Vida Cristã - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

O amor é forte, é como a morte, uma faísca de Deus! (Ct 8,6-7)

10/02/2022

Imagem: Acervo Província da Imaculada

Frei Jacir de Freitas Faria [1]

O texto sobre o qual vamos refletir hoje é tirado de um livro pouco conhecido e muito apreciado como poesia bíblica. Trata-se de Cântico dos Cânticos, o mais belo dos cânticos de amor. Vamos tomar a passagem de Ct 8,6-7. Essa leitura é utilizada na celebração da memória de Santa Escolástica, italiana, fundadora da vida monástica beneditina e morta em 10 de fevereiro de 543.

Há muitos modos de interpretar Cântico dos Cânticos. Infelizmente, algumas leituras piedosas, litúrgicas e alegóricas tiraram o real sentido de suas palavras poéticas, desconcertantes e prazerosas. Cânticos dos Cânticos é o grito de mulheres que querem ter o direito de amar de forma livre, de não serem escolhidas ou desprezadas por homens machistas e misóginos. A leitura de gênero de Cânticos, isto é, a partir da relação de poder entre homens e mulheres, é um grande desafio para a interpretação bíblica.

Cântico dos Cânticos foi escrito, provavelmente, por mãos de mulheres que rejeitaram a reforma religiosa do escriba Esdras, quando o povo voltou do exílio da Babilônia, em 536 a.E.C. Enviado para Jerusalém, em 457 a.E.C., Esdras elaborou um projeto de reorganização do povo a partir da lei de raça pura. Israel é um povo puro e devia estar separado de outros povos, ensinava Esdras. Ele exigiu que os homens que haviam se casado com mulheres estrangeiras que a repudiassem. Assim foi feito em praça pública (Esd 9—10). Era uma tarde chuvosa, num choro coletivo, em nome de Deus, mulheres estrangeiras foram desprezadas. Imagine o drama e sofrimento delas.

Em oposição a Esdras, foram escritos, por exemplo, o livro de Rute, com o objetivo de demonstrar que o santo rei Davi teve como avó a estrangeira Rute (Mt 1,5-6); assim como Cântico dos Cânticos, sendo ele o grito de resistência de mulheres contra o poder dos homens, e tendo como princípio a afirmativa de que a relação amorosa de um homem com uma mulher não é somente para gerar filhos e multiplicar a raça de Israel, como rezava a máxima de o livro de Gênesis, com o seu crescer e multiplicar (Gn 1,28), mas é também para o prazer. Além disso, a mulher não é mero objeto do homem, mas protagonista. Pena que o modo de pensar de Esdras ainda continua vivo no meio de nós.

Cântico é um diálogo, um jogral de amor entre o amado e a amada. A mulher abre o livro de Cânticos convidando seu amado a beijá-la com os beijos de sua boca e dizendo-lhe que seus peitos são melhores que o vinho (Ct 1,2-3). O convite para o amor é feito pela mulher, situação impensável para a época. Aromas de flores, maçãs, mandrágoras, leveza e glamour de animais são equiparados, ao longo do livro, ao amor frenético entre a amada e seu amado. Ela o campara a um gamo (veadinho) saltitante nas colinas (2,9). Ele, por sua vez, a compara com a mais bela égua enfeitada do Faraó (1,9) à espera do amado garanhão que chegaria das batalhas. Tudo simbólico e lúdico.

Quando o amor foge, ela sai às ruas e praças para procurá-lo, com o desejo de levá-lo e possuí-lo na cama do quarto de sua mãe (3,1-4). Mais adiante, a amada convida o amado a entrar no seu jardim e comer de seus frutos saborosos (4,16c), a desfraldá-la na adega com a sua bandeira de amor (2,4). Suas amigas respondem ao cântico de amor da amada com o jargão: “Filhas de Jerusalém, pelas cervas e gazelas do campo, eu vos conjuro: não desperteis, não acordeis o amor, até que ele o queira!”

Cântico é uma poesia de amor às avessas para a sua época. Enquanto Gn 3,16 sentencia que o desejo da mulher a levaria em direção ao marido que a dominaria, a mulher livre de Cânticos declama: “Eu sou do meu amado, seu desejo o traz a mim” (7,11). Cânticos é o retrato de um amor puro e desejoso, que se expressa até em sonho erótico (5,2-6).

Numa época em que o casamento era feito por contrato e a mulher era comprada, nada melhor para finalizar o livro a passagem de Ct 8,6-7. Ela deixou registrado o desejo da mulher de que o amado gravasse no seu coração e no seu braço o selo, a marca do amor eterno, do amor paixão que é forte como a morte e cruel como o abismo. O amor é como chamas de fogo, faísca de Deus (Javé). Note-se que aqui é o único lugar que o livro menciona Deus. A conclusão é ainda mais emocionante: “As águas da torrente jamais poderão apagar o amor, nem os rios afogá-lo. Quisesse alguém dar tudo que tem para comprar o amor… Seria tratado com desprezo” (8,7). Com essas palavras o livro termina.

Um copista piedoso e conservador da velha tradição machista judaica acrescentou os versículos 8 a 12. Outro, possivelmente uma mulher, acrescentou o versículo 14: “Foge logo, ó meu amado, como um gamo, um filhote de gazela pelos montes perfumados”.

Assim, a mulher abre e fecha o livro com o desejo de um amor sem regras preestabelecidas, livre como a liberdade que um pássaro que voa nos ares de um céu sem limites. Cânticos não tem conclusão definida. O amor é assim, não tem o que concluir. Ele é ‘ad infinitum’, isto é, sem fim, sem limites e interminável.


[1]Doutor em Teologia Bíblica pela FAJE (BH). Mestre em Ciências Bíblicas (Exegese) pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma. Professor de Exegese Bíblica. É membro da Associação Brasileira de Pesquisa Bíblica (ABIB). Sacerdote Franciscano. Autor de dez livros e coautor de quinze. Youtube: Frei Jacir Bíblia e Apocrifos. https://www.youtube.com/channel/UCwbSE97jnR6jQwHRigX1KlQ

Download WordPress Themes Free
Download Best WordPress Themes Free Download
Download Premium WordPress Themes Free
Download Nulled WordPress Themes
free online course
download lenevo firmware
Download Nulled WordPress Themes
udemy free download