Vida Cristã - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

O medo e o mar, a fé de Jó, dos discípulos de Jesus e as tolices teológicas na inspiração de Mc 4,35-41 e Jo 38,1.8-11

21/06/2024

O texto sobre o qual vamos refletir hoje é Mc 4,35-41 e sua relação com Jo 38,1.8-11. Em ambos há um discipulado e um conhecimento de Deus, uma experiência de medo e de fé. O imaginário que perpassa os dois textos é o mar e suas forças satânicas, isto é, de divisão e de oposição a Deus. Qual é o significado dessas duas narrativas para Jó, os discípulos e nós?

O livro de Jó relata a experiência de um homem imaginário que tinha tudo e tudo perdera. Três de seus amigos conservadores se aproximam e procuram explicar-lhe, de forma racional, que tudo o que aconteceu com ele foi mandado por Deus para puni-lo de seus pecados. “Aqui se faz, aqui se paga”, ensina a Teologia que eles representam, a da Retribuição, na Bíblia e da Prosperidade, em nossos dias. Jó era justo e não merecia o que estava acontecendo com ele. Ou merecia?  Até a mulher de Jó lhe disse: “Levanta-te, amaldiçoa teu Deus e morra!” (Jo 2,9).

Jó não ouviu nenhum dos conselhos. Continuou firme, mas questionou Deus, quebrando o seu silêncio. No silêncio ficou a sua mulher. Os amigos falaram sem pensar. O que eles disseram a Jó é justamente o que ele tinha dito à sua mulher: “tolice” (Jo 2,10). Jó também reconhece que falou tolice (42,3).

Tolice é falar de Deus sem conhecê-Lo, sem experimentá-Lo na vida e na fé. Assim como nós, hoje, falamos tolices quando afirmamos que Deus recompensa os bons e castiga os maus. Deus é justo e se ele nos castiga é porque merecemos. Se somos bons, Deus está provando a nossa fidelidade, através da dor. Não devemos erguer a voz contra Deus, mas nos conformar com a vontade de Deus. Tudo isso são “tolices teológicas!”

Pela via do sofrimento é que Jó se encontra com Deus, rompendo, assim, com a Teologia da Retribuição. Ele quer discutir com o próprio Deus. Enquanto Deus não responder a ele, Jó considerará seu sofrimento sempre injusto. Jó tem certeza de sua inocência (21,4; 23,2). Deus responde a Jó falando de seu poder sobre a força do mal, o mar. Deus tem controle sobre o demônio do mar, o Leviatã. É Deus que demarca os limites do mar (Jó 38,8). Jó entende que, para compreender Deus, é preciso passar pela experiência do mal, o qual faz parte da nossa condição humana. É preciso vencer o “mar da vida”, segurando nas mãos de Deus! Ao compreender esse drama do viver, Jó conclui: “Deus, eu te conhecia só de ouvido, mas agora meus olhos te veem” (42,5). Jó passa a conhecer Deus pela experiência.

Já os discípulos de Jesus, os quais estavam há muito tempo com o mestre, não sabiam que ele era Deus. Mc 4,35-41 narra esse difícil caminho dos discípulos de conhecer Jesus pela experiência, assim como Jó. O local desse episódio é o mar da Galileia. Era o cair da tarde, depois que Jesus havia deixado a multidão. Os discípulos levam Jesus consigo. Jesus dorme tranquilo no barco. O vento estava impetuoso e os discípulos amedrontados.

Vento e mar são enfrentados como se enfrenta Satanás. A ação de Jesus é típica de Deus no Primeiro Testamento. Só Deus tem o poder de dominar águas e vento, pois é o Criador. Jesus age com o poder de Deus. Jesus é chamado a despertar do sono para dominar o mar, assim como Deus, Senhor do céu, da terra e do mar. Naquela época, o poderoso rei Antíoco Epífanes se julgava senhor do vento e do mar.

Marcos, com o v. 40: “Por que sois tão medrosos? Ainda não tendes fé?”, desloca a questão para a incompreensão e a falta de fé dos discípulos. Jó tinha fé. Seus amigos, não! Os discípulos não são capazes de reconhecer a ação de Deus em Jesus. Os amigos de Jó, da mesma forma.

Os discípulos perguntam: “Quem é este?”. Eles racionalizam a relação com Jesus, assim como os amigos de Jó. Jesus esperava que os seus amigos fossem capazes de compreender a sua missão divina entre eles.

A partir dessa experiência, os discípulos começaram a romper com o mar, mas ainda não foram capazes de compreender o caminho de Jesus. O mar, os opressores, ainda os aterrorizam. Mar e o ambiente caótico da ideologia do sistema ainda estão presentes na vida dos discípulos. Eles ainda não tinham fé suficiente para romper com o sistema de opressão, representado pelo mar que os aterrorizava.

Jesus estava “dormindo”, isto é, morto. A barca dos discípulos das primeiras comunidades estava à deriva. Eles estavam divididos entre as orientações de Pedro e de Paulo, os quais já haviam morrido. Muitos cristãos estavam aderindo ao império romano. Marcos convoca a comunidade a ter fé em Jesus ressuscitado da morte, vivo e atuante na comunidade a partir da força de Deus, capaz de dominar o caos e de vencer as potências infernais satânicas que ameaçam as comunidades.

Com os primeiros discípulos, somos convidados, com Jesus, a passar para a outra margem, a mudar de vida. Havia muitas barcas, mas Jesus estava somente em uma, na dos discípulos que O levaram consigo. Assim como os discípulos, temos medo, pois ele é biológico, instintivo, inconsciente e psicológico. Uma certeza carregamos: Jesus se importa conosco! Ele para o vento que nos amedronta. Não tenhamos medo de ser discípulos e discípulas de Jesus! No mar da vida, encontramos muitas dificuldades. Sem fé podemos afundar, mas quem crê estará salvo. O barco de nossas vidas é a comunidade de fé. Sem ela os tormentos nos afundam num mar de lamas. Coragem! Espero que eu não tenha sido racional como os amigos de Jó e tampouco medroso como os discípulos. Paz e bem!


Frei Jacir de Freitas Faria – Doutor em Teologia Bíblica pela FAJE (BH). Mestre em Ciências Bíblicas (Exegese) pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma. Professor de Exegese Bíblica. É membro da Associação Brasileira de Pesquisa Bíblica (ABIB). Sacerdote Franciscano.

Download WordPress Themes Free
Premium WordPress Themes Download
Free Download WordPress Themes
Free Download WordPress Themes
lynda course free download
download lava firmware
Premium WordPress Themes Download
udemy course download free