Vida Cristã - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Batismo do Senhor

Batismo do Senhor

 Os fundamentos do Discipulado

 

Frei Gustavo Medella

O discurso de São Pedro (At 10,34-38), proclamado na 1ª Leitura deste Domingo em que se celebra o Batismo do Senhor, apresenta o núcleo da missão cristã na qual, pelo Batismo, o discípulo é mergulhado. Coloca em destaque o fundamento sobre o qual todos os outros expedientes da caminhada de fé devem estar embasados:

1) O Deus de Jesus Cristo não faz acepção de pessoas. Não existe, portanto, na lógica cristã, qualquer justificativa para se considerar alguém mais ou menos merecedor da Graça de Deus, que é dom da liberalidade divina e não prêmio para quem se destaca. A tentação de se privilegiar alguém pela posição social, pelo tamanho da conta bancária, pela origem ou por qualquer outro motivo não coaduna com o modo de ser proposto por um Deus que não distingue pessoas.

2) Ele valoriza quem O teme e pratica a justiça. Temor é respeito. Não é medo. Respeitar a Deus pressupõe necessariamente a prática do respeito em relação ao próximo, aos bens da criação, às relações. Agir com respeito significa praticar a justiça.

3) Ele ensina a fazer o bem. Curar os doentes, erguer os caídos e libertar os cativos foram ações que bem expressaram a disposição contínua e permanente que Jesus cultivava para praticar o Bem. Para o Mestre, toda e qualquer ocasião era uma oportunidade única para amar.

A celebração do Batismo do Senhor nos leve a abraçar com mais entusiasmo a proposta de vida plena que Jesus diariamente nos apresenta.


FREI GUSTAVO MEDELLA, OFM, é o atual Vigário Provincial e Secretário para a Evangelização da Província Franciscana da Imaculada Conceição. Fez a profissão solene na Ordem dos Frades Menores em 2010 e foi ordenado presbítero em 2 de julho de 2011. 


Imagem ilustrativa de Frei Fábio Melo Vasconcelos