Vida Cristã - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Jesus Cristo como expressão máxima do diálogo entre o divino e o humano

26/12/2019

 

                                                                                                            Imagem: Lorenzo Lotto (Web Gallery of Art)

João Fernandes Reinert

Muito já se teologizou sobre a essência do cristianismo. Amor, perdão, acolhida, misericórdia, dentre tantas outras realidades são apresentadas como centrais à vida cristã. Uma das dimensões pouco exploradas, como constitutiva do Deus de Jesus Cristo e, por conseguinte, do ser cristão e da fé cristã, é o diálogo.

Em Jesus Cristo, o diálogo que Deus estabelece com a humanidade alcançou seu ponto mais alto. O Verbo se fez diálogo! Essa afirmação merece uma atenção maior. Em Jesus Cristo é o verbo que se fez diálogo não somente porque n’Ele Deus se comunicou com a humanidade, vivendo no meio dela, salvando-a, curando-a por dentro, mas sobretudo porque em Jesus Cristo, o Verbo divino se une hipostaticamente à humanidade, ou seja, assume em si a natureza humana.

Jesus Cristo não é apenas um intermediário entre Deus e o homem, ou tão somente uma ponte que liga Deus e a humanidade. Ele mesmo é Deus e homem, divino e humano, por isso a fé cristã professa que Ele é o mediador, aquele que tem em si as duas naturezas, a divindade e a humanidade, o céu e a terra, o visível e o invisível, consubstancial a Deus na divindade, e a nós na humanidade.

Jesus Cristo é a expressão máxima do diálogo entre o divino e o humano porque Ele é Deus e homem ao mesmo tempo. A partir do mistério da encarnação, divino e humano estão eternamente unidos, em diálogo permanente. Sem confusão, sem separação, Jesus Cristo é divino e humano, é verdadeiramente Deus e verdadeiramente homem, na vida (história), e além da morte (na glória). Nem mesmo com a glorificação, ou seja, na volta do Verbo ao seio do Pai, a humanidade se separa da divindade. As duas naturezas, a divina e a humana, a partir da encarnação e com a ressurreição são inseparáveis também na eternidade. As duas naturezas, a divina e a humana glorificada na ressurreição, permanecem na realidade d’Aquele que subiu ao céu e está à direita do Pai.

A ressurreição não abdicou da humanidade assumida pelo Filho. Jesus ressuscitado, exaltado, volta ao seio da Trindade e leva consigo a humanidade, agora glorificada. Portanto, Jesus Cristo é a mais alta expressão do diálogo entre divindade e humanidade, diálogo esse que permanece no céu, ou seja, na realidade mesma de Deus.

Somente a partir dessa realidade teológico cristológica é possível entender a natureza do diálogo humano, social e eclesial, que consiste num permanente dar espaço ao outro e num permanente exercício de colocar-se no lugar do outro.

Implicações pastorais e eclesiológicas do diálogo divino-humano em Jesus Cristo

Após refletir em que consiste a afirmação de ser Jesus Cristo a expressão máxima do diálogo entre o divino e o humano, interessa-nos a pergunta: o que essa realidade diz à conversão pastoral e estrutural, na busca de uma Igreja em saída, no esforço de novos processos de sinodalidade e de novas relações eclesiais e religiosas?

Na tentativa de resposta retomaremos a expressão consagrada pelo Papa Francisco: ‘por uma cultura do encontro’. Dentro e fora da Igreja o Papa Francisco convoca incansavelmente todos à cultura do encontro, cujos apelos são anteriores ao seu ministério papal. No documento de Aparecida, ‘encontro’ é um conceito chave. A marca de Francisco nesse documento, em que foi coordenador da equipe de redação, é inquestionável para que o termo tivesse lá tal centralidade e se convertesse em conceito teológico-pastoral. A palavra ‘encontro’ aparece mais de 65 vezes no documento da 5ª Conferência Episcopal Latino-americana.

A ‘conversão pastoral’ que Aparecida promove pode ser sintetizada como o sair ao encontro do outro. Três são os níveis, as dimensões do encontro no pensamento do Papa Francisco: 1) o encontro com Jesus Cristo; 2) o encontro com os outros; 3) a formação para uma cultura marcada pela atitude de proximidade e encontro. “O Papa Francisco é, no mundo atual, um testemunho vivo da cultura do encontro com a qual quer marcar a sociedade e a Igreja do século XXI”1.

Não é exagero asseverar que por séculos o paradigma das relações eclesiais, seja interno ou externo, não foi o do encontro e do diálogo. Se o Vaticano II tem como características principais o encontro e o diálogo com os sujeitos eclesiais da Igreja e os cidadãos da sociedade, vale lembrar que até as vésperas do Concílio a modernidade era, para a Igreja, inimiga, pecado a ser evitado. Em vários períodos da história da Igreja, as relações eclesiais foram marcadas por posturas dualistas, Igreja-mundo, clero-leigo, hierarquia-povo e tantos outros dualismos. Sabiamente, o Concílio Vaticano II redescobre a eclesiologia do Povo de Deus, a eclesiologia de comunhão, virando as páginas de longos capítulos de relações desiguais e dualistas.

Há ainda um longo caminho a ser percorrido para a concretização da cultura do encontro, no rompimento do clericalismo, na superação dos dualismos eclesiais.

A cultura do encontro e do diálogo diverge radicalmente da cultura clericalista, que é no momento o maior inimigo da eclesiologia do povo de Deus. A cultura clericalista produz relações de dependência, medo, insegurança, timidez eclesial, desconfiança de ambos os lados, de quem subordina e de quem é subordinado. No clericalismo prevalecem relações funcionais e autoritárias; nela não existe diálogo nem encontro. A cultura clericalista é a afirmação de um único sujeito eclesial, que pretensiosamente assim se entende; o clericalista se sente autossuficiente, necessita de funcionários, não de parceiros na evangelização, de destinatários, não de interlocutores.

Já na cultura do encontro, reflexo do encontro entre divino e humano em Jesus Cristo, “todos contribuem e recebem… Fora deste diálogo construtivo, todos perdem”2.

As relações, a comunidade, o outro, a alteridade eclesial, o diálogo são espaços para que cada um seja ele mesmo. É no outro que nos descobrimos. É essa a grande proposta do cristianismo. “É necessário assinalar que nós, cristãos leigos e leigas e, com certeza também os demais sujeitos eclesiais (leigos e leigas, consagrados, religiosos e religiosas, diáconos, presbíteros e bispos), só entendemos, acolhemos e exercemos a nossa identidade, vocação, espiritualidade e missão, na ralação com os demais, como membros vivos do mesmo corpo (1 Cor 12,13)3”.

Todos os batizados, para serem aquilo que são chamados a ser, sujeitos na Igreja e na sociedade, somente o serão na inter-relação, na comunhão pericorética. Afirmam-se como sujeitos no outro, com o outro e para o outro, o que significa que todo dualismo eclesial, toda oposição e qualquer espécie de competição devem se converter em complementariedade e em mútua cooperação. O clero, a vida religiosa serão plenamente sujeitos religiosos quanto mais se aproximarem do laicato, e vice-versa. O bispo será tanto mais sujeito quando mais estiver próximo dos presbíteros e do povo, e vice-versa.

A cultura do encontro pode ser melhor sintetizada na expressão comunidade de comunidades, termo utilizado para definir a nova paróquia. Comunidade de comunidades quer ser a concretização institucional e pastoral da cultura do encontro. Comunidade de comunidades não é soma ou aglomeração de pessoas ou organismos eclesiológicos, mas relações teologais, encontros vitais entre pessoas, instâncias, organismos, comunidades, pastorais e movimentos.

Em Jesus Cristo, expressão máxima do diálogo, o humano e o divino fazem comunidade de comunidades, comunidade de diferentes, unidos inseparavelmente. Promover a cultura do encontro, fazer comunidade de comunidades é um compromisso oriundo da profissão de fé naquele Deus que é Uno e Trino, que é pessoa e comunidade de pessoas divinas, tão intimamente interligados, tão divinamente envolvidos na dança pericorética da eterna comunhão amorosa, que são um só Deus.


1 AWI MELLO, A. El papa Francisco y la cultura del encuentro. In: Medellín, vol. XLIII, n. 169, p. 743
2 CNBB. Cristãos leigos e leigas na Igreja e na sociedade. Sal da terra e luz do mundo. Documentos da CNBB 105. São Paulo: Paulinas, 2016, n. 183.
3 AZEVEDO, L. A. S. O Ano do Laicato e dos cristãos leigos e leigas do Brasil. In: Sujeitos eclesiais, sal da terra e luz do mundo: reflexões sobre o Documento 105. Grupo de reflexão da Comissão Episcopal de Pastoral para o laicato da CNBB. São Paulo: Paulinas, 2017, p. 17.


Frei  João Fernandes Reinert – Graduado em Filosofia, mestre e doutor em Teologia pela PUC-Rio e professor do Instituto Teológico Franciscano, de Petrópolis, Frei João é autor do livro “Paróquia e Iniciação Cristã”.

Download Premium WordPress Themes Free
Download Premium WordPress Themes Free
Free Download WordPress Themes
Download Nulled WordPress Themes
online free course
download xiomi firmware
Download Nulled WordPress Themes
free download udemy course

Conteúdo Relacionado