Vida Cristã - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

O erótico da cruz

24/02/2021

                                                                   Imagem ilustrativa: Canva (www.canva.com/pt_br/modelos)

Pe. Ademir Guedes Azevedo, cp

A influência do eros grego é nítida em nossa cultura ocidental não apenas como elemento inerente à condição humana, mas também como fator que condiciona a qualidade de nossas relações. O eros, como força vital do desejo, impulsiona a uma saída de si rumo ao encontro de um “tu” que completa e preenche o vazio do ser humano. Eros é desejo ardente pelos belos corpos, como insistiam os gregos, e remédio que cura nossa dor de solidão. Todo ser humano deseja estar com um outro para preencher-se e realizar seu projeto de vida.

Em plena pandemia foi nítida a agonia do eros. Confinados em nossas casas, sentimos na alma a dor oriunda da separação e do distanciamento daqueles que amamos. O resultado foi a exploração das doenças da mente, como a depressão. Nossa energia erótica torna-se salutar sempre que estamos ao lado daqueles que desejamos. O eros completa nossa existência vazia e solitária, dando-nos aqueles momentos de alegria que nascem da convivialidade, pois ninguém deve ser condenado a viver sozinho e isolado da comunidade humana. Enquanto houver pandemias, infelizmente, nossa energia erótica estará enferma, clamando por libertação, ou seja, gritando em nosso interior por momentos de presença e de toques humanos.

Em nível teológico, dirá Bento XVI em sua primeira Encíclica, Deus caritas est, que uma das novidades da fé cristã é o próprio Deus desejar encontrar-se com a humanidade. O Pai, possuído pelo eros, envia o Filho para que o mundo experimente aquele amor que as três pessoas divinas desfrutavam no interior da Trindade imanente. Assim, o Papa Bento recordava a toda a Igreja que Deus conhece não só ágape, mas também eros, presente desde as origens em suas entranhas maternas. Todavia, a revelação divina em Jesus faz novas todas as coisas, inclusive no que toca a natureza da energia erótica. Jesus de Nazaré usou o seu eros para desejar estar com os preferidos de Deus, aqueles corpos feios e descartados da sociedade: pobres, coxos, surdos, cegos, leprosos, etc. O Filho sente-se atraído por eles, por isso subverte a lógica do desejo erótico grego, onde o corpo do outro servia meramente para satisfazer relações sexuais momentâneas. A energia erótica de Jesus deseja o corpo do outro para ungi-lo com o óleo da compaixão e do cuidado, como bem se vê na parábola do bom samaritano.

O ser erótico de Jesus o conduz, como prova máxima de seu desejo pelos corpos esquecidos, até a cruz. Sim, vê-se já naquele último ato comensal, que precede o seu calvário, a agitação do seu eros quando ele se dirige aos discípulos: “Desejei ardentemente comer esta páscoa convosco antes de sofrer” (Lc 22,15). Ali, naquele ato de entrega, Ele se dá todo e, em cada Eucaristia, nós continuamos comendo e bebendo daquele corpo erótico que nos inflama deste mesmo desejo que nos faz estar com os outros.

No entanto, não é ainda naquela ceia derradeira que vemos a explosão do ser erótico de Jesus, mas sim na sua cruz. Nela, o eros liberta-se completamente de sua agonia, ou seja, leva à plenitude o desejo de estar com o outro. Como assim? Na cruz tem-se um corpo de um homem despido. Desprovido da beleza exterior, tão cara aos gregos, vê-se um jovem suspenso num madeiro. Todavia, e aqui reside a novidade daquele eros crucificado, um corpo feio e desprezível atrai todos a si, pois ele mesmo havia dito: “Quando eu for elevado da terra, atrairei todos a mim” (Jo 12,32).

Com o corpo flagelado de Jesus, a cruz banha-se de eros. Na cruz está uma beleza diferente, pois há um corpo que se torna estranho aos nossos olhos, mas é só assim que pode ser solidário conosco. Um corpo feio por fora, mas belo por dentro. O eros da cruz está nas entranhas de um crucificado que inverteu a lógica do desejo corrente: não mais a atração pelos belos corpos, mas a entrega em favor das vidas crucificadas; revela-se um Deus que deseja estar ao nosso lado, sobretudo quando estamos com a cruz sobre os ombros. O elemento erótico da cruz traz uma boa notícia a todos: Deus só pode ser Deus se se importa com a cruz que aniquila a beleza de nossos corpos. Exatamente aqui está o Deus que nos ama.


Pe. Ademir Guedes Azevedocp, é missionário passionista e mestre em Teologia Fundamental na Pontifícia Universidade Gregoriana. Atualmente reside em Camaragibe – PE, no Seminário para a etapa do Postulantado dos Passionistas.

Free Download WordPress Themes
Download Best WordPress Themes Free Download
Download WordPress Themes Free
Free Download WordPress Themes
free download udemy paid course
download lenevo firmware
Free Download WordPress Themes
free online course

Conteúdo Relacionado