Vida Cristã - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

1º Domingo do Advento – Ano B

Primeiro domingo do Advento

O que significa manter-se acordado?

 

Frei Gustavo Medella

O sono, para qualquer ser vivo, tem função restauradora. É o descanso necessário ao organismo a fim de que conserve sua saúde, seu equilíbrio e seu bem-estar. Dormir não é um privilégio ou um luxo, mas um direito e uma necessidade fisiológica. Certamente, ao se utilizar da metáfora do sono no Evangelho deste I Domingo do Avento (Mc 13,33-37), Jesus não se refere à necessidade biológica comum a todos os viventes.

Sono, neste caso, designa muito mais uma postura de fechamento em si e de egoísmo que impede ao ser humano de fazer uma experiência profunda de Deus nos dias que lhe foram concedidos neste mundo. Viver apenas em função dos próprios interesses, buscar sempre levar vantagem em toda e qualquer situação e fechar-se ao apelo de quem sofre são posturas que afastam o ser humano da consciência da própria finitude e o impedem de olhar além, contemplando, pela fé, um horizonte de uma eternidade feliz junto a Deus.

Manter-se acordado significa, então, entregar-se com coragem à direção do Espírito, na certeza de que o Senhor está próximo, no tempo e no espaço, inspirando sempre as melhores atitudes de solidariedade, doação de si e amor, sintetizadas por Ele na imagem singela de um menino envolto em panos rudes sobre um ninho de palha seca. Tornar-se criança frágil foi o melhor modo que Aquele que tem o poder de “derreter as montanhas” (Cf. Is 64,2) encontrou para ensinar àqueles a quem ama absolutamente o caminho da vigilância, da perseverança e da paz.

“A luz de Cristo, que esperamos neste Advento, enxugue todas as lágrimas, acabe com todas as trevas, consolem quem está triste e encha nossos corações da alegria de preparar sua vinda neste novo ano de graça!” (Oração para o acendimento da primeira vela da Coroa do Advento)


FREI GUSTAVO MEDELLA, OFM, é o atual Vigário Provincial e Secretário para a Evangelização da Província Franciscana da Imaculada Conceição. Fez a profissão solene na Ordem dos Frades Menores em 2010 e foi ordenado presbítero em 2 de julho de 2011.

Imagem ilustrativa de Frei Fábio Melo Vasconcelos