Vida Cristã - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Santa Mãe de Deus, Maria

Solenidade Santa Mãe de Deus, Maria

A importância de vacinar o coração

 

Frei Gustavo Medella

“Quanto a Maria, guardava todos estes fatos e meditava sobre eles no coração” (Lc 16,19). Talvez se fôssemos fazer uma “radiografia” de nosso coração neste ano que passou, certamente iríamos encontrar muitos fatos gravados, que foram, e continuam sendo, para nós motivo de meditação. As mudanças repentinas impostas pela pandemia foram capazes de despertar em cada pessoa um verdadeiro turbilhão de sentimentos surgidos a partir do imperativo de ter de lidar, da noite para o dia, com perdas, medos, incertezas, renúncias e transformações profundas.

Iniciar um novo ano é, sem dúvida, momento de recobrar a força e renovar a esperança. No entanto, a alteração no calendário não representa ainda uma mudança significativa no cenário que estávamos vivendo até então. A pandemia continua em vigor e o vírus permanece ativo. Não é hora de nos iludirmos ou de ignorarmos a gravidade do momento.

Celebrar, ao mesmo dia, a Solenidade da Mãe de Deus, o Dia Mundial da Paz e o Dia da Fraternidade Universal deve nos impulsionar a sermos cada vez mais unidos, ainda que distanciados pelas exigências pandêmicas. Esperamos no recurso da vacina uma verdadeira injeção de vida nova em nossa caminhada. Oxalá esta injeção não seja só física e biológica, mas também chegue ao nosso coração, tornando-o um pouco mais semelhante ao Coração de Jesus e ao de sua Mãe.


FREI GUSTAVO MEDELLA, OFM, é o atual Vigário Provincial e Secretário para a Evangelização da Província Franciscana da Imaculada Conceição. Fez a profissão solene na Ordem dos Frades Menores em 2010 e foi ordenado presbítero em 2 de julho de 2011.


Imagem ilustrativa de Frei Fábio Melo Vasconcelos