Vida Cristã - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

6º Domingo do Tempo Comum

6º Domingo do Tempo Comum

Jesus escolhe encher-se de compaixão

 

Frei Gustavo Medella

“Jesus, cheio de compaixão, estendeu a mão, tocou nele e disse: ‘Eu quero, fica curado!’” (Mc 1, 40-45). Diante do apelo cheio de fé e de esperança que o leproso lhe faz, Jesus escolhe se encher de compaixão. Poderia ter escolhido se encher de indiferença e ter dado de ombros para aquele homem que vagava perdido diante de seu drama. “Não é problema meu, mas seu e de seus antepassados que pecaram”, poderia dizer Jesus em consonância ortodoxa com a tradição religiosa à qual pertencia. Certamente não seria tachado de herege. Poderia ainda optar por encher-se de legalismo e, contemplando naquela figura abjeta a encarnação da impureza, rechaçar sua presença e ordenar que se afastasse imediatamente. Estaria cumprindo o stricto senso da lei.

O Filho de Deus, no entanto, prefere encher-se de compaixão. Sabe enxergar naquele que sofre um irmão de caminhada, alguém que precisa da mão estendida para que possa se reerguer. Dentre a imensa gama de posturas e sentimentos humanos, Jesus escolhe a misericórdia, aquela porta estreita que permite à pessoa se tornar um pouco mais parecida com Aquele que é Todo Bondade. Não é um olhar de pena, mas uma postura ativa de reconhecer a dignidade do outro e de fazer de tudo para que este outro se reencontre como filho amado de Deus.

Em tempos de polêmicas inúteis e vazias, quando grupos que se dizem católicos preferem encher-se de arrogância, de ódio e de espírito de divisão, mais uma oportunidade o Mestre nos oferece de percorrermos o caminho da compaixão. Por que tanta teimosia e resistência em agir da maneira que Jesus propôs? Por que insistir nas fórmulas arbitrárias de se conceber a fé e a religião? Será que estes cristãos se esquecem que foram estas fórmulas condenatórias e arrogantes que levaram Aquele a quem dizem seguir à morte na cruz? A compaixão é que vai nos salvar.


FREI GUSTAVO MEDELLA, OFM, é o atual Vigário Provincial e Secretário para a Evangelização da Província Franciscana da Imaculada Conceição. Fez a profissão solene na Ordem dos Frades Menores em 2010 e foi ordenado presbítero em 2 de julho de 2011.


Imagem ilustrativa de Frei Fábio Melo Vasconcelos