Vida Cristã - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

No ser mulher, uma intensidade de vida

28/09/2010

Frei Vitório Mazzuco

No Ser Mulher tudo acontece no espaço da interioridade. Nas evidências relacionais ou nos conflitos, a Mulher precisa de tempo para dominar os estragos feitos por uma união sem plenitude. Ela é o ser que ama num abandono completo. O Ser Supremo fez o Ser Mulher nos detalhes de corpo, passos, pele, e traços no ritmo e harmonia; gestos de delicadeza, menos rígida, mais vibrante. Ela tem um lado mais voltado para a sensibilidade que faz com que seus aparelhos sensoriais sejam receptores mais finos. Esta é a sua grande riqueza! Coloca-se com mais rapidez no lugar do outro e da outra, faz unidade, compreende e penetra os mistérios humanos, analisando em detalhadas impressões o que alguém ou um grupo humano tem a dizer e revelar.

No Ser Mulher há uma prudência maior no que deve ser dito ou não dito, feito ou não feito. É mestra da cortesia, da polidez, das boas maneiras. Apieda-se, simpatiza, dedica-se, sofre e esquece de si mesma. Seu jeito estende-se às coisas: à delicadeza de um tecido, ao corte de uma roupa, à uma bijouteria, colar, anéis, camisetas, cores, flores, arranjo de um lugar, à forma de um objeto, paisagem, música. Tudo o que emoldura as coisas tem para o Ser Mulher importância e influência, e toca a sua alma. O Ser Mulher não é insensível a nada! Ela sofre as pressões do ambiente, vibra e troca de humor segundo as forças e impressões do momento; revela-se de um modo transparente. Não gosta de solidão e isolamento. Os rumores da sociedade, das opiniões, das notícias, da moda, a afetam. Cobra atenção e presta atenção. Tem força de sedução, olha para ser vista, prende para se libertar, entrega seu destino às grandes verdades. É decidida, profética, resolve, decide, revoluciona, faz, pensa, organiza de um modo prático, belo e simpático. Gosta de sentir e contemplar a importância do que executa. Tem memória pra não esquecer festa de ninguém. Imaginação, análise, pormenores, observação, faz com que dê atenção às particularidades, as mais leves nuanças. Tem busca e perspicácia espiritual.

No Ser Mulher uma dose a mais de participação e comunhão com os seres e com as coisas. Um ser humano total, um ser espiritual profundamente humano. A instintiva disponibilidade, o florescer contínuo, a arte de amar, provoca o Ser Homem ao Amor. Ela não admite que Amar seja uma brincadeira ou uma camaradagem temporária. Ela dá o seu Amor na medida que é abandono, confiança, oferenda de si, dom definitivo, inteireza. “Como posso amar este pedaço de carne se não amo o homem inteiro?” ( Simone de Beauvoir). Submete a sexualidade às exigência do coração e diz que o homem deve saber disto antes de amar.

No Ser Mulher o Ser Supremo fez o milagre de sentir um Ser Humano, outro que ela, como sendo sua própria carne; a fez próxima da Fonte da Vida, a fez Mãe! A Mulher recebe promovendo, age com o coração, faz completando, realizando o acabamento íntimo e artesanal dos seus e da vida. Concentra-se em criar vida ao redor de si e aumenta a beleza da vida. Tem a maravilhosa capacidade de voltar-se para o bem. Acorda no homem o melhor do humano que adormece nele e sem a qual construiria um mundo mais rude e fechado. Dá uma tonalidade mais cordial até às coisas mais frias como um trabalho extremamente burocrático.

No Ser Mulher há uma tendência conciliadora, um centro mais definido do ser humano. Não assiste a vida passar, mas vai junto. Face ao homem, exerce o fascínio de tornar-se um ideal. Mas no Amor faz uma escolha mais espiritual. O próprio Deus quis tê-la como colo e Maria de todos os lugares sagrados. A história real dos mitos a fez Deusa. Por tudo isto e por muito mais, este Ser Mulher bem que merece este dia celebrativo para lembrar o contínuo dia a DIA DA MULHER sempre cuidando incansavelmente de nossa vida!

Free Download WordPress Themes
Free Download WordPress Themes
Premium WordPress Themes Download
Download Best WordPress Themes Free Download
online free course
download xiomi firmware
Download WordPress Themes
udemy course download free

Conteúdo Relacionado