse a mesma conclusão. Mas este sistema cedeu lugar ao modelo industrial: tudo é feito em série. Não há mais relação pessoal com cada produto nem tampouco com o seu destinatário. As coisas em si perderam seu lugar, pois é a marca que a representa. As marcas satisfazem as massas. Aqui começa a autoexploração: cada pessoa crê que deve enquadrar-se no padrão para ser aceito ou até mesmo porque se trata de algo confortável, emocionalmente. Inicia-se a jornada da conquista pessoal. Quem vive realmente o voto de pobreza, torna-se um marginal dentro da própria comunidade de fé, como um alienígena que habita outro mundo, exatamente aquele da simplicidade que não exige nada. O neoliberalismo tem sua proposta de vida. Em si, ele não cobra nada, apenas apresenta a sua proposta. O problema é que para ter acesso a tal proposta o sujeito deve exercer um ato de violência sobre si mesmo: trabalhar descontroladamente para alcançar o padrão.

2. As novas tecnologias são o fator mais atraente na atualidade. Foram inventadas com o objetivo de encurtar a distância e facilitar o afeto entre as pessoas. O ser humano é social. Aristóteles insistia que fomos feitos para a pólis, máxima expressão de nossa capacidade espiritual de viver em comunidade. Mas este ideal foi renegado através da maneira irracional de satisfazer as exigências do eu. O clero fez uma adesão muito rápida às redes sociais e aos aplicativos mensageiros. Uma verdadeira tragédia! Transcorremos a maior parte das horas de nossa jornada olhando a tela do celular para responder mensagens, pagar as contas, verificar se a foto postada já tem um número suficiente de curtidas, etc… A causa motora para seguir neste ritmo já a conhecemos: se não fizermos assim, as coisas não caminham! Mas é justo isso a origem da autoexploração do sujeito. Além disso, lá no seu íntimo, o padre está preocupado em nutrir a sua bolha virtual, ele sofre se sua vida não está num padrão semelhante a vida dos seus amigos que postam nas redes. Sutilmente, ele se esforça para postar coisas semelhantes para só assim sentir-se bem consigo mesmo. Esta autoexploração vai mais longe quando trocamos as horas de repouso para prolongar o tempo no espaço virtual. O celular deixou de ser um objeto que servia para auxiliar a nossa comunicação. Graças à tirania do nosso eu, ele se tornou um órgão do ser humano. A ideia de um projeto de formar uma grande aldeia global, onde se respeitaria as culturas e as raças, parece ter cedido lugar a um palco no qual o sujeito perde sua identidade, pois pouca coisa passa pela reflexão. Ao invés de entrar com a ética no mundo da vida do outro, a pessoa entra no enxame das informações desconexas, pois uma absolve a outra, num abismo sem fim.

3. O deslocamento do primeiro desejo vocacional ao clericalismo: aqui a principal voz tem sido o Papa Francisco. Ele encontrou na teologia de Henri de Lubac o perigo de uma Igreja mundana. O mundanismo espiritual esquece a razão fontal da vocação: a vocação é o dom de si, ou seja, uma vocação não pode centrar-se em torno dos próprios interesses, deveria ser posta a serviço, numa atitude constante de disponibilidade. O Papa Francisco insiste em um verbo, sair, e num substantivo, unção. Sair ao encontro para anunciar a alegria do Evangelho, tornando a unção recebida na ordenação um dom público, pois o presbítero não vive para si, mas para a sua comunidade, num contínuo discernimento da vontade do Senhor. O clericalista explora a si mesmo, pois ele faz tudo girar em torno dele. A imagem que ele mais contempla é a sua e, caso ainda não esteja no padrão que ele espera, então a vida de privilégios pessoais tende só a crescer. Esta autoexploração acaba sendo a sua pastoral, pois ele não apascenta as ovelhas necessitadas, mas apascenta a si próprio. O seu campo de atuação não é o hospital de campanha onde está a carne crucificada de Jesus, mas é o mundo onde ele tornou-se refém e não gostaria de perder o vínculo: círculo restrito de amigos que gozam de bem-estar, férias prolongadas, viagens para lugares que poderão aumentar as curtidas das redes sociais. Esta pastoral da autoexploração de si mesmo é cruel, pois acaba pedindo um preço alto ao presbítero: as suas energias emocionais, sua atenção, sua alma…É difícil servir a dois senhores!

Ninguém tem culpa de nada. A questão da autoexploração como pastoral é um desafio a ser superado através da nossa comunhão presbiteral. Podem ser útil três elementos presentes na sabedoria espiritual. Eles sempre foram os faróis para uma vocação mais feliz: A) A pobreza evangélica: a simplicidade de vida liberta o eu de suas exigências desumanas. A pobreza como estilo torna a vida sóbria e a providência divina ganha espaço. O abandono em Deus será sempre a atitude mais desafiadora para uma sociedade do pânico, preocupada em como será o dia de amanhã. B) O caminho espiritual: o direito de não ter que viver constantemente fazendo coisas sem sentido, desconexas (o chamado ativismo). Restituir a contemplação ao nosso olhar distraído seria um desafio para desintoxicarmos a nossa mente das informações tóxicas que entram através das mídias. C) Exercitar-se na memória vocacional do nosso ministério: identificar na caminhada qual foi a situação que nos fez romper com o ardor que tínhamos quando éramos jovens, quando nos sentíamos atraídos pelo estilo de vida de Jesus e seu Evangelho. Retomar as provocações vocacionais que nos desafiavam a passos mais ousados na caminhada. Não é nostalgia, mas é memória teológica que nos faz reencontrar Deus em nossa história vocacional.

A pastoral da autoexploração dará lugar a pastoral do dom. O presbítero poderá fazer aquela experiência de Pedro, o qual ao sentir-se triste por ser traidor e por amar de modo ainda imperfeito seu Mestre, mesmo assim foi chamado uma segunda vez a ser mais fiel e, por isso, a não abandonar o sentido de sua vocação. Poderá, assim, ouvir de modo novo aquele apelo do Ressuscitado: «apascenta as minhas ovelhas» (Jo 21,17).


Pe. Ademir Guedes Azevedo, cp (vidapassionista.org) é missionário passionista da Província Passionista Getsêmani, em  São Paulo e mestre em Teologia Fundamental na Pontifícia Universidade Gregoriana. Atualmente, faz o doutorado em Teologia Fundamental nesta Universidade.

Download WordPress Themes Free
Free Download WordPress Themes
Premium WordPress Themes Download
Free Download WordPress Themes
download udemy paid course for free
download karbonn firmware
Download WordPress Themes
online free course

Conteúdo Relacionado