Vida Cristã - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Feliz Páscoa

28/09/2010

Minhas Amigas, meus amigos!

PAZ E BEM !

Olho, escuto e vejo desesperança nas pessoas. Mostram-me motivos: estão impressionadas com a violência urbana, com os conflitos no Tibet, com a radicalidade das FARC. Outras estão impactadas com doenças que pareciam tão longe e que já levou à morte alguém tão perto! A lista é grande: aumento de acidentes rodoviários, o medo de sair de casa em São Paulo, pois cada dia a primeira notícia da manhã são quilômetros de engarrafamento, como se a vida da cidade fosse só carros! A agressividade na escola, a desilusão política e partidária, uma menina de 12 anos presa em cela comum, brasileiros e espanhóis expulsos ou barrados em aeroportos. Há pessoas que são muito influenciáveis por textos, que aliás não têm nenhum fundamento comprovado, que povoam nossos e-mails nos abarrotando de insegurança! Se você acreditar na negatividade que eles trazem, pois tudo é golpe, corrupção, roubo, extorsão, vírus…então é melhor providenciar a corda…., pois viver é impossível! Ou, então, os que acreditam naquele lado ácido dos “diogo mainardis” da vida, profetas de uma elite burguesa e acomodada, que não fazem nada, mas se acham no direito de fazer os outros pensarem igual. Outros ainda repartem racismo, preconceito, falas e escritos tendenciosos, piadas de mau gosto…. sem nenhum pingo de reflexão ou postura de lucidez crítica…. Analisando tudo isto…como desejar Feliz Páscoa?

Mesmo assim sou um credente da Vida! O presente tem mais coisas positivas e maravilhosas do que a manchete trágica e direcionada do cotidiano pode me mostrar! Acredito na Ressurreição a cada manhã! Se faço uma opção pelo amor, pelo bem, pela solidariedade com que posso abraçar cada detalhe da vida, então ressuscito a cada instante! Ressurreição é acreditar em nosso Futuro Absoluto! Não tenho medo do amanhã! Construo com vontade de melhorar o dia seguinte da minha vida e das pessoas. Cuido para que o amor, a amizade, a sensibilidade não sejam tragados pelo pessimismo crônico. A negatividade faz mal, e ao persistir o sintoma, o Médico deve ser consultado! O Ministério do Sadio adverte: alimentar a chatice faz mal à Saúde!

Ressuscitar é acreditar que o nosso Deus, olhando onde a humanidade foi parar por livre arbítrio, mesmo assim quis ser como nós e tomou a nossa forma e nosso jeito. Por isso, Páscoa é fazer a Passagem, em cada momento da nossa realidade humana, para uma atmosfera divina. É a nossa re-entronização na nossa Identidade Absoluta: somos filhos e filhas de Deus e temos que reconquistar o Paraíso perdido!

Ressuscitar é vencer o mecanismo desgastante da morte, e, passo a passo,nos purificarmos para a grande Verdade da Vida: o Amor exige não acabar jamais! O primeiro passo é valorizar-se mais! Não ser cópia de nada e de ninguém, sobretudo ser alguém que não se vende e não compra coisas e opiniões, transformando-se num ShopTime, ShopTour, num PoliShop, um consumista desenfreado que gasta sua renda e sua opinião em coisas efêmeras, inúteis e descartáveis. Há pessoas que me ligam para atacar o preço altíssimos dos livros, do colégio, da cultura, da música, do lazer, dos bilhetes, dos emolumentos, mas não se questionam que depois da Era do Celular tem que escolher: ou a sua conta telefônica ou os bens mais simples e essenciais para dar conta de seu crescimento. Você morre contabilmente, cada mês,com no mínimo 258 reais de pós-pago, você gasta, cada semana, mais de 30 reais de crédito no pré-pago… mas é muito caro comprar um livro de 20 reais ou ir a um show ou teatro de ingresso a 15 reais?! Depois que veio o celular, você é assaltado cada mês num impulso louco de ligar, ligar, ligar… e esquece que impulsos têm custo alto! Este é apenas um exemplo de como nós mercantilizamos os nossos costumes e vamos nos acabando feito oferta, saldo e liquidação… Nas nossas carteiras, antigamente, tínhamos a luz de cartões com mensagens do mais puro crescimento devocional… hoje brilham os cartões de crédito… Como fazer a passagem do mercantilismo para o altruísmo, do egoísmo para o civismo, do consumismo para o franciscanismo? É preciso dizer como Roberto Crema: “Estou mais para Teillard de Chardin do que para Pierre Cardin!”

Ressuscitar é ser alguém e um acontecimento que ultrapassa a história! É ter uma postura que crê na transformação do humano e da realidade terrestre! Se eu só reclamo, afirmo, confirmo que tudo vai mal… o mal toma conta do meu eu e dos meus atos! Será que não dá para melhorar a nossa presença e a nossa conversa de botequim? Vejam só: como são maravilhosas as nossas crianças! Mas quando falamos delas arrumamos para elas: síndromes, doenças e problemas que elas não têm! São patologias enraizadas nos adultos e transferidas para elas que não têm culpa de nada! Por que será que toda criança da casa dos outros é complicada a partir da nossa opinião? Os filhos e afilhados dos outros é que precisam urgentemente de terapia…. os meus não…. Gente! Vamos parar com isso! Vamos beber em nossas crianças a energia mais celestial e vital que existe! Ressuscitar é viver o céu que se parece muito com os pequenos! Deus mesmo, começou a ressuscitar quando se fez um Menino, fato este só captável pela fé, pelo amor, pela ternura e pelo colo do cuidado.

A pessoa humana é uma eterna peregrina em busca do Eterno! Quer entrar na Casa do Sagrado e aí permanecer! Não quer a vida, mas quer a Vida Eterna! Não quer isto ou aquilo, como diz Cecília Meireles, mas quer Tudo! Não quer o fim das coisas e das relações, mas quer o sonho, a certeza, a esperança diária de que algo de muito grande e melhor vai acontecer! É algo maravilhoso a Esperança! A Esperança nos Ressuscita sempre! Somos viventes rumo ao amanhã melhor! Esta é a nossa Páscoa! A vida não acaba porque a amizade acaba, acaba o dinheiro, acaba o namoro, acaba o casamento, acaba o emprego, acaba a presença de alguém que a morte levou…. eu tenho que me refazer em todas as perdas! O Ressuscitado nos ensinou que da Cruz nasce um Projeto de Amor! Como diz a boa Teologia: “A Vida desafia o Amor: “Tu morrerás!”…. O Amor prova para a Vida: “Tu não morrerás!” … Dos desafios do Amor e da Vida nasce a Ressurreição!

Viver e sobreviver passa pela história e pelas pessoas! Pessoas revivem porque você as ajuda! Se você faz tudo com amor o que você vive e faz instaura a Imortalidade. A Páscoa é ressuscitar fazeres, práticas, aprendizados, conhecimentos, ensinamentos e relacionamentos. Quem vive para o outro e para a outra destrói a morte da indiferença. Tudo aquilo que se alimenta para o melhor no hoje da vida e do povo ganha um futuro luminoso! Faça de onde você está um lugar paradisíaco e você verá como as pessoas ressuscitam; como a vida e as coisas ressuscitam!

Frei Vitório Mazzuco

Free Download WordPress Themes
Download WordPress Themes Free
Download WordPress Themes Free
Download Premium WordPress Themes Free
free download udemy course
download karbonn firmware
Download WordPress Themes Free
udemy paid course free download