Vida Cristã - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Quarto domingo da Quaresma

Quarto domingo da Quaresma

É a lama! É a lama!

 

Frei Gustavo Medella

Na música “Águas de Março”, ao descrever os efeitos das chuvas acentuadas que normalmente marcam o terceiro mês do ano, o compositor Tom Jobim faz uma exclamação: “É a lama! É a lama!”. Lama que Jesus produz com a própria saliva para restituir a visão ao cego de nascença, conforme narra o Evangelho deste 4º Domingo da Quaresma (Jo 9,1-41). Lama da Salvação! O Papa Francisco, desde o início de seu Pontificado, declarou que prefere uma Igreja ferida e enlameada por conta de sair ao encontro da humanidade nas durezas do caminho a uma Igreja adoentada, porque encerrada na ilusória pseudo-segurança da autorreferencialidade. A lama do caminho, a exemplo daquela produzida por Jesus, é fonte de cura para a cegueira do clericalismo, do mundanismo e de outros “ismos” que nos impedem, enquanto Igreja de Cristo, de manter-nos em sintonia de fidelidade com Aquele que nos enviou.

O que significa ser uma Igreja em saída?  Em primeiro lugar, renovar a certeza e a consciência de que a Igreja somos todos os batizados e batizadas em estado permanente de comunhão e missão. Sendo assim, o convite maior é aprendermos a ressignificar pela fé nossa adesão ao projeto de Deus. Cultivar a solidariedade e colocar-se a serviço daqueles que estão em situação de vulnerabilidade é expressão da Igreja em saída.

No que diz respeito à ação pastoral organizada, também há diferentes meios de manter-se em saída, especialmente manifestando a proximidade e a comunhão do coração com aqueles que necessitam.

A promoção da partilha e da solidariedade daqueles que têm mais condições econômicas, financeiras e estruturais com uma grande multidão em situação de extrema pobreza também deve estar no foco de nossas ações e preocupações enquanto Igreja em saída.

São apenas algumas rápidas ideias. Muitas outras o Senhor há de suscitar em nossos corações, ajudando-nos vencer as cegueiras interiores que o medo e o egoísmo podem instalar em nós, especialmente neste tempo de crise que estamos atravessando.


FREI GUSTAVO MEDELLA, OFM, é o atual Vigário Provincial e Secretário para a Evangelização da Província Franciscana da Imaculada Conceição. Fez a profissão solene na Ordem dos Frades Menores em 2010 e foi ordenado presbítero em 2 de julho de 2011.


Imagem ilustrativa de Frei Fábio Melo Vasconcelos