Vida Cristã - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

O livro de Josué é proposto para este Mês da Bíblia: “O Senhor, teu Deus, estará contigo por onde quer que vás” (Js 1,9).

31/08/2022

Frei Luiz Iakovacz

O Dia da Bíblia é comemorado em todos os países. No Brasil, teve a seguinte caminhada: em 1971, as paróquias de Belo Horizonte (MG) uniram-se e decidiram: durante o mês de setembro, todos incentivariam o estudo bíblico, se possível, com a participação do maior número de famílias. Para tanto, o Serviço de Animação Bíblica (SAB) elaboraria um roteiro simples e acessível. Após esta experiência, o próprio povo insistiu para que se continuasse nos anos seguintes.

Vendo os bons frutos que isso poderia trazer para a Igreja no Brasil, a CNBB, em 1985, instituiu “Setembro, Mês da Bíblia”. Por quê?

Porque no dia 30 celebramos a festa da São Jerônimo (340-421 d.c.), conhecido como um “apaixonado pela Palavra de Deus”. Dotado de extraordinária inteligência e gosto pelo estudo, deixou seu país, no Oriente, e dirigiu-se a Roma onde conheceu o cristianismo e foi batizado. Ordenado presbítero, sentiu-se atraído pela Bíblia, dedicou-se ao estudo do hebraico, aramaico e grego, os idiomas em que foi escrita.

Notando o ardor deste jovem, o Papa Dâmaso o convidou para que traduzisse a Bíblia para o latim, pois as traduções existentes eram “imperfeitas e diversificadas”.

Jerônimo aceitou o pedido e intensificou os estudos, consultando exegetas e visitando os lugares onde Jesus viveu e pregou, a Palestina. Inclusive, por vários anos, ficou recolhido nas grutas de Belém, onde ultimou a tradução.

Escreveu, também, comentários sobre textos difíceis que a própria Bíblia admite existir dentro dela mesma. É preciso, então, que alguém a explique, como fez o diácono Felipe no encontro que teve com o etíope (cf. At 8,26-40).

O conjunto deste imenso trabalho recebeu o nome de “Vulgata”. A Igreja Católica adotou esta tradução como oficial em suas celebrações e estudos. É por isso que celebramos o mês da Bíblia, em setembro.

São Jerônimo nos deixou este lapidar ensinamento: “Ignorar as Escrituras, é ignorar a Cristo”.

A cada ano, nos é proposto o estudo de um livro bíblico. Este ano (2022) é o livro de Josué, com a inspiração: “O Senhor, teu Deus, estará contigo por onde quer que vás” (Js 1,9). A proposta deste Texto-Base é nos aproximar da jornada de Josué pela posse da Terra Prometida.   Todo o capítulo 2, com seus 24 versículos trata do estranho e enriquecedor fato da prostituta Raab.

Quando Israel vem do Egito e quer entrar na Palestina, obrigatoriamente, tem que passar pelo rio Jordão, junto ao qual está a cidade de Jericó. Josué, para conquistá-la, envia dois espiões para obterem o maior número de informações.

Os dois empreendem a tarefa e vão hospedar-se num prostíbulo onde encontram a prostituta Raab. Prostíbulo é um lugar estratégico porque ali, normalmente, circulam todos os tipos de mercadores, comerciantes, povo em geral.

A presença destes dois israelitas se espalha e a notícia chega aos ouvidos das autoridades que delegam pessoas para capturá-los. Raab confirma a presença deles, mas que já saíram. Se forem ao seu encalço, logo os acharão.

Na realidade, ela os escondeu no terraço. Em contato com eles, lhes dá muitas informações. A cidade está “apavorada” com a possível invasão porque sabem dos grandes feitos que Javé realizou para libertá-los da escravidão egípcia, e as derrotas impostas aos reis amorreus Seon e Og. Por isso estamos “apavorados e desencorajados”. O mais importante, porém, é sua declaração de fé: “Estou ciente de tudo o que Javé fez”.

Em seguida, pede-lhes que, assim como ela os protegeu e os informou, que o mesmo seja feito com ela e sua família. Ambos fizeram um pacto mútuo. O selo deste pacto é o “cordão vermelho/escarlate”, através do qual “ desceram da janela do terraço que ficava rente ao muro”, pondo-os, assim, em liberdade. Aconselhou-os a ficarem três dias nas montanhas, fora do alcance dos que os procuravam. E o “cordão vermelho permaneceu na janela”.

Ao regressarem a Josué, expuseram-lhe tudo o que aconteceu, inclusive, o compromisso de preservar Raab e sua família. Jericó foi conquistada, o pacto foi observado, Raab e familiares começaram a fazer parte do povo de Israel (cf. Js 6,20-25). Há quem sustente que Raab se tornou uma piedosa prosélita e até que se casou com Josué.

No transcorrer da história de Israel, Raab é apresentada como modelo de fé em Javé. Ela “ouviu e creu”, pois a “fé brota do ouvir” (Rm 10,17). Por três vezes é citada no NT. Mateus inclui seu nome na lista da genealogia de Jesus (cf, Mt 1, 5). O apóstolo Paulo afirma que “pela fé, a prostituta Raab não pereceu com os incrédulos porque acolheu os espiões que vieram reconhecer a região” (Hb 11,31). Por último, a fé é concretizada em obras: “Não foi a prostituta Raab, considerada justa em suas obras quando hospedou os exploradores e os fez regressar por outro caminho”? (Tg 2,25).

Para os hebreus, o “cordão vermelho” os faz lembrar o sangue do cordeiro pascal com o qual untaram os umbrais das casas e, os que nela estavam, foram preservados da morte (cf. Ex 12,21-28). Para os cristãos, recorda-lhes a memória da morte salvadora da cruz. Deste episódio, poderá ter nascido o axioma “fora da Igreja não há salvação” (extra ecclesiam, nulla salus) ou, ainda “Igreja santa e pecadora” (casta meretrix).

Várias lideranças religiosas entraram em conflito com Jesus por causa do rigorismo/ritualismo/legalismo. A estas, deixou este o alerta: “Em verdade, em verdade vos digo: os publicamos e as prostitutas vos precederão no Reino dos Céus” (Mt 21,31). Isto continua valendo no presente de hoje, e no amanhã do futuro!


Frei Luiz Iakovacz, OFMfrade desta Província da Imaculada, é coordenador da Fraternidade Santo Antônio de Santana Galvão de Colatina (ES).

Download Premium WordPress Themes Free
Download Best WordPress Themes Free Download
Download WordPress Themes
Free Download WordPress Themes
download udemy paid course for free
download mobile firmware
Download Nulled WordPress Themes
ZG93bmxvYWQgbHluZGEgY291cnNlIGZyZWU=