Vida Cristã - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Maria, cheia de dores e repleta de confiança

15/09/2015

Frei Almir Guimarães

Os fiéis de todos os tempos veneram com carinho a Senhora das Dores perpetuada na belíssima escultura da Pietà de Michelangelo. Ao pé da cruz, ela é ao mesmo tempo a Senhora das dores e aquela que, com o Filho, entrega-se ao Pai na confiança.

Maria das Dores nos lembra tantas outras Marias que andam à nossa volta: Maria José, Maria Clara, Maria da Penha. Todas elas marcadas por dores doloridas e doídas. Há a Maria que tem um filho na prisão. Todas a semanas ela se dirige à cadeira para ver o filho, rezar meia dúzia de rezas e levar-lhe um bife à milanesa e um pedaço de torta de limão ou de maracujá. Cada vez que ela volta para casa reza com confiança os mistérios dolorosos do terço de Nossa Senhora. Há a Maria mulher de um marido quase irresponsável, fraco, homem sem fibra. Há essa Maria que vai sozinha à missa, lamentando a ausência do marido e dos filhos que a classificam de beata e nunca mais se interessaram pelo evangelho.

Quando começou a se urdir o drama do Calvário talvez Maria estivesse em Nazaré. Como era o tempo da Páscoa vem com parentas e amigas à capital religiosa de seu povo. Passa, então, a acompanhar os últimos momentos da trajetória de Jesus. Está ao pé da cruz, como um soldado de prontidão. Tem o vento da planície a afagar-lhe o rosto. Aos poucos todos, diante do “fracasso” de Jesus, começam a se retirar… Ela e o discípulo amado permanecem no quadro da suprema realização da redenção. Segundo João, Jesus lhe dá João como filho à Mãe e a João, a Maria, como Mãe… Maria tem as mãos apoiadas no madeiro da cruz, cravando na cruz suas unhas. Ouve o filho rezar o salmo: “Meu Deus, meu Deus porque me abandonaste?”. Faz-se uma única oferenda com a oferenda do seu Menino das Palhas.

Depois que o Filho expira entra no mistério do silêncio, sem revolta, silêncio misterioso. Dizer o quê? Para quê? Pode-se imaginar que, depois que o Filho foi descido da cruz, tenha sido colocado em seu regaço. Ela como que tenta aquecer o corpo gélido daquele que ela havia enrolado em paninhos quentes… Maria, poderia fazer suas as palavras da Escritura antiga: “Ó vós que passais pelo caminho, vede se há dor igual à minha dor”. Talvez naqueles momentos finais ela se tenha lembrado das palavras do velho Simeão: “Teu coração será traspassado por uma espada de dor”. Maria, a sublime e grandiosa Senhora das Dores.

Free Download WordPress Themes
Premium WordPress Themes Download
Download Best WordPress Themes Free Download
Premium WordPress Themes Download
free online course
download samsung firmware
Download WordPress Themes
lynda course free download

Conteúdo Relacionado