Vida Cristã - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

12º Domingo do Tempo Comum

12º Domingo do Tempo Comum

Ninguém precisa ser melhor do que ninguém

 

Frei Gustavo Medella

“Nunca conheci quem tivesse levado porrada. Todos os meus conhecidos têm sido campeões em tudo”
Poema em Linha Reta (Álvaro de Campos – Heterônimo de Fernando Pessoa)

Primeiramente um pedido de perdão se os versos que abrem esta reflexão não tragam termos dos mais polidos. No entanto, acenam para uma tendência muito arraigada no coração humano, que é a de viver a partir de aparências. É natural o fato de a pessoa desejar se distinguir por seus atributos mais nobres: força, coragem, beleza, habilidade, competência etc. Quanto às fraquezas, medos, covardias, infantilismos e egoísmos, cada um prefere guardar só para si e nem pensar muito nisso.

Defeitos e falhas, é sempre mais fácil e melhor perceber no outro e, se minha insegurança for muito elevada e a autoestima muito baixa, colocar em relevo as misérias alheias pode até mesmo fazer com que eu me sinta um pouco menos miserável. Esta é a queixa que o Profeta Jeremias apresenta na 1ª Leitura (Jr 20,10-13) diante daqueles que ficam lhe observando a fim de pegá-lo em alguma falha para lançar aos quatro ventos as fragilidades do profeta. Diante de tais investidas, Jeremias escolhe confiar na Justiça Divina.

No Evangelho (Mt 10,26-33), Jesus ensina que o esforço do ser humano em esconder a verdade sobre si é ilusório e inútil, “pois nada há de encoberto que não seja revelado, e nada há de escondido que não seja conhecido” (v. 26b). Com esta exortação, Jesus não deseja que saiamos pelo mundo considerando-nos as piores pessoas que existem, nem que fiquemos publicando nossas misérias e pecados. O mais sensato e maduro, neste caso, é reconhecer que todos temos falhas mas que, com o auxílio generoso de Cristo, temos condições de lançar luzes sobre nossas sombras e caminhar na luz do discernimento. Ninguém precisa ser melhor do que ninguém. Basta que sejamos bons e honestos diante de Deus, pois assim o seremos também diante das pessoas.


FREI GUSTAVO MEDELLA, OFM, é o atual Vigário Provincial e Secretário para a Evangelização da Província Franciscana da Imaculada Conceição. Fez a profissão solene na Ordem dos Frades Menores em 2010 e foi ordenado presbítero em 2 de julho de 2011.


Imagem ilustrativa de Frei Fábio Melo Vasconcelos