Vida Cristã - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

25º Domingo do Tempo Comum

25º Domingo do Tempo Comum

Quando a Banda passa…

 

Frei Gustavo Medella

Os versos da Canção “A Banda”, de Chico Buarque, são uma verdadeira obra de arte que, ao ritmo da letra e da melodia permitem ao ouvinte criar na mente a imagem do desfile festivo de uma banda pelas ruas de uma cidade do interior. A passagem da banda, que “toca coisas de amor” é um divisor de águas na vida daqueles que têm a graça de “ver a banda passar”. Toca e transforma o coração de quem por um instante deixa tudo para deixar-se contagiar por aquela magia de arte e beleza.

De acordo com o poeta, com o passar da banda, a gente sofrida se despede da dor, o homem sério – um investidor ou executivo, quem sabe? – para de contar o dinheiro e tem ali a chance de ouro de perceber que nem tudo na vida o dinheiro compra. O contador de vantagem também para e percebe que nem sempre precisa ser vencedor em tudo; muitas vezes basta dar passagem à alegria e à humildade. Até a moça feia chega na janela, “pensando que a banda tocava pra ela”; e tocava mesmo, afinal, a quem ama o feio, bonito lhe parece: também a feia pode ser bela.

A passagem da banda é para todos, sem exceção, possibilidade de reencanto pela vida e renovação da esperança. Não importa se alguns tenham acompanhado o desfile desde o início e outros apenas tenham chegado para o final. O amor que a banca toca se distribui igualmente para todos.

Talvez a imagem oferecida pela canção possa ajudar-nos a compreender um pouco mais profundamente a mensagem de Jesus no Evangelho deste 25º Domingo do Tempo Comum, quando Ele conta a Parábola dos trabalhadores da vinha, contratados em horas diferentes e que, ao fim do dia, são recompensados com a mesma quantia. À princípio, o que poderia parecer uma injustiça, apresenta-se como uma generosidade sem igual de quem amorosamente deseja distribuir o melhor de si para todos, sem exceção. Este é o nosso Deus!
______________________________________________________________________________

FREI GUSTAVO MEDELLA, OFM, é o atual Vigário Provincial e Secretário para a Evangelização da Província Franciscana da Imaculada Conceição. Fez a profissão solene na Ordem dos Frades Menores em 2010 e foi ordenado presbítero em 2 de julho de 2011.


Imagem ilustrativa de Frei Fábio Melo Vasconcelos