Vida Cristã - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

O bem da paz

28/09/2010

Frei Vitório Mazzuco Filho

A cidade de Assis, na região italiana da Úmbria, é terra de São Francisco e um lugar símbolo da sonhada fraternidade universal. Entre os anos 1181-82, Mestre Rufino, Bispo de Assis, escreveu um tratado chamado “De Bono Pacis”. E um dos mais antigos textos escritos sobre o tema da paz. Sintetizo aqui algumas idéias de “O Bem da Paz” para refletirmos como este texto medieval reveste-se de uma imensa atualidade.

O que é a Paz? É a quietude de uma coisa natural, a serenidade existencial, a tranquilidade e concórdia entre seres diferentes, um comportamento novo para o Amor.

A Paz é um grande encontro entre a vontade do Divino e a obediência Humana; um acordo perfeito entre espírito, sentidos, inteligência e vontade.

O que é o Bem? É acender a capacidade de amar com boas obras. É acreditar que, para satisfazer as necessidades fundamentais da vida, é necessário a cooperação de todos; por isso a solidariedade e o mútuo socorro geram segurança e diminuem os conflitos. Se a vida é sempre dependência formal e explícita de algo ou alguém, é natural que se estabeleçam relacionamentos de convivência e troca recíproca.

O tratado lembra que “é preciso trocar mármore por madeira, metal com cereal, perfume com produtos da terra. O soldado depende do agricultor, o agricultor lhe dá o alimento, o superior protege o súdito e o súdito lhe dá em troca o serviço”. Administrar bem uma troca de bens e de dons conserva a Paz.

O Bem é a certeza de que a harmonia se restabelece na prática do Amor, isto é, na caridade e não no ódio e na inteligência. Paz é dar e receber, é conviver bem com tudo o que existe. Diz o tratado de Mestre Rufino: “Como é belo o piso desta casa, ou seja, a superfície da terra, revestida de flores brancas, purpúreas, douradas, amarelas e de mil outras cores! Como é belíssima a cobertura, isto é, a abóbada celeste, resplendente dos coros de estrelas como um teto adornado de pedras preciosas! Quantos depósitos de alimentos e bebidas existem nas árvores e fontes desta casa! Quantas perfumarias de odorosas essências tiradas das mesmas flores e das ervas! Nesta casa, como lâmpada para a noite, existe o esplendor da lua e durante o dia temos o calor do sol em lugar do aparelho para aquecer, isto é, a caldeira, que no inverno costuma lançar vapor por meio de ofegantes chamas. Nesta casa, em lugar de camas, estendem-se leitos de ervas e, em vez da obediência das escravas, os elementos oferecem um serviço espontâneo”. Não seria esta a Paz e o Bem que sonhamos e que o mundo hoje tem sede?

Free Download WordPress Themes
Download WordPress Themes Free
Free Download WordPress Themes
Premium WordPress Themes Download
free download udemy paid course
download huawei firmware
Download WordPress Themes
download udemy paid course for free