Vida Cristã - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Hora de assumir nossa pequenez e nos colocarmos a serviço

12/04/2020

 

                                                                                                                                                           Imagem ilustrativa (fonte: Canva)

Robson Ribeiro* 

“Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá”

Numa cruz um homem é fatalmente destruído, cercado por ladrões, por pessoas cegas do coração e por homens sedentos pelo poder. Quão grande será a perda deste? Ou devemos dizer que grande é a vitória que acabamos de ver? Como pôde gritar o abandono total e, ao mesmo tempo, mostrar misericórdia para com todos? Inclusive com quem o fizera sofrer? Quem é este homem? A história não acabou, agora que está começando…

Neste domingo, Jesus se coloca à nossa frente todos os problemas e realidades. Somos chamados a dar testemunho do seu Evangelho e, assim, assumir com fé a sua realidade.

Com a ressurreição, Jesus apresenta e confirma o projeto do Pai, que para muitos teria o fim na cruz; mas que não passava de uma nova realidade a ser assumida, como ele mesmo disse: “Se alguém quer vir após mim, renuncie a si mesmo, tome sua cruz e siga-me”. (Mt 16,24).

Olhemos para dentro de nós. Tiremos nossa própria conclusão. Estaríamos atentos ao chamado do peregrino de Nazaré? Estamos comprometidos em assumir seu projeto e conscientes da nossa fidelidade para com o mesmo?

Quantas vezes assumimos o papel de Judas com suas dúvidas. Ou a omissão de Pilatos. A vaidade dos homens do sinédrio, com sua sede por poder.

Jesus fora inspirado por uma missão, um projeto: Anunciar um Reino que vem de Deus e é edificado sobre Ele mesmo. Assim, devemos nos desvencilhar do egoísmo e buscar o amadurecimento da nossa consciência e personalidade.

Convido a todos que, de maneira especial, este ano, em virtude da pandemia e do novo corona vírus, possamos nos colocar em oração e, acima de tudo, em escuta pelos que mais precisam. Que nosso caminho seja trilhado observando os mais necessitados e a renúncia de nós mesmos.

Somos convidados, neste período de isolamento e distanciamento social, a observar nossas prioridades, nos colocar em escuta e oração para que, assim como o Cristo que saiu do sepulcro e se fez vivo no meio de nós, possamos sair desta realidade e continuar a proclamar a sua ressurreição e dizer: “Ele ressuscitou. Aleluia! Aleluia!”

Que nossa Páscoa seja o momento de assumir nossa pequenez e nos colocarmos a serviço. Continuemos firmes, com confiança para que, ao fim desta pandemia, possamos dar um abraço naqueles que fazem parte de nossa vida. Cristo ressuscitou! Que possamos proclamar para todos e todas, em várias realidades e contextos!

Está lançado o convite para continuação deste projeto. Ele nos chama, nos chama sempre. Como fazê-lo? Como construir um Reino de Deus na nossa realidade? Quais são os materiais e ferramentas?

Olhemos para a história, o testemunho e ensinamentos de Jesus, estas são as ferramentas! O material somos nós, somos peça fundamental para grande obra. Devemos ser lapidados à luz do Evangelho, a representação máxima de sua vida. O grande projeto!

Feliz Páscoa!


Robson Ribeiro é natural de Juiz de Fora (MG), mestre em Teologia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE), de Belo Horizonte (BH). Atualmente é professor no Instituto Teológico Franciscano (ITF), de Petrópolis (RJ).

Download Premium WordPress Themes Free
Download Best WordPress Themes Free Download
Premium WordPress Themes Download
Download Nulled WordPress Themes
lynda course free download
download lenevo firmware
Download WordPress Themes
free download udemy course

Conteúdo Relacionado