Vida Cristã - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

“Lumen Fidei”

07/10/2012

artigo

Patrícia Mendes de Sousa (*)

O Papa Francisco, em sua primeira Encíclica, inicia falando sobre como o homem, desde sempre, busca a luz. Sendo assim, ao cultuar o deus Sol, o mundo pagão já demonstrava essa inquietação. Embora renascesse a cada dia, o Sol não era capaz de irradiar sua luz sobre toda a existência do homem uma vez que seus raios eram incapazes de chegar até as sombras da morte. Cristo, através de sua paixão, morte e ressurreição, é capaz de romper as barreiras da morte, iluminando este momento, através da fé. Dessa forma, conscientes do amplo horizonte que a fé lhes abria, os cristãos chamaram a Cristo o verdadeiro Sol, “cujos raios dão vida”.

Hoje, no entanto, muitos se questionam se essa luz não é ilusória e impediria a pessoa humana de colocar em prática todo o saber conquistado ao longo dos séculos. A fé estaria em oposição à razão. Sendo assim, o espaço para a fé se abre somente onde a razão já não pode iluminar, onde o homem já não pode ter certezas. Entretanto, pouco a pouco, foi-se vendo que a luz da razão não consegue iluminar suficientemente o futuro, permanecendo este na obscuridade e deixando o homem no temor do desconhecido. Por isso, faz-se necessário recuperar o caráter de luz que é próprio da fé, pois esta é capaz de iluminar toda a existência humana.

A fé nasce do encontro com o Deus vivo, que nos chama e revela o seu amor. Transformados por este amor, recebemos olhos novos e experimentamos que há nele uma grande promessa de plenitude que nos abre uma visão para o futuro. A fé que recebemos como dom sobrenatural de Deus, é a luz de vida, proveniente da ressurreição de Jesus e se expande para o futuro, para a plena comunhão com Ele. Portanto, a fé não é ilusória, mas é luz para as nossas trevas.

Bento XVI, ao proclamar o Ano da Fé, reaviva em nós a percepção da amplitude de horizontes que a fé descerra e a convicção duma fé que faz grande e plena a vida, centrada em Cristo e em Sua graça. Para os primeiros cristãos, entre eles os mártires, a fé era uma “mãe” porque fazia vir à luz, gerava neles a vida divina, pela qual estavam prontos a dar testemunho público até o fim. Como é este caminho que a fé desvenda diante de nós?

CAPÍTULO I –  ACREDITAMOS NO AMOR (cf. 1 Jo 4,16)

No Antigo Testamento, temos o testemunho de Abraão, nosso pai na fé. Deus dirige-lhe a Palavra, revela-Se como um Deus que fala e o chama pelo nome. A fé está ligada à escuta e assume, neste momento, um caráter pessoal. A fé é uma resposta e uma Palavra que interpela pessoalmente. Abraão é chamado a sair da própria terra e sua fé o leva a ver na medida em que caminha, em que entra no espaço aberto pela Palavra de Deus, que contém também uma promessa: tua descendência será numerosa, será Pai de um grande povo (cf. Gn 13,16; 15,5; 22,17). A fé, enquanto horizonte de futuro, está intimamente ligada à esperança. A fé compreende que a palavra, uma realidade aparentemente efêmera e passageira, quando é pronunciada pelo Deus fiel, torna-se no que de mais seguro e inabalável possa haver, possibilitando a continuidade do nosso caminho no tempo. Em hebraico fé é indicada pela palavra ‘emûah, que deriva do verbo ‘amàn, cuja raiz significa sustentar. O termo ‘emûah tanto pode significar a fidelidade de Deus como a fé do homem. Deus promete a Abraão um filho, dirigindo-se, portanto, à experiência do patriarca e revelando-se como a fonte donde provém toda a vida. A fé une-se com a Paternidade de Deus, da qual brota a criação.

A história do povo de Israel, no livro do Êxodo, nasce também de um dom originador: Israel abre-se à ação de Deus, que quer libertá-lo da sua miséria. Essa libertação é transmitida no culto de pai para filho significando que Deus se revela na história e seus benefícios são recordados através dos tempos e delineiam o cumprimento de suas promessas. A história de Israel mostra que quando o povo perde a fé, ele cai na idolatria. Em vez da fé em Deus, prefere-se adorar o ídolo, cujo rosto se pode fixar e cuja origem é conhecida, porque foi feito por nós. O ídolo é um pretexto para se colocar a si mesmo no centro da realidade. A idolatria não oferece um caminho mas uma multiplicidade pois o homem perde a orientação fundamental que dá unidade à sua existência. A fé consiste na disponibilidade a deixar-se incessantemente transformar pelo chamado de Deus.

Na fé de Israel sobressai também a figura de Moisés, o mediador. Com esta presença do mediador, Israel aprendeu a andar unido e isso provoca uma abertura: no encontro com os outros, o olhar abre para uma verdade maior que nós mesmos.

Todas as promessas do Pai no Antigo Testamento têm o seu sim definitivo em Cristo, centro da fé cristã, aquele que Deus Pai ressuscitou dos mortos e manifestação plena da fiabilidade de Deus. A fé identifica, no amor de Deus, manifestado em Jesus, o fundamento sobre o qual assenta a realidade e seu destino último. A maior prova de fiabilidade do amor de Cristo encontra-se na sua morte pelo homem. É por isso que os evangelistas situam na hora da cruz o momento culminante do olhar da fé: naquela hora resplandece o amor divino em toda a sua sublimidade e amplitude. Cristo ressuscitado é testemunha digna de fé, apoio firme para a nossa fé. É o amor do Pai capaz de iluminar também as trevas da morte. Precisamente porque é Filho, porque está radicado no modo absoluto do Pai, Jesus pôde vencer a morte e fazer resplandecer a plenitude da vida.

A nossa cultura perdeu essa noção desta presença concreta de Deus, da Sua ação no mundo; pensamos que Deus Se encontra só no além, noutro nível de realidade, separado das nossas relações concretas. Se Deus fosse incapaz de agir no mundo, o seu amor não seria verdadeiramente real, capaz de cumprir a felicidade que promete. Sendo assim, seria completamente indiferente crer nEle ou não. Ao contrário deste pensamento, os cristãos confessam o amor concreto e poderoso de Deus, que atua verdadeiramente na história e determina o seu destino final, um amor que se fez passível de encontro, que se revelou em plenitude na paixão, morte e ressurreição de Cristo. Na fé, a vida de Cristo, a sua maneira de conhecer o Pai, de viver totalmente em relação com Ele, abre um espaço novo à experiência humana, e nós podemos entrar nele.

A fé cristã é fé na encarnação do Verbo e na sua ressurreição na carne, é fé num Deus que se fez tão próximo que entrou na nossa história. A fé em Jesus nos permite descobrir quanto Deus ama esse mundo e o orienta sem cessar para Si. E isto leva os cristãos a comprometer-se, a viver de modo ainda mais intenso o seu caminho sobre a terra. Aquele que aceita o dom da fé, é transformado numa nova criatura, torna-se filho no Filho. A vida na fé é reconhecer que somos justificados pelos méritos de Cristo e se fazemos boas obras é pela ação da graça de Deus em nós. A salvação pela fé consiste em reconhecer o primado do dom de Deus, como nos coloca São Paulo em Ef 2,8: “Porque é pela graça que estais salvos, por meio da fé. E isto não vem de vós, é dom de Deus”. Na fé, o eu do crente dilata-se para ser habitado por um Outro, para viver num Outro, e assim a sua vida amplia-se no Amor. Fora desta conformação no Amor, fora da presença do Espírito que infunde em nossos corações é impossível confessar Jesus como Senhor.

Confessando Cristo como Senhor, todos os crentes se conformam ao corpo de Cristo, que está em união vital com o próprio Cristo e entre si mesmo, tornando a vida do fiel uma existência eclesial. A fé não é uma opinião subjetiva, um fato privado, mas nasce de uma escuta, que se torna operativa no cristão a partir do Amor que o atrai para Cristo. Destina-se a tornar-se anúncio e ir “contagiando” a todos, que se tornam participantes, então, do caminho da Igreja, peregrina na história rumo à perfeição.

CAPÍTULO II – SE NÃO ACREDITARDES, NÃO COMPREENDEREIS – (cf. Is 7,9)

Mas a fé precisa de conhecimento, de verdade. Sem verdade a fé não salva. A compreensão da fé é aquela que nasce quando recebemos o grande amor de Deus, que nos transforma interiormente e nos dá olhos novos para ver a realidade. O amor tem necessidade da verdade porque somente fundado nela é que pode perdurar no tempo, superar o instante efêmero e permanecer firme para sustentar um caminho comum. Sem a verdade, o amor não pode oferecer um vínculo sólido, não consegue arrancar o eu para fora do seu isolamento, nem libertá-lo do instante fugidio para edificar a vida e produzir fruto. A verdade também precisa do amor pois a verdade que buscamos nos ilumina quando somos tocados pelo amor. É um modo relacional de olhar o mundo, que se torna conhecimento partilhado, visão na visão do outro e visão comum sobre todas as coisas.  No entanto, essa visão é precedida pela escuta. O conhecimento associado à palavra é sempre conhecimento pessoal, que reconhece a voz, se lhe abre livremente e a segue obedientemente. Ao escutar, a pessoa humana estabelece uma conexão com a visão, visão plena de todo o percurso. Essa síntese entre o ouvir e o ver se dá a partir da pessoa concreta de Jesus, que Se vê e escuta. Ele é a Palavra que se faz carne e um Rosto no qual se vê o Pai. Configurados a Jesus é que recebemos o olhar adequado para vê-lo, e seguindo o chamado, trilhamos o caminho do seguimento. A luz do Amor nasce quando somos tocados no coração, recebendo assim em nós a presença interior do amado, que nos permite reconhecer o seu mistério.

A luz da fé ilumina também o caminho de todos aqueles que procuram a Deus e oferece a contribuição própria do cristianismo para o diálogo com os seguidores das diversas religiões. O homem religioso procura reconhecer os sinais de Deus nas experiências diárias da sua vida, no ciclo das estações, na fecundidade da terra e em todo movimento do universo. Deus é luminoso, podendo ser encontrado também por aqueles que O buscam de coração sincero. Configurando-se como caminho, a fé tem a ver com a vida dos homens que, apesar de não acreditar, desejam-no fazer e não cessam de procurar. Na medida em que se abrem de coração sincero ao amor, já vivem, sem saber, no caminho para a fé: procuram agir como se Deus existisse.

CAPÍTULO III – TRANSMITO-VOS AQUILO QUE RECEBI – (cf. 1Cor 15,3)

A palavra recebida faz-se resposta, confissão, e assim ecoa para os outros, convidando-os a crer. É através de uma cadeia ininterrupta de testemunhos que nos chega o Rosto de Jesus. Esse tesouro está guardado vivo na memória da Igreja. O Amor, que é o Espírito, e que habita na Igreja, mantém unido entre si todos os tempos e nos faz contemporâneos de Jesus e Ele se torna, assim, o guia do nosso caminho na fé. Esse encontro tem um meio especial de ocorrer na Igreja: os sacramentos.

A natureza sacramental da fé encontra a sua máxima expressão na Eucaristia. A Eucaristia é atualização do mistério, em que o passado, como um evento de morte e ressurreição, mostra a sua capacidade de se abrir ao futuro, de antecipar a plenitude final. Há também o encontro do mundo visível ao invisível. O pão e vinho transformam-se no Corpo e Sangue de Cristo. Na profissão de fé, o Credo, fazemos a vida toda entrar em comunhão plena com o Deus vivo.

Ainda como elemento essencial na transmissão fiel da memória da Igreja está a Oração do Senhor, o Pai Nosso; nela, o cristão aprende a partilhar a própria experiência espiritual de Cristo e começa a ver com Seus olhos. O Decálogo, da mesma forma, apresenta as indicações concretas para sair do “eu”, fechado em si mesmo, e entrar em diálogo com Deus, deixando-se abraçar pela sua misericórdia, a fim de a irradiar.

Essa unidade da fé é precisamente o que dá a unidade da Igreja no tempo e no espaço, ou seja, a unidade de Deus conhecido e professado; direcionada ao único Senhor Jesus; partilhada por toda a Igreja, que é um só corpo e um só Espírito. Negar um artigo da fé equivale, portanto, a danificar o todo. Como serviço à unidade da fé e a sua transmissão íntegra, o Senhor deu à Igreja o dom da sucessão apostólica. Por seu intermédio, fica garantida a continuidade da memória da Igreja e é possível beber na fonte de onde surge a fé, assim a garantia da ligação com a origem nos é dada por pessoas vivas, o que equivale à fé viva que a Igreja transmite.

E essa fé viva tem uma ligação direta com o amor e, sendo assim, coloca-se ao serviço concreto da justiça, do direito e da paz. Sem esse amor divino, nada poderia manter verdadeiramente unidos os homens: a unidade entre eles seria concebível apenas enquanto fundada sobre a utilidade, a conjugação de interesses, o medo, mas não sobre a beleza de viverem juntos, nem sobre a alegria que a simples presença do outro pode gerar. Portanto, a fé não é um refúgio para gente sem coragem, mas a dilatação da vida: faz descobrir um grande chamado, a vocação do amor, e assegura que este amor é fiável, que vale a pena entregar-se a ele, porque o seu fundamento se encontra na fidelidade de Deus, que é mais forte do que toda a nossa fragilidade. Sendo assim, a fé nos ensina a ver que em cada homem há uma bênção para mim, que a luz do rosto de Deus me ilumina através do rosto do irmão e, assim, compreendemos a dignidade única de cada pessoa, enquanto imagem e semelhança de Deus. Da mesma forma, ao nos revelar o amor de Deus criador na exuberância da natureza, nos faz olhar com mais respeito esta natureza. A fé também afirma a possibilidade do perdão, uma vez que o bem é mais forte que o mal e que a unidade é sempre superior ao conflito. Quando a fé esmorece, esmorecem também os fundamentos do viver.

Falar da fé comporta falar também das provas dolorosas, mas é justamente na fraqueza e no sofrimento que sobressai e se descobre o poder de Deus, que supera a nossa fraqueza e o nosso sofrimento. O cristão sabe que o sofrimento não pode ser eliminado, mas pode adquirir um sentido: pode tornar-se ato de amor, entrega nas mãos de Deus que não nos abandona e, deste modo, ser uma etapa de crescimento na fé e no amor. Os que sofrem foram mediadores de luz para tantos homens e mulheres de fé, tal foi o leproso para São Francisco de Assis, ou os pobres para a beata Teresa de Calcutá. A fé não é luz que dissipa todas as nossas trevas, mas lâmpada que guia os nossos passos na noite, e isto basta para o caminho. Ao homem que sofre, Deus não dá um raciocínio que explique tudo, mas oferece a sua resposta sob a forma de uma presença que o acompanha.

Concluindo o percurso da fé, apresentamos o ícone perfeito da fé: Maria. Na Mãe de Jesus a fé mostrou-se cheia de fruto e, quando nossa vida espiritual dá fruto, nos enchemos de alegria, que é o sinal mais claro da grandeza da fé. Na sua vida, Maria realizou a peregrinação da fé seguindo o seu Filho. No centro de nossa fé encontra-se a confissão de Jesus, filho de Deus, nascido de mulher, que nos salva e nos introduz, pelo dom do Espírito Santo, na filiação adotiva. Por isso, rezamos: Ave-Maria…


(*) Patrícia de Moraes Mendes de Sousa, da Ordem Franciscana Secular, é teóloga.

Premium WordPress Themes Download
Download WordPress Themes
Download Best WordPress Themes Free Download
Free Download WordPress Themes
udemy free download
download lenevo firmware
Download Best WordPress Themes Free Download
free online course

Conteúdo Relacionado