Vida Cristã - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Nascimento de Maria nos Evangelhos Apócrifos e o nascimento de Jesus na genealogia de Mt 1,1-16.18-23

08/09/2022

     Imagem ilustrativa: Catholic Pictures (cathopic.com)

Frei Jacir de Freitas Faria [1]

O texto sobre o qual vamos refletir hoje é Mt 1,1-16.18-23. Trata-se da genealogia e nascimento de Jesus. A genealogia apresenta a origem de uma pessoa, de onde ele veio, quais são seus parentes. Genealogia que, no plural hebraico, é Tôledôt, pode ser traduzida por descendente ou ‘a história de’, entendido também como descendência. O livro de Gênesis é uma tentativa de explicar as origens de Israel a partir da criação do céu e da terra e de seus pais e mães na fé, os patriarcas e matriarcas.  Genealogia é uma rede de fios que associam as descendências às pessoas importantes. Foi esse o caso de Abraão, que está na origem do povo judeu, no Primeiro Testamento, e de Jesus, no Segundo Testamento. Nas genealogias, Abraão é o ponto de partida para unificar judeus e cristãos, parentes e povos, próximos e distantes, em várias ramificações genealógicas.

Mateus, por ser o mais judeu dos evangelistas, não podia deixar de apresentar para a sua comunidade a origem judaica de Jesus, o Messias que eles esperavam, a partir da genealogia. O que nos chama a atenção é o fato de algumas mulheres aparecerem: Raab, Rute, Bersabeia e Maria, da qual nasceu Jesus. Maria desconcerta a lógica masculina da genealogia judaica. O texto também relata o nascimento de Jesus por obra do Espírito Santo. Gostaria, no entanto, de apresentar a tradição apócrifa sobre o nascimento de Maria, visto que essa passagem de Mt 1,1-16.18-23 é lida na festa do nascimento, da natividade de Maria.

A Igreja dos três primeiros séculos do cristianismo não estava preocupada com o papel de Maria na devoção e na teologia.[2] O foco estava na devoção aos mártires, aos santos que, segundo a fé, estavam junto de Deus na glória eterna. Esses recebiam a honra do culto. Maria, por não ser mártir, não recebia essa honraria e não era venerada de maneira formal.[3]

A festa do Nascimento de Maria tem sua origem em Jerusalém, onde se encontra a casa que, segundo a tradição, é o lugar do seu nascimento. O papa Sérgio I (687-701), no século VII, impôs a festa da Natividade de Maria para o Império Romano do Ocidente e a associou à Dormição, ou à morte de Maria, que passou a ser a festa da Assunção. Assim, a festa da Dormição, no lado ocidental do império romano, passou a ter ligação com o “dia do nascimento de Maria”, isto é, dia de sua morte. Fato que uniu a festa ao culto dos mártires.[4]

A literatura apócrifa sobre Maria, aquela que não foi considerada inspirada pela Igreja, foi a responsável para fortalecer o culto a Maria. Mais de uma dezena de apócrifos marianos contam a sua história.[5] Protoevangelho de Tiago é o mais antigo escrito sobre Maria. Os capítulos um ao vinte e um são do século segundo, bem como outros capítulos, tendo sua redação final no século IV. Sua influência foi grande nos apócrifos posteriores, bem como nos dogmas e devoções marianos. Protoevangelho de Tiago foi atribuído a Tiago Menor, o irmão de Jesus por ser, segundo a tradição, o filho do primeiro casamento de José. Tiago foi bispo em Jerusalém. Seu autor, no entanto, seria um helenista conservador do Egito que se propõe a escrever um tratado biográfico sobre o nascimento da Mãe Santíssima de Deus e sempre Virgem Maria. Ele utilizou muitos elementos do evangelho de infância de Mateus e de Lucas para falar de Maria e sua relação com Jesus.

Para a tradição do Protoevangelho de Tiago, Joaquim, esposo de Ana e pai de Maria, era justo e rico. Ele foi ao templo fazer a sua oferta, a qual foi rejeitada pelo sacerdote Rúben, que lhe diz: ‘Não toca a ti oferecer primeiramente as tuas ofertas, porque não tiveste descendência em Israel’. Joaquim foi para o deserto e jejuou quarenta dias, esperando ser recompensado como fora Abraão. Ana chorava e lamentava, dizendo a Deus que ela não podia ser comparada com a natureza, animais, terra e aves, pois esses são fecundos e ela, não. Um anjo de Deus lhe apareceu e lhe prometeu fecundidade que seria conhecida em toda a terra. Um anjo também apareceu a Joaquim e lhe pediu para voltar, pois Ana havia concebido. Ana deu à luz uma menina e lhe pôs o nome de Maria, dizendo: ‘Neste dia, foi magnificada minha alma’. Quando Maria completou um ano, Joaquim fez uma festa e chamou os sacerdotes e sumos sacerdotes que a abençoaram. Ana fez um santuário para Maria no seu quarto. A historiografia continua contando seu tempo de consagração no Templo, casamento com José e nascimento de Jesus.

Outro apócrifo, Livro da Natividade de Maria (séc. IV e V), afirma que Maria nasceu em Nazaré, era nazarena por parte de pai e belemita por parte de mãe. Sua família era de descendência da realeza de Davi.

A catequese popular apócrifa sobre o nascimento e genealogia de Jesus colocou Maria numa posição de destaque na fé cristã e na história de Israel. A Igreja, ao longo dos séculos, aceitou esses textos marianos, fazendo uso deles para o seu interesse de poder na história. No entanto, o poder de Maria na tradição popular é outro, o de nos ligar genealogicamente com a nossa origem sagrada enquanto humanos.


[1]Doutor em Teologia Bíblica pela FAJE (BH). Mestre em Ciências Bíblicas (Exegese) pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma. Professor de Exegese Bíblica. É membro da Associação Brasileira de Pesquisa Bíblica (ABIB). Sacerdote Franciscano. Autor de dez livros e coautor de quinze. Youtube: Frei Jacir Bíblia e Apocrifos. https://www.youtube.com/channel/UCwbSE97jnR6jQwHRigX1KlQ

[2] Para um estudo da história da devoção mariana, confira: VILLER, M. La spiritualité des premiers siècles chrètiens. Paris: Beauchesne, 1930; MALDONADO, L. Genesis del catolicismo popular. Madrid: Cristiandad, 2000.

[3] JOHNSON, Elizabeth A. Nossa verdadeira irmã: teologia de Maria na comunhão dos santos. São Paulo: Loyola, 2006, p. 153.

[4] LLABRÉS, P. O culto a Santa Maria, Mãe de Deus. In: BOROBIO, Dionísio (Org.). A celebração na Igreja: ritmos e tempos da celebração. São Paulo: Loyola, 2000, p. 203.

[5] Para um estudo desses apócrifos, veja o nosso livro: O Medo do Inferno e a arte de bem morrer: da devoção apócrifa à Dormição de Maria às irmandades de Nossa Senhora da Boa Morte. Petrópolis: Vozes, 2019.

Download Best WordPress Themes Free Download
Download Best WordPress Themes Free Download
Download WordPress Themes
Download Premium WordPress Themes Free
udemy course download free
download huawei firmware
Premium WordPress Themes Download
free download udemy paid course