Vida Cristã - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

O bem da paz

28/09/2010

Frei Vitório Mazzuco Filho

A cidade de Assis, na região italiana da Úmbria, é terra de São Francisco e um lugar símbolo da sonhada fraternidade universal. Entre os anos 1181-82, Mestre Rufino, Bispo de Assis, escreveu um tratado chamado “De Bono Pacis”. E um dos mais antigos textos escritos sobre o tema da paz. Sintetizo aqui algumas idéias de “O Bem da Paz” para refletirmos como este texto medieval reveste-se de uma imensa atualidade.

O que é a Paz? É a quietude de uma coisa natural, a serenidade existencial, a tranquilidade e concórdia entre seres diferentes, um comportamento novo para o Amor.

A Paz é um grande encontro entre a vontade do Divino e a obediência Humana; um acordo perfeito entre espírito, sentidos, inteligência e vontade.

O que é o Bem? É acender a capacidade de amar com boas obras. É acreditar que, para satisfazer as necessidades fundamentais da vida, é necessário a cooperação de todos; por isso a solidariedade e o mútuo socorro geram segurança e diminuem os conflitos. Se a vida é sempre dependência formal e explícita de algo ou alguém, é natural que se estabeleçam relacionamentos de convivência e troca recíproca.

O tratado lembra que “é preciso trocar mármore por madeira, metal com cereal, perfume com produtos da terra. O soldado depende do agricultor, o agricultor lhe dá o alimento, o superior protege o súdito e o súdito lhe dá em troca o serviço”. Administrar bem uma troca de bens e de dons conserva a Paz.

O Bem é a certeza de que a harmonia se restabelece na prática do Amor, isto é, na caridade e não no ódio e na inteligência. Paz é dar e receber, é conviver bem com tudo o que existe. Diz o tratado de Mestre Rufino: “Como é belo o piso desta casa, ou seja, a superfície da terra, revestida de flores brancas, purpúreas, douradas, amarelas e de mil outras cores! Como é belíssima a cobertura, isto é, a abóbada celeste, resplendente dos coros de estrelas como um teto adornado de pedras preciosas! Quantos depósitos de alimentos e bebidas existem nas árvores e fontes desta casa! Quantas perfumarias de odorosas essências tiradas das mesmas flores e das ervas! Nesta casa, como lâmpada para a noite, existe o esplendor da lua e durante o dia temos o calor do sol em lugar do aparelho para aquecer, isto é, a caldeira, que no inverno costuma lançar vapor por meio de ofegantes chamas. Nesta casa, em lugar de camas, estendem-se leitos de ervas e, em vez da obediência das escravas, os elementos oferecem um serviço espontâneo”. Não seria esta a Paz e o Bem que sonhamos e que o mundo hoje tem sede?

Download Premium WordPress Themes Free
Free Download WordPress Themes
Download Nulled WordPress Themes
Download Best WordPress Themes Free Download
ZG93bmxvYWQgbHluZGEgY291cnNlIGZyZWU=
download coolpad firmware
Download WordPress Themes
download udemy paid course for free