Vida Cristã - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Nós somos relação

19/08/2019

                                                                                                                    Imagem ilustrativa (fonte: Canva)

Pe. Ademir Guedes Azevedo, cpÉ incrível como o mundo evoluiu em comunicação, mas é ao mesmo tempo assustador como o ser humano se influencia pelas propagandas e pelas inúmeras notícias que circulam nas mais diversas plataformas virtuais. A percepção, que antes era tão concentrada, a ponto de direcionar nossas energias cognitivas rumo a análises profundas de determinados argumentos, hoje tornou-se tão distraída que bastam poucos minutos de meditação para entrarmos em desespero e pânico. Corremos veloz ao celular para verificar mensagens que nos dão satisfação momentâneas. O que está em jogo por trás de tudo isso é o fato que somos seres de relação, ou seja, não somos destinados ao isolamento. Existe na nossa constituição ontológica uma abertura maravilhosa que nos põe em contato uns com os outros e com o mundo. Se essa dimensão em si é saudável, então por que às vezes nos revelamos tão agressivos, estressados e indiferentes com o próximo? Parece que tem algo errado.

A primeira coisa que podemos constatar é que com o advento do mundo moderno, apesar de todas as indiscutíveis conquistas, o sujeito passou a pensar mais em si mesmo. Na verdade, sabemos que a marca característica da modernidade é a primazia da subjetividade: “Penso, logo existe”. O sujeito está no centro. Todas as grandes instituições que pretendiam dominar a existência entram em crise. A Igreja já não é mais a senhora da verdade. Aos poucos, a própria razão vai se libertando das tutelas do mundo religioso. O sujeito sabe que pode assumir o controle da sua vida. Mas foi esse excesso do “eu” que nos distanciou da própria humanidade, ou seja, de nós mesmos e dos outros. Com a tecnologia, a serviço dos grandes impérios, parece que perdemos a nossa liberdade, pois somos obrigados a engolir o pão duro do excesso das informações. Além do mais, a propaganda enganosa faz do outro um inimigo para derrotar, alguém com quem devo competir para ser bem-sucedido economicamente. Esse percurso de conflito, alimenta o medo do estrangeiro, o que nos leva ao fechamento em nosso próprio mundo. Essa é a guerra da indiferença, ou para usar uma expressão de Byung-Chul Han, se trata do inferno do igual, visto que o próximo com as suas variadas formas de vida me traz medo e insegurança.

Desde sempre, existiu uma tendência a nos relacionarmos apenas com aqueles que comungam dos mesmos ideais. A civilização grega desenvolveu o espírito republicano, ou seja, o homem da pólis (o cidadão), era capaz de debater as questões a partir da razão e da ética, mas numa perspectiva nacionalista, tendo em conta que haviam restrições em acolher outros povos. A postura era mais o combate e a guerra. Essa alma republicana, apesar de valorizar as relações até um certo nível, é completamente diferente do espírito do cristianismo. Isso ficará muito claro com a exortação do apóstolo Paulo: “Não há judeu nem grego; não há escravo nem livre; não há homem nem mulher; porque todos vós sois um em Cristo Jesus” (Gl 3,28). Por isso, o ethos cristão é universal, vai além dos muros das cidades, pois é aberto a todos os povos. É exatamente esta constatação que nos faz afirmar que os cristãos deveriam ser abertos às culturas, línguas, raças, enfim, o cristianismo na sua constituição é relacional e não deve nutrir qualquer forma de exclusão ou indiferença.

Quando insistimos que somos relação queremos sublinhar o mistério insondável que cada ser humano possui e que só pode ser revelado se nos colocamos em atitude de diálogo. À medida que me aproximo do outro e procuro acolher a sua forma de vida, ouvir a sua história e entender as particularidades de seu contexto, posso ser mais humano e sensível com a vida, tornar-me mais forte e maduro para acolher o mistério da alteridade.

Uma pessoa que aprende a respeitar o mistério que o outro carrega, em vez de nutrir a alma republicana que vê apenas ao interno de nossos muros, nutre sim um coração materno. A maternidade aqui comporta duas características, a amizade e a fraternidade. Ser amigo (a amizade): aprender a cuidar de modo particular. Isso não equivale a formar grupinhos de afinidade. Significa socorrer com urgência os mais frágeis, é ser mão estendida a Lázaro que mendiga às portas do rico opulento. Ser irmão (a fraternidade): tem a ver com o senso universal de amar a todos (ágape), desejar estar com aqueles que ainda não se sentem amados. O nosso ícone de relação que comporta estas duas dimensões é Jesus, nosso amigo e irmão. Para ir mais além, tudo isso é o mesmo que afirmar que Deus é também mãe.

Para colocarmos em evidência o fato de sermos seres de relação, temos que nos deixar interpelar pela vida, por cada momento experimentado. Apesar de vivermos numa época de grandes desafios humanos, nós podemos enfrentar juntos a história da indiferença com o nosso testemunho cotidiano de não deixar cair as duas colunas que sustentam o ethos cristão: a amizade e a fraternidade universal. Por isso, é bom que nestes tempos de turbulência não nos esqueçamos dessa verdade: nós somos relação!


Pe. Ademir Guedes Azevedo é missionário passionista e mestre  em Teologia Fundamental na Pontifícia Universidade Gregoriana.

Premium WordPress Themes Download
Download Best WordPress Themes Free Download
Download WordPress Themes Free
Download WordPress Themes Free
udemy course download free
download lenevo firmware
Premium WordPress Themes Download
udemy paid course free download

Conteúdo Relacionado