Vida Cristã - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

29º Domingo do Tempo Comum

29º Domingo do Tempo Comum

É para baixo que se sobe

 

Frei Gustavo Medella

Jesus segue com sua catequese sobre o Reino de Deus. No último domingo, a partir do encontro com o homem rico, apresentou-nos que o caminho do discipulado não se faz com mochila cheia e pesada, com acúmulo de bens e de dinheiro. Ao contrário é o despojamento que confere ao discípulo a liberdade e a agilidade necessárias para empreender esta viagem de amor e de fé. Recordamos ainda que a primeira Leitura explicitava o fato de a sabedoria ser muito mais valiosa do que ouro. A realização plena não se compra com conta bancária recheada ou com investimentos em paraísos fiscais.

Neste domingo, quando se celebra também o Dia Mundial das Missões, Jesus ensina, a partir do pedido de dois de seus discípulos próximos, Tiago e João, que o discipulado não é uma carreira profissional, onde a trajetória sonhada se constitui numa subida de degraus que levam ao poder e à fama. A direção, aliás, é oposta. No Reino, a grandeza se alcança descendo a escada da humildade e da entrega. O único poder do qual Jesus fez questão foi o de se colocar como servo de todos, sem exceção. É esta lição, aparentemente paradoxal, daquele que sobe descendo, que a Profecia de Isaías (Is 53,10-11), proclamada na Primeira Leitura, vem confirmar ao apresentar a figura do “Servo Sofredor”.

As lições do Reino apresentadas por Jesus são sempre um desafio. Com facilidade, em termos individuais, comunitários e até eclesiais, pode-se ceder à tentação de seguir por outro caminho, mais confortável para o ego, mais conforme aos valores propagados no contexto atual. Vencer a tentação da fama, da ganância e do prazer é tarefa cotidiana de quem se dispõe a seguir os passos do “Servo Sofredor”.


FREI GUSTAVO MEDELLA, OFM, é o atual Vigário Provincial e Secretário para a Evangelização da Província Franciscana da Imaculada Conceição. Fez a profissão solene na Ordem dos Frades Menores em 2010 e foi ordenado presbítero em 2 de julho de 2011.


Imagem ilustrativa de Frei Fábio Melo Vasconcelos