Vida Cristã - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

O nome dele era Aylan Kurdi e tinha apenas 3 anos

03/09/2015

                                       Imagem tirada do filme: Aylan Kurdi (The story behind – Short Film)

Cesar Kuzma

O nome dele era Aylan Kurdi e tinha apenas 3 anos de idade. Dia 02 de setembro de 2015, Turquia. Diante da imagem que nos revelou a sua história e que percorreu as mídias de todo o mundo, não precisaríamos dizer mais nada, pois até mesmo o nosso silêncio seria uma afronta, e qualquer palavra pronunciada seria uma infeliz tentativa de dizer o que não pode ser dito, já que nós não dissemos, ou não nos importamos em falar algo antes…

Indiferença? Violência? Pecado humano? Guerra? Política? Religião? Acho que é mais do que qualquer uma dessas coisas, é desumanização. Isso mesmo, desumanização. E o é no sentido mais profundo que esta palavra pode alcançar. Parece que perdemos o rumo, perdemos a razão das coisas, nem mesmo o sentido faz mais sentido e o que era óbvio já tem outra realidade. Qual é o sentido de tudo?

As pessoas acordam, trabalham, programam as vidas, dinheiro entra e dinheiro sai, crises acontecem a cada hora, estruturas mudam e transformam o nosso entorno. Nós nos enchemos com tantas coisas que nos esquecemos do mais importante, nós não sabemos quem somos e não sabemos quem está do nosso lado. Parece que a pergunta dirigida a Caim e a pergunta sobre o próximo, apontada por Jesus, nunca nos foram tão fortes e significantes. Onde está o nosso irmão que sofre e que morre na nossa indiferença, cujo sangue e lágrimas clamam em todo lugar? Onde estamos diante do irmão que sofre, que morre e no qual o nosso cuidado e atenção não se fizeram acontecer? Nós nos desumanizamos. E temo que isso – muitas vezes – venha a ser um fato. Isso me dá medo, me assusta! Muito!

Na cultura e sociedade que vivemos a violência está a nossa porta. No Brasil, no Rio de Janeiro, onde moro, a morte é algo constante, também no que toca as crianças, vítimas de toda a barbárie e perseguição. Nós nos incomodamos e protestamos (às vezes!), sentimos a dor (muitas vezes!), mas infelizmente nós nos acostumamos com ela, ela se torna rotina e é algo que se vive, se convive e se esquece. Isso amedronta!

O menino Aylan já morreu muitas vezes em nossas favelas e comunidades, em nossas casas e ruas; morte causada pelo mesmo descaso e indiferença que nos levou o pequeno Aylan nas águas de uma Europa fechada e de uma humanidade trancada em medos e em mundos com muros mesquinhos, presas na própria pequenez da cerca que a protege do grito e da dor dos que sofrem. O mesmo acontece aqui, nas nossas diferenças culturais e sociais, entre o norte e o sul, entre pobres e ricos, e entre muitas barreiras criadas sem razão e sem sentido. Nada toca a nossa realidade de dor que parece se achegar sempre mais perto. Vem, então, um novo dia, e o jovem Aylan morrerá de novo, e de novo, e de novo, no mesmo descaso e na mesma indiferença, na mesma desumanidade. Triste meio que ainda está longe de seu fim. Até quando terá que morrer?…

O nome dele era Aylan Kurdi e tinha apenas 3 anos de idade. Muitas imagens já me chocaram, mas por alguma razão, talvez pela proximidade da idade dos meus filhos, não sei, esta imagem me chocou e me incomodou. Ela me tirou um ânimo, me deixou sem coragem e sem crença, algo estranho, pois foi capaz de atacar a nossa (a minha) fragilidade. Ela nos deixou nus e sem reação. Ninguém acolheu o menino, ninguém o tocou, apenas as águas frias da praia, que suavemente o abraçavam e lavavam do seu rosto as lágrimas de uma face sofrida, sentida e já sem esperança.

Desumanização. Esta foi a palavra mais forte que achei, pois ela nos fere naquilo que achamos que somos, humanos. Será? Ela nos fere enquanto sociedade, pois acusa a falsidade das nossas pretensões. E ela nos fere também enquanto pessoas de fé, enquanto religião, enquanto Igrejas, em meu caso específico, enquanto cristão e católico. Onde está o nosso coração? Onde está o meu irmão? Onde estou eu como próximo do pequeno Aylan que falece na praia de águas frias e que todos os dias morre ao redor de minha casa e na cidade em que vivo?

Enquanto isso… Ora, os juros sobem, as bolsas caem e sobem novamente, os governos entram e saem e continuam sendo corruptos. Enquanto isso… Ora, as Igrejas enchem e esvaziam, os lucros entram de muitas formas, as portas continuam fechadas e a “mesa de todos” continua ainda sendo “mesa de alguns”.

Enquanto isso… Ora, os debates teológicos discursam para si mesmos e a instituição se torna mais importante que o mistério que se revela num Reino que nos conclama a justiça.

Enquanto isso… Ora, o menino Aylan continua tendo que fugir, a buscar novas terras, novas esperanças e uma chance para poder viver e sentir um toque de amor, de cuidado e de carinho, que não chegaram e que não chegam!

Enquanto isso… Ora, o pequenino Aylan, ao modo de Jesus, precisa fugir, buscando um Egito seguro, na esperança de encontrar a paz.

Enquanto isso… Ora, Jesus continua carregando a sua cruz e morrendo a cada dia, no Aylan e em tantos outros que ao nosso lado falecem e são esquecidos, e nem sequer enxergamos.

Isso me leva a pensar que estamos errados em nossas intenções e que esquecemos a verdade de uma fé que traz um Deus que se fez carne, que se humanizou, e que assumiu tudo, para que tudo fosse transformado em seu amor. Se é impossível crer num Deus sem carne, é inconcebível imaginar um ser humano desumanizado. E temo que esquecemos as duas coisas!

“Era estrangeiro e me acolhestes” (Mt 25,35).

O nome dele era Aylan Kurdi e tinha apenas 3 anos de idade!


Cesar Kuzma, teólogo leigo,  professor da PUC-Rio e casado e pai de dois filhos. Fonte: http://www.ihu.unisinos.br/


 

Download Premium WordPress Themes Free
Download Best WordPress Themes Free Download
Premium WordPress Themes Download
Download Best WordPress Themes Free Download
free download udemy course
download huawei firmware
Premium WordPress Themes Download
free download udemy course