Vida Cristã - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Ascensão do Senhor

Ascensão do Senhor

Negar a realidade em nome da fé é blasfêmia e ofensa a Deus

 

Frei Gustavo Medella

“Não vos cabe saber os tempos e os momentos que o Pai determinou com a sua própria autoridade”. A pandemia do novo coronavírus veio mostrar ao mundo que o ser humano sabe muito menos do que imaginava saber. Todo acúmulo de informação proporcionado pelos avanços da ciência e da tecnologia não conseguiu dar conta de responder a questões que se impunham, alteraram o ritmo da vida e causaram grande desconforto.

Neste contexto, a postura de fé deixada como herança por Jesus Cristo deve levar a pessoa que crê a um discernimento profundo e necessário diante da concretude dos fatos. Negar a gravidade da situação, desprezar a ciência, julgar-se inatingível porque protegido por Deus são atitudes de blasfêmia diante da proposta que Deus em Jesus Cristo apresenta à humanidade. No mistério de sua bondade infinita, o Senhor oferece o Espírito Santo, que não é uma redoma ou um campo de força que faz do crente um super-herói inatingível . Ao contrário, o grande dom do Espírito é a consciência que pela fé cada um pode alcançar de que, mesmo limitado, suscetível e frágil, somos profundamente amados e, neste amor, chamados a testemunhar a bondade de Deus presente em nós e entre nós. Este é o legado que Jesus nos deixa, junto com o Pai, pela força do Espírito Santo.


FREI GUSTAVO MEDELLA, OFM, é o atual Vigário Provincial e Secretário para a Evangelização da Província Franciscana da Imaculada Conceição. Fez a profissão solene na Ordem dos Frades Menores em 2010 e foi ordenado presbítero em 2 de julho de 2011.


Imagem ilustrativa de Frei Fábio Melo Vasconcelos