Vida Cristã - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Jesus e o Reino: um projeto de secularização

21/11/2019

                                                                                                                 Imagem ilustrativa (Annibale Carracci -1560–1609)

 

Pe. Ademir Guedes Azevedo, cp

No debate sobre secularização e cristianismo, a categoria de Reino de Deus é fundamental para entrarmos no núcleo da questão. Além do estilo de Jesus que refaz a imagem de Deus a partir de uma transcendência que caminha dentro da história (encarnação), tudo o que Ele disse e fez foi para preparar uma vida nova, diferente daquela pregada pela religião de sua época. Tudo isso é compendiado na ideia de Reino de Deus. Quem colabora com esta reflexão é o teólogo uruguaio Juan Luis em seu livro “Ese Reinodesgrabación de 6 charlas sobre el Reino de Dios”. Pessoalmente, busco identificar a ideia de Reino com aquela de secularização, que para mim se cruzam de tal modo a serem vistas como irmãs gêmeas.

A coisa mais importante em todo o ministério secularizado de Jesus foi: “Cumpriu-se o tempo e está chegando o Reino de Deus; arrependei-vos e crede no Evangelho” (Mc 1,15). Por que se encontra no início do Evangelho esta notícia? A questão se esclarece só quando compararmos o modo de ser de Jesus com aquele de João Batista. Para este último, o Reino é algo já pronto, enquanto para Jesus se trata de um projeto que se deve preparar. João entende o Reino como um anúncio, Jesus como uma boa notícia. Para João, o Reino é iminente, por isso está próximo o juízo de Deus: “O machado já está posto à raiz das árvores, e toda árvore que não der bom fruto será cortada e jogada ao fogo”. (Lc 3,9). Ele vai chegar para julgar e só aqueles que fazem penitência serão livres do juízo terrível de Deus. Jesus, ao contrário, sonha o Reino como libertação total do homem e isso se faz só a longo prazo, necessita ser construído nas relações pessoais. Trata-se de uma dinâmica paciente por meio da qual não podemos estabelecer um tempo definitivo. Tudo depende do coração do homem e da sua abertura para acolher a boa notícia. Por isso, o Reino para Jesus é um projeto secularizado, visto que vai acontecendo dentro das coisas concretas da vida e acompanha o processo de maturidade da liberdade humana.

Enquanto João Batista está fortemente ligado à ideia de juízo, como aquele dia tremendo, Jesus se põe fora desta tradição religiosa, pois vai além dos preceitos religiosos que coagem e sufocam a liberdade humana. Jesus caminha na esteira do tempo, do cotidiano. Para Ele, a libertação de Deus acontece de modo lento, não pode gerar medo. Deve restabelecer toda a dignidade da pessoa. A propósito, este vocabulário que surge da prática de Jesus (vida, verdade, libertação, mansidão, cura etc.) não serão as grandes linhas mestras das revoluções modernas e atuais que sonham e lutam pela paz na sociedade? Não são estes ideais que constituem a energia erótica de tantos movimentos populares que resistem pacificamente contra as políticas desumanas que insistem em retomar as formas totalitárias de governar? Eis porque o Reino será sempre a ação mais autêntica de construir relações verdadeiras e sólidas em todos os tempos. É realmente um projeto a ser construído!

Como João Batista concebe o Reino em perspectiva de anúncio (linguagem típica da religião de normas e preceitos), o estilo de vida que nasce daqui é aquele isolado e rígido. Ele vive no deserto e se alimenta de mel silvestre. Trata-se de uma penitência onde não tem espaço a alegria. Essa forma de penitência funda-se a partir de uma imagem de Deus como juiz castigador, o qual recompensará apenas aqueles que se penitenciam. No entanto, como Jesus concebe o Reino em perspectiva de projeto, seu estilo de vida é vivaz e alegre. Ele é sociável, senta-se à mesa, come e bebe. Este estilo secularizado não se esconde no deserto e não julga o mundo como não ortodoxo, pelo contrário, vive a integridade do amor dentro das relações, como pessoas que estão sempre em busca, construindo a libertação, mas sem refugiar-se em formas de vida obsoletas e autoritárias.

Há ainda uma outra característica que emerge do argumento do Reino de Deus em perspectiva de secularização: trata-se do desmascaramento da ideologia. E qual é essa ideologia? Mais uma vez esta nasce do excesso de religião separada da história. A ideologia que Jesus teve que combater foi aquela que diz que os pobres são o que são pelo fato de serem pecadores, ou seja, a condição de ser pobre é ligada a condição de ser pecador. Por isso, os pobres não merecem participar da vida do templo, sustenta a ideologia da religião vigente, são etiquetados como malvistos e suspeitos, indignos de confiança. Devem ainda aceitar a maldição da lepra, conviver com a ideia de serem malditos e não amados por Deus. É neste cenário que Jesus revela o conteúdo do Reino, como desmascaramento da ideologia: As Bem-aventuranças. Aqui, Ele oferece a boa notícia do seu projeto: os pobres são felizes, porque deles é o Reino; os que choram terão as lágrimas enxugadas; todos os que carregam o fardo pesado, criado pela ideologia que associa o pobre com o pecado, Deus terá preferência por eles.

Esta libertação realizada por Jesus leva os pobres a descobrirem a primeira graça que reside no poder da conscientização, a qual não aceita a ideologia da religião que separa puros e impuros. Um dos pilares que inauguraram a secularização na modernidade foi a conquista da autonomia humana, ou seja, o homem descobre que pode pensar por si mesmo, que não necessita viver sob o jugo da falsa religião que escraviza. E é incrível como Jesus, quando falava do Reino, já havia proposto tudo isso!


Pe. Ademir Guedes Azevedo, cpé missionário passionista e mestre  em Teologia Fundamental na Pontifícia Universidade Gregoriana. Atualmente colabora com a missão passionista de Montevidéu, no Uruguai.

 

Download Nulled WordPress Themes
Download WordPress Themes Free
Download WordPress Themes
Download WordPress Themes Free
lynda course free download
download lava firmware
Download WordPress Themes Free
udemy paid course free download

Conteúdo Relacionado