Vida Cristã - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Hino de gratidão aos Pais

11/08/2017

 

• Do coração dos filhos brota, no segundo domingo de agosto, um hino de gratidão por esses homens que levam o nome de pai. Esse é tão belo que o Deus do céu o pediu emprestado para ele.

• Antes de ser pai, esse homem é esposo. No tempo da juventude encontrou uma mulher com a qual desejou criar vida comum, comunhão de sonhos, de corpos e de tudo. Essa mulher que chegou veio quebrar-lhe a solidão. Não é bom que o homem viva só. O marido é companheiro, amigo fiel de todos os momentos, parceiro de destino. Os filhos, pequenos e os filhos crescidos, sentem-se profundamente arrumados pro dentro quando têm a certeza de que existe um sólido amor entre o pai e a mãe. Sim, os pais começam a ser bons quando são ternos amigos da mãe de seus filhos. Certamente, uma das experiências mais doloridas que os filhos podem experimentar é a de ver o pai deixando a casa e interrompendo a caminhada venturosa de amor com a mãe deles.

• O pai é presença densa, presença de qualidade, presença forte e meiga no seio da casa. Não é apenas um provedor. Sua missão não consiste apenas em conseguir para sobrevivência de sua família. O que importa é a qualidade de sua presença. Os seres humanos chamados filhos e que enchem a casas são um dom de Deus confiado ao pai e à mãe. Os pais, na verdade, administram o presente que Deus lhes deu. Presença de qualidade. Presença forte mesmo quando tenha ocorrido a separação do casal.

• O pai sempre presente vai se tornando amigo e confidente. Aos poucos, conquista a confiança e a amizade dos filhos. Faz-se amigo de muito particular na turbulência da adolescência.

• Os pais não querem que seus filhos sejam cópia-xerox de sua vida. Eles observam o que vai acontecendo na vida dos filhos ao longo do tempo. Ajuda-os a discernir. Nada impõem. Importante que os filhos não sejam meros joguetes de circunstâncias nem adeptos de uma sociedade consumista e exploradora.

• O pai é como um vigia. Sim, o pai é vigilante sem ser autoritário, “castrador” ou déspota. Mas, não podem ser omissos, covardes e desatentos. Há valores que precisam ser abraçados. Necessário vigiar carinhosamente o crescimento da vida afetiva dos filhos para não venham eles a se machucar. Uma vigilância discreta e amorosa.

• O pai procurará também ser pai dos filhos que não gerou, mas que sua companheira trouxe de um união anterior. Não existe apenas o pai biológico, mas o pai que adota um filho e o conduz até os aposentos íntimos de seu coração.

• O pai da terra o ocupa-se também das coisas do Pai do céu. É alguém que anda numa séria busca do Senhor. Ele e a mulher criam em casa um espaço para que o Senhor possa entrar e sentar-se com a família à mesa da refeição. O pai não é um “beato”, mas alguém que denota uma inquietude de estar sempre na busca das estrelas. Os filhos ficam felizes de saber que se pai é amigo e confidente de Deus.

Frei Almir Guimarães

Download WordPress Themes
Download WordPress Themes
Download Nulled WordPress Themes
Download Best WordPress Themes Free Download
free online course
download mobile firmware
Free Download WordPress Themes
free download udemy course

Conteúdo Relacionado