Vida Cristã - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Jonas: a parábola do medroso e da esperança de salvação universal

07/07/2012

Frei Jacir de Freitas Faria

Setembro chega e com ele o já tradicional estudo específico de um dos livros da Bíblia pelas comunidades. Assim, setembro torna-se o mês da Bíblia. Por estar próximo ao dia dedicado ao patrono da Bíblia, São Jerônimo (347-430 Era Comum), aquele que traduziu a Bíblia para o latim, o quarto domingo de setembro é dedicado à Bíblia, a carta magna da fé judaica e cristã. O substantivo Bíblia nos remete a um outro, biblioteca. É isso mesmo. A Bíblia é uma biblioteca composta de livros, os quais fazem parte de uma literatura que levou séculos para ser escrita. Parafraseando o grande mestre da leitura popular da Bíblia, Frei Carlos Mesters, a Bíblia nasceu da vontade de o povo ser fiel a Deus e a si mesmo. Nasceu da preocupação de transmitir aos outros e a nós essa fidelidade. Ela nasceu sem rótulo. Só mais tarde, o próprio povo descobriu nela a expressão da vontade e da presença real de uma Palavra Santa.[1]

Divididos em Primeiro e Segundo Testamentos, os livros da Bíblia estão organizados em forma de uma grande inclusão, no início (Gênesis) e no fim (Apocalipse) encontramos a referência ao Éden, o paraíso da economia vivida na liberdade e na fraternidade entre homens e mulheres. No centro, nos livros de Malaquias e Mateus, temos duas personagens ímpares do judaísmo e cristianismo, Elias e Jesus. Elias voltará e Jesus veio para nos propor, na inspiração da fé judaica, o Reino de Deus, que tem como baliza fundamental a opção pelos pobres e oprimidos de ontem e de hoje. É o que veremos nos textos das leituras que passamos a comentar.

O livro proposto pela Conferência Nacional dos Bispos de Brasil – CNBB -, nesse ano de 2010, é o de Jonas. Tendo como tema: “Jonas: conversão e missão”, e lema: “Levanta-te e vai à grande cidade” (Jn,1,2), a milenar reflexão dessa parábola quer nos convidar à conversão, ao diálogo com outras culturas e povos. Israel não poderia manter-se preso ao mundo judaico. A salvação era para todos, inclusive o opressor da grande cidade, Nínive.

O período da reflexão proposta pelo livro de Jonas é o ano 400 antes da Era Comum, período da reconstrução de Israel. O livro denuncia a mentalidade exclusivista dos judeus, exacerbada por Neemias e Esdras. De forma anacrônica, o texto remete a outro período histórico sem relação concreta com a situação, já que aponta os pecados da cidade de Nínive, capital da Assíria (1,1-2). Nínive ficou na memória do povo de Israel como símbolo das crueldades do sistema opressor assírio ( cf. Is 10,5-15; Sf 2,13-15).

Nesse contexto, o livro propõe ao povo de Nínive a penitência (3,7-9). Deus terá misericórdia para com Nínive (3,10), que representa do opressor. Basicamente, o livro atribuído a Jonas objetiva discutir a universalidade da salvação.

A história, alegoria ou parábola de Jonas baseia-se em uma dupla esperança, a salvação para todos, não somente para os judeus (4); 2), uma vez que Deus também salva e ama o opressor convertido (3,10).[2]
O livro de Reis fala de um profeta chamado Jonas, filho de Amati, que era de Gad-Ofer (2Rs 14,25). Este, com certeza, não é o mesmo Jonas do livro. Sobre Jonas, conta o apócrifo Vida dos Profetas 10, 1- 11 que: era da região de Cariat-Maús, perto da cidade grega de Azoto, próximo ao mar. Quando foi vomitado pelo monstro marinho, andou até Nínive e depois voltou, mas não ficou na sua pátria, pois levou consigo sua mãe e foi morar no território de Sur (Tiro) em país estrangeiro, dizendo, assim evitarei o escândalo por ter profetizado a mentira contra Nínive, a grande cidade (Jon 4,1-2). Na época em que Elias estava censurando a casa de Acab, e havia pedido a (Deus) que houvesse uma fome sobre a terra, ele fugiu. Achou uma viúva com seu filho (pois não aguentava ficar com os incircuncisos). Ele a abençoou. E quando seu filho morreu, Deus o ressuscitou de entre os mortos por Elias, pois queria lhe mostrar que não é possível fugir longe de Deus. 7. Depois da fome, ele se levantou e foi para a terra de Judá. Sua mãe morreu durante a viagem e ele a enterrou perto do carvalho de Débora (Gen 35,8). Depois de ter morado na terra de Seir (Edon) onde morreu e foi enterrado no túmulo de Quenez, que havia sido juiz de Israel no tempo da anarquia (= dos Juízes, 16,3), ele deu um sinal sobre Jerusalém e o país inteiro, que quando ouvissem uma pedra gritar amargamente, o fim estaria próximo. E quando vissem todos os gentios em Jerusalém, (era o sinal de que) a cidade inteira seria arrasada até o chão.

O livro de Jonas é uma parábola, uma história contada pelo povo de Deus para falar de cada um de nós, quando temos medo de ser profetas. A nossa vida é marcada por essa dinâmica vocacional de sermos enviados por Deus e de, ao mesmo tempo, rejeitarmos a proposta divina. Jonas somos todos nós, quando cultivamos medos que nos impedem de seguir adiante. Medo de sair proclamando a Palavra que liberta. Medo de mergulhar no sagrado, de assumir as responsabilidades que a vida nos impõe. Jonas nos convoca a adentrar no mais profundo de nós mesmos, a fazer uma viagem interior ao túnel do tempo, para superar traumas e recobrar forças para viver o presente intensamente. Não por menos, Jonas, em hebraico Yoná, significa “pomba de asas aparadas”.[3] Jonas é todo aquele que prefere ficar na “baleia” – peixe grande – , descansando sem assumir a sua missão.

Deus chama Jonas, mas ele não aceita a difícil tarefa de ir a Nínive, a cidade do inimigo povo assírio, aquele que havia destruído o seu povo, Israel. Jonas não acredita que Deus o chama para anunciar a Boa-Nova ao opressor. Ele não crê que o opressor possa se salvar. Deus chama Jonas para profetizar, mas ele foge. Ele prefere ir para uma “Colônia de férias”, a cidade de Tarsis. E para lá se embarca. No barco, a caminho de Tarsis, ocorre uma terrível tempestade, o capitão e os marinheiros que o interrogam representam Deus que continua a desafiá-lo. Uma tempestade assola os viajantes. Para salvar a todos, Jonas propõe que ele seja jogado ao mar. No fundo do mar, lugar do mal e das incertezas, Jonas cai justamente no interior de um peixe grande. Nesse momento, Jonas toma consciência de seus atos, mergulha no silêncio de si mesmo e enfrenta o monstro marinho, lugar do perigo, que mora dentro dele mesmo.

A vocação de Jonas, o profeta da parábola, corresponde a uma dimensão de nossa consciência: a do medo. Deus nos chama, mas temos medo de perder a representação de Deus. Queremos que Deus seja aquilo que projetamos dele. Deus nos surpreende. Ele surpreendeu Jonas, que mora dentro de nós.

[1] Cf. Faria, Jacir de Freitas, Roteiros Homiléticos, Vida Pastoral, 274. São Paulo: Paulus, p. 45-46. 
[2] Cf. FARIA, Jacir de Freitas, Profetas e profetisas na Bíblia. São Paulo: Paulinas, 2006. 
[3] Cf. LELOUP, Jean-Yves, Caminhos da realização. Dos medos do eu ao mergulho do ser, Petrópolis: Vozes, 2000, p. 17-79. 

Free Download WordPress Themes
Premium WordPress Themes Download
Download Nulled WordPress Themes
Free Download WordPress Themes
udemy free download
download redmi firmware
Download Nulled WordPress Themes
lynda course free download

Conteúdo Relacionado