Vida Cristã - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Liturgia, obra de Deus

29/02/2016

calice_29

Frei Alberto Beckhäuser, OFM

Antes de ser ação da Igreja, a Liturgia é obra de Deus.

A palavra liturgia é composta de dois termos: lêiton, daí laós, que em grego significa povo, o público, a comunidade, e érgon, que significa, obra, ação. Então, liturgia significa obra ou ação em favor do povo.

Na Grécia antiga usava-se a palavra liturgia ao menos em três sentidos: qualquer obra em favor do povo; um serviço religioso sacerdotal em favor do povo; e qualquer serviço de alguém em favor de outra pessoa.

Na Bíblia do Antigo Testamento a palavra liturgia era usada nestes dois sentidos: o serviço religioso em favor ou em nome do povo, e qualquer serviço prestado ao próximo.

A Carta aos Hebreus chama liturgia o serviço da Salvação que Jesus Cristo prestou à humanidade através do mistério da Encarnação, Vida, Paixão-Morte, Ressurreição, Ascensão aos Céus e Envio do Espírito Santo. Por essa sua atitude de obediência ao Pai, Jesus restabeleceu a comunhão da humanidade com Deus. A essa ação chamamos Mistério Pascal.

Jesus, por sua vez, na força do Espírito Santo, confiou aos Apóstolos este seu serviço de Salvação à humanidade.

A Igreja, por sua vez, exerce esta função de serviço de salvação à humanidade de duas maneiras.

Primeiro, através do memorial testamentário. O testamento de Jesus é o novo mandamento, o mandamento do amor: “Amai-vos uns aos outros como eu vos amei”. A ação da caridade constitui uma verdadeira liturgia: Serviço de salvação à humanidade. É a Liturgia vivida. Dessa forma, a Igreja, comunidade de amor, é sacramento, é sinal e instrumento de salvação.

A segunda maneira de prestar este serviço de salvação à humanidade é pelo memorial celebrativo ou ritual. Fazendo memória da Obra da salvação de Deus, através de sinais sensíveis e significativos da obra da Salvação, a Igreja torna presente, atualiza esta obra. É aquilo que a Igreja chama, propriamente, de Liturgia. Assim, a Liturgia supera infinitamente a nós; ela é obra da Santíssima Trindade, é obra de Jesus Cristo. A Liturgia é um Dom de Deus concedido à humanidade por Cristo e em Cristo, na força do Espírito Santo.

Pela celebração da Obra de Deus da Salvação realiza-se a comunhão de amor e de vida entre Deus e a humanidade. Por isso, não devemos querer apropriar-nos da Liturgia, mas deixar-nos possuir por ela. A Liturgia não nos pertence. Não podemos querer conduzir a Liturgia, mas deixar-nos conduzir por ela.

A Liturgia tem sua fonte em Deus mesmo, na Santíssima Trindade. Deus é Liturgia, intercomunhão de vida e de amor entre as Três Pessoas da Santíssima Trindade. Na plenitude dos tempos, Deus é Liturgia no mistério da Encarnação do Filho, por Quem e para Quem todas as coisas foram feitas. Deus serve à humanidade não só na obra da criação, mas também na obra da Salvação por Cristo e em Cristo. Deus, a Trindade Santa, é Liturgia através da obra da Salvação do Filho feito homem, por quem Deus reconcilia toda a humanidade consigo mesmo e restabelece a comunhão divino-humana. Por esta obra Jesus presta o verdadeiro culto ao Pai em espírito e verdade, culto este que Cristo deixa a toda a humanidade como Dom.

Pela Liturgia celebrada, a Igreja atualiza este culto de Jesus Cristo prestado ao Pai e participa sacramentalmente dele. A Liturgia celebrada é o momento histórico da Salvação no qual o ser humano é santificado e Deus é glorificado.


 Frei Alberto Beckhäuser, OFM, é natural de Forquilhinha (SC). Doutorado em Teologia com especialização em Liturgia, desde 1967 acompanha de perto a grande caminhada pós-conciliar da reforma e  da renovação litúrgica no Brasil, da qual se tornou um dos protagonistas. Frei Alberto continua a escrever, a dar cursos e palestras e a lecionar Liturgia em várias Escolas Teológicas, particularmente no Instituto Teológico Franciscano, em Petrópolis (RJ).

Premium WordPress Themes Download
Download WordPress Themes Free
Download WordPress Themes Free
Premium WordPress Themes Download
ZG93bmxvYWQgbHluZGEgY291cnNlIGZyZWU=
download xiomi firmware
Download WordPress Themes Free
udemy paid course free download

Conteúdo Relacionado