Vida Cristã - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

“O Brasil que queremos”

29/08/2018

 

                                                                                                                   Imagem ilustrativa (fonte: IPEA)

Um século já se foi, mas as palavras de um senador da República continuam atualíssimas:

 “De tanto ver triunfar as nulidades,
de tanto ver prosperar a desonra,
de tanto ver crescer a injustiça,
de tanto ver agigantarem-se os poderes
nas mãos dos maus,
o homem chega a desanimar da virtude,
A rir-se da honra,
a ter vergonha de ser honesto”.

 (Trecho do discurso “Sinto vergonha de mim”, do senador Rui Barbosa, no Senado Federal, em dezembro de 1914).

 Certamente não é esse o Brasil que queremos! Queremos mudar tudo isso. Mas, não podemos fazê-lo tudo de uma vez, de uma hora para outra, como se fosse um milagre.

São tantos os problemas que poderemos ter centenas de opiniões de boa vontade e corretas. Entretanto, a situação está tão enraizada, tão complexa que envolve não somente a nossa conjuntura (não é uma correção pontual), mas também a nossa estrutura: a forma de governo, as instituições e empresas tanto particulares, como públicas.

Não obstante a tantos problemas, devemos tomar um como ponto de partida. Alguém já disse: os problemas do Brasil são três: educação, educação e educação! De fato, nitidamente, a prioridade recai na educação. Mas a variedade é grande, como as sucessivas referências à crise moral, a condenação à corrupção, os apelos para a melhoria na saúde, na segurança e na administração, a valorização dos professores, o respeito às religiões, a condenação às desigualdades sociais, a valorização das crianças, a dignificação dos aposentados, o aperfeiçoamento da agropecuária, particularmente da agricultura familiar, a condenação ao racismo, o domínio da escola privada em detrimento da escola pública, que é um dever do Estado, em todos os níveis, etc.

Penso que, educando o cidadão, seja o fundamento para que, com uma sociedade politicamente educada e civilizada, ciente de seus deveres e obrigações, teremos condições de reestruturar o nosso país. Poderemos trabalhar, dentro do “nosso” mundo, no limite de cada um, pelos direitos fundamentais do homem, por melhores e dignas condições de vida, educação, trabalho, moradia, saúde, lazer e justiça.

Justiça: este é outro setor que merece especial atenção. A falta de Justiça é o grande mal da nossa terra, o mal dos males. A injustiça desanima o trabalho, a honestidade, o bem: semeia no coração das gerações a semente da podridão, habitua os seres humanos a não acreditar senão na fortuna, no acaso, na loteria da sorte, promove a desonestidade, a corrupção, esta sim, está impregnada em todas as Instituições: Legislativo, Executivo, Judiciário, nas empresas particulares e públicas, enfim em todos os níveis.

Queremos justiça econômica, que seja pago um digno salário para os trabalhadores e haja uma justa distribuição da renda. Justiça social, igualdade para todos, sem discriminação de pessoas. Justiça tributária, que diminua a absurda carga de impostos sobre os trabalhadores e assalariados. Pagamos impostos de países desenvolvidos, recebendo em resposta serviços públicos, assistência médica, hospitalar e aposentadoria, de países subdesenvolvidos da pior categoria.

Justiça no trabalho, sem mordomias, sem privilégios para algumas classes trabalhistas, que acabem os auxílios: moradia, gasolina, passagens aéreas, correios, verba de gabinete, etc. O trabalho é parte fundamental da dignidade da vida humana. Hoje temos no Brasil 13 milhões de desempregados e quantas famílias estão passando fome? O trabalho torna possível simultaneamente o desenvolvimento da sociedade, o sustento da família e também a sua estabilidade e fecundidade.

Queremos um Brasil capaz de fomentar o desenvolvimento econômico e social, a preservação da natureza, a Justiça e, assim, assegurar um futuro mais promissor e de esperança a nossos filhos.

Penso que a partir destes pressupostos básicos, estaremos procurando, em primeiro lugar, o “Reino de Deus e sua Justiça”.

rosalvo_290818Do irmão em Cristo e Francisco,

Rosalvo Gonçalves Mota, OFS.

 

Download WordPress Themes Free
Premium WordPress Themes Download
Download Premium WordPress Themes Free
Premium WordPress Themes Download
free download udemy paid course
download lava firmware
Premium WordPress Themes Download
lynda course free download

Conteúdo Relacionado