Vida Cristã - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

2º Domingo do Tempo Comum

Segundo Domingo do Tempo Comum

A vida Cristã e a dinâmica das Bodas de Caná

 

Frei Gustavo Medella

“Eles não têm mais vinho!” Pode parecer até um fato inusitado, mas não é incomum que o vinho venha a faltar, especialmente quando pensamos em nossa frágil humanidade. Às vezes nos falta o vinho do bom senso, da paciência, da generosidade, da gratidão, da alegria… Com frequência, nossos reservatórios não estão tão cheios destas e de outras virtudes o quanto gostaríamos que estivessem. Em ocasiões mais críticas, chegam a se esvaziar quase totalmente. A falta de perspectiva e de sentido naquilo que somos e fazemos pode tornar o nosso dia a dia “aguado”, e assim a alegria da festa se esvaece diante da preocupação pela falta do principal.

Jesus não dá de ombros diante de nossas aflições e deseja nos mostrar que é no discreto e no silencioso de nossa existência que devemos insistir para reencontrar o sabor de viver e de festejar. A partilha de preocupação de Maria, o enchimento das talhas, a transformação da água em vinho, tudo foi operado nos bastidores, sem alarido ou espetáculo. O efeito milagroso, no entanto, foi notado e partilhado por todos os convidados da festa.

A vida cristã, quando abraçada neste espírito de proximidade e abertura à ação de Deus, assume esta mesma dinâmica das Bodas de Caná. É silenciosa, mas transformadora; discreta, mas decisiva; simples, mas capaz de profundas mudanças, sempre para melhor, à exemplo do vinho novo distribuído quase no fim da festa.


FREI GUSTAVO MEDELLA, OFM, é o atual Vigário Provincial e Secretário para a Evangelização da Província Franciscana da Imaculada Conceição. Fez a profissão solene na Ordem dos Frades Menores em 2010 e foi ordenado presbítero em 2 de julho de 2011. 


Imagem ilustrativa de Frei Fábio Melo Vasconcelos