Vida Cristã - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Solenidade de Cristo Rei

Solenidade de Cristo Rei

Torna-se difícil de tão fácil que é…

 

Frei Gustavo Medella

Jesus Cristo, Rei do Universo. Esta é a Solenidade proposta pela Igreja para fechar o ciclo de um ano litúrgico. É o coroamento de uma caminhada que começa com a preparação para o Natal, no Advento. A coroação de um Rei e a preparação do nascimento de um menino na periferia são as duas pontas que unem o ciclo da celebração de todo o Mistério Salvífico. Nesta disposição do calendário, a pedagogia divina conduz a Igreja em sua caminhada.

Na proposta cristã, céu e terra se fazem tão unidos que podem até causar certa confusão a ponto de nos desconcertar. Se olhamos apenas para cima à procura do Senhor, corremos sério risco de não encontrá-lo lá e de tropeçarmos n’Ele aqui embaixo, sem reconhecê-lo na figura do pobre, do doente, do faminto, do abandonado. Se O encontramos aqui e d’Ele nos compadecemos, abrem-se para nós as portas de lá e a bênção de Deus nos alcança aqui, revelando no fundo de nossas almas que Deus nos criou para sermos íntimos d’Ele.

Esta intimidade, nós a alcançamos vencendo nossa tendência à acomodação, ao egoísmo, à ganância e à exclusão. Deus está muito acessível, a todos, sem exceção. De tão fácil, torna-se difícil vivermos de verdade um encontro íntimo e profundo com o Senhor.


FREI GUSTAVO MEDELLA, OFM, é o atual Vigário Provincial e Secretário para a Evangelização da Província Franciscana da Imaculada Conceição. Fez a profissão solene na Ordem dos Frades Menores em 2010 e foi ordenado presbítero em 2 de julho de 2011.


Imagem ilustrativa de Frei Fábio Melo Vasconcelos