Vida Cristã - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Terceiro domingo da Quaresma

Terceiro domingo da Quaresma

Mais abraços e menos pedras

 

Frei Gustavo Medella

A dor humana é território Sagrado. Dela devemos nos aproximar com reverência e espírito de acolhida. No Evangelho deste 3º Domingo da Quaresma, Jesus dá uma aula do modo pelo qual devemos nos aproximar uns dos outros, especialmente daqueles que padecem dores e sofrimentos no profundo de seu ser. O Sol do meio-dia no deserto simboliza as lutas e desafios da vida que provocam no ser humano uma sede de sentido. O poço representa as muitas formas pelas quais as pessoas buscam saciar esta sede. A samaritana é símbolo da humanidade ferida, já cansada da rotina de buscar água para saciar suas sedes profundas.

Jesus, ao se aproximar da finitude humana que ele mesmo se dispôs a provar, vem de modo discreto e dialogal. Nada deseja impor, mas propor. Mostra-se sedento e solidário ao mesmo tempo. Sedento porque participa da natureza humana; solidário porque consciente da missão que o Pai lhe confiara.

Oxalá aprendêssemos a saciar nossa sede na água que o Senhor nos oferece. Certamente nos tornaríamos mais solidários e menos solitários; mais inclusivos e menos seletivos; mais adeptos do abraço e menos dispostos a nos apedrejar por conta de nossas faltas e limites, dores e sofrimentos que, uns mais outros menos, todos nós carregamos.


FREI GUSTAVO MEDELLA, OFM, é o atual Vigário Provincial e Secretário para a Evangelização da Província Franciscana da Imaculada Conceição. Fez a profissão solene na Ordem dos Frades Menores em 2010 e foi ordenado presbítero em 2 de julho de 2011.


Imagem ilustrativa de Frei Fábio Melo Vasconcelos