Vida Cristã - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Trezena em honra a Santo Antônio

Santo Antônio: Servo da Mãe Imaculada

Antífona: “Acreditemos firmemente no mistério da Encarnação e o confessemos com simplicidade” (Santo Antônio)

Estamos iniciando hoje a Trezena em honra a Santo Antônio. Reze conosco nos próximos 13 dias, divulgue para seus amigos e familiares!

Os temas trazidos ao longo desta Trezena foram inspirados na ladainha de Santo Antônio. São adjetivos que expressam a grandeza da vida deste santo tão querido por todos nós.

O tema de hoje é Santo Antônio: Servo da Mãe Imaculada. Neste primeiro dia da Trezena, a Igreja celebra a festa da Visitação de Nossa Senhora. Por isso, queremos falar do grande amor que o santo paduano tinha a Maria Santíssima.

Seguramente, a devoção de Santo Antônio a Nossa Senhora é uma das grandes características de sua pregação. Mais do que isso, Santo Antônio viveu intimamente ligado a Maria através da oração.

Segundo a tradição, antes de sua morte, em 1231, quando estava retornando a Pádua, para morrer ali, Santo Antônio entoou a antífona mariana:

“Ó gloriosa e excelsa Senhora, bem mais que o sol brilhais, o Deus que nos criou ao seio amamentais.”

Em suas pregações, Santo Antônio falou por muitas vezes de Nossa Senhora. Ele deixou escrito 7 sermões dedicados às festas litúrgicas de Nossa Senhora e mais outros grandes trechos nos sermões dominicais. Santo Antônio foi um grande propagador do mistério da encarnação.

Para Nossa Senhora, Santo Antônio dedica quase 400 títulos diferentes, como virgem pobrezinha, virgem puríssima, virgem mendicante.

Que nós, ao olharmos para a vida de Santo Antônio, possamos nos aproximar cada vez mais de Maria, nossa querida Mãe.

Rezemos com confiança: Ó querido Santo Antônio, servo da Mãe Imaculada, rogai por nós!

Veja na TVFranciscanos:

Santo Antônio: amigo íntimo do Menino Jesus

Antífona: “O sol, assim chamado por dar luz sozinho, é Jesus Cristo, que tudo vivifica e ilumina com o esplendor e virtude da graça espiritual” (Santo Antônio)

Paz e Bem a você, que reza conosco a Trezena de Santo Antônio. Neste segundo dia da Trezena, vamos refletir sobre o tema Santo Antônio: amigo íntimo do Menino Jesus.

Quando pensamos na figura de Santo Antônio, logo nos vem à mente a imagem do Menino Jesus em seus braços. Isso porque num episódio, quase no final de sua vida, quando foi acolhido pelo Conde Tiso no castelo em Camposampiero, o próprio Jesus lhe apareceu, na forma de Menino, e deixou-se abraçar pelo santo.

Este episódio, tão característico de Santo Antônio, quer nos mostrar que o santo encontrou a pessoa de Jesus Cristo através da oração, do Evangelho e da caridade.

Santo Antônio não guardou para si este tesouro tão precioso, a amizade com Jesus. Em suas palavras e ações, Santo Antônio testemunhava o maravilhoso mistério da encarnação, Deus que se faz pobre entre os pobres. É por meio da humildade que Deus se revelou e continua se revelando continuamente, a todos nós.

Neste segundo dia da Trezena, queremos pedir humildemente que Santo Antônio nos ajude a nos aproximarmos de Jesus. Que possamos abrir nossos corações e nossos olhos para os mais necessitados, não ficando indiferentes ao nosso próximo.

PRECE: Ó querido Santo Antônio, amigo íntimo do Menino Jesus, rogai por nós!

Veja na TVFranciscanos:

Santo Antônio: fidelíssimo filho de São Francisco

Antífona: “A pobreza faz-nos ricos; a humildade faz-nos livres” (Santo Antônio)

Paz e Bem a você que acompanha a Trezena em honra a Santo Antônio. Neste terceiro dia, queremos refletir o tema: Santo Antônio: fidelíssimo filho de São Francisco.

Deus concedeu ao mundo a graça de ter sobre a terra, no mesmo período, dois grandes santos: Santo Antônio e São Francisco de Assis.

A história deles se cruza em 1219, quando Antônio, religioso da Ordem dos Cônegos Regulares de Santo Agostinho, conhece pessoalmente cinco frades franciscanos, que foram enviados para o Marrocos. Estes frades foram martirizados durante sua atividade missionária. Santo Antônio, que na época ainda se chamava Fernando, seu nome de batismo, ficou muito comovido com o exemplo daqueles franciscanos e sente em seu coração o desejo de fazer o mesmo. Deixa, então, os agostinianos e passa a ser seguidor de São Francisco de Assis.

No mesmo ano, ele parte em direção ao Marrocos, mas uma doença o impede de seguir viagem. Na Festa de Pentecostes de 1221, São Francisco convoca um Capítulo Geral em Assis, o chamado Capítulo das Esteiras. É lá que Santo Antônio e São Francisco se encontram.

Santo Antônio é um dos santos franciscanos mais conhecidos e admirados no mundo todo. Em sua vida, ele foi reflexo do verdadeiro sentido de ser franciscano: viveu plenamente a humildade, a pobreza, a mansidão, o amor ao próximo e às criaturas.

Em uma carta, onde pede que Santo Antônio ensine Teologia aos frades, São Francisco chama Santo Antônio por meu bispo, tamanha admiração do pobrezinho de Assis pelo santo.

Que nós, em nosso cotidiano, busquemos uma vida plena de humildade e graça de Deus.

PRECE: Ó querido Santo Antônio, Fidelíssimo filho de São Francisco, rogai por nós!

Santo Antônio: homem de santa oração

“A inocência e a simplicidade são como candelabros que iluminam o espírito de quem reza” (Santo Antônio)

Rezamos hoje o quarto dia da Trezena em honra a Santo Antônio. Neste dia, refletimos o tema Santo Antônio: homem de santa oração.

Santo Antônio foi um grande pregador, que converteu multidões a partir do seu dom da palavra. Mas, para ser um grande pregador é preciso ter intimidade com a Palavra de Deus. E esta intimidade se dá através da oração.

Quem lê a Palavra e não ora, não a coloca em seu coração. Lê apenas com a cabeça, aprende, mas não vive, não interioriza a Palavra de Deus e não a põe em prática, através de sua vida. Durante sua intensa atividade apostólica, Santo Antônio retirava-se muitas vezes para rezar, para estar a sós com o Senhor.

Santo Antônio foi, antes de mais nada, íntimo com a Palavra de Deus. As pessoas se convertiam porque sentiam-se tocadas por aquelas pregações, mas também porque viam sinceridade no coração do santo. Por isso, Santo Antônio atraiu tantas pessoas, não para si, mas para Deus.

E Deus fez de Santo Antônio um grande instrumento de conversão das pessoas. Fez e continua fazendo até os dias de hoje.

Que nós, ao olharmos o exemplo de Santo Antônio, possamos abrir o nosso coração para fazer esta experiência de Deus através da oração.

PRECE: Ó querido Santo Antônio, homem de santa oração, rogai por nós!

Santo Antônio: amigo da pobreza

Antífona: “O verdadeiro pobre contenta-se com o mínimo, deseja o mínimo, porque o mínimo, junto à grandeza de Deus, o sacia e restaura”. (Santo Antônio)

Neste quinto dia da trezena em honra a Santo Antônio, somos convidados a refletir o tema “Santo Antônio: amigo da pobreza”.

Uma das tradições que se mantém até hoje, quando falamos em Santo Antônio, é a devoção ao chamado pão de Santo Antônio. O pão bento, distribuído no dia do santo e em muitos locais em todo dia 13, ou às terças-feiras, é um símbolo do carinho de Santo Antônio com os mais necessitados.

A tradição nasce do milagre em que, certo dia, quando trabalhava na cozinha do convento, Santo Antônio distribuiu todos os pães aos pobres. Em seguida, os cestos estavam ainda cheios de pães. É Santo Antônio que intercede pelo pobre, pelo necessitado.

Em suas pregações, o santo falava sobre a importância da caridade. Com isso, converteu muitas pessoas ricas, que partilhavam seus bens com todos que precisavam de ajuda material.

Que nós hoje, vivendo numa sociedade que valoriza o dinheiro e os bens, possamos aprender com o santo paduano a partilhar aquilo que temos e viver com o necessário, sem explorar o pobre, sem humilhar aqueles que não possuem condições. Que possamos, sobretudo, lutar por uma sociedade mais digna, mais fraterna, com Políticas Públicas, como nos pede a Campanha da Fraternidade deste ano, que atendam a sociedade de modo geral, devolvendo a dignidade das pessoas.

PRECE: Ó querido Santo Antônio, amigo da pobreza, rogai por nós!

Santo Antônio: lírio da castidade

Antífona: “Quem quiser participar da Encarnação do Senhor precisa vestir-se da pureza da castidade” (Santo Antônio)

Chegamos ao sexto dia da Trezena em honra a Santo Antônio. O tema escolhido para este dia é Santo Antônio: lírio da castidade.

Nas imagens de Santo Antônio que vemos em nossas casas, nas paróquias e comunidades, é comum ele aparecer com a Bíblia nas mãos, com o menino Jesus e os lírios. Na tradição cristã, o lírio é símbolo do amor virginal, do amor consagrado inteiramente a Deus.

No dia de hoje de nossa Trezena, somos chamados a refletir sobre as diversas vocações na Igreja, vocação aos diversos estados de vida, sempre a partir do chamado do ser humano para o amor. Através das relações, somos convocados a manifestar sempre o amor de Deus. Seja na família, no trabalho, na escola, em todos os lugares onde estivermos.

O Catecismo da Igreja afirma: “A castidade é uma virtude moral. Mas é também um dom de Deus, uma graça, um fruto do trabalho espiritual”. É importante perceber que a castidade é um dom oferecido por Deus, e não uma virtude pessoal.

Castidade é a pureza no modo de ver o outro e de nos relacionarmos com ele.  Perceber o outro como um semelhante nos faz respeitá-lo, vê-lo como Filho amado de Deus. Nesta relação, não cabe a exploração, a fofoca, o julgamento, a humilhação. Nisto também está a castidade, em saber respeitar nosso próximo.

Santo Antônio nos faz um convite para vivermos a castidade. Que tenhamos um olhar puro para nosso corpo, nossa sexualidade, relacionando-nos de forma respeitosa, mas que também possamos ver o outro com os olhos de Deus. Peçamos a Ele que nos dê este dom! 

PRECE: Ó querido Santo Antônio, lírio da castidade, rogai por nós!

Santo Antônio: modelo da obediência

 

Antífona: “A obediência é o caminho para o Reino de Deus” (Santo Antônio)

Chegamos ao sétimo dia da Trezena em honra a Santo Antônio. O tema para este dia é Santo Antônio: modelo da obediência.

Desde muito jovem, Santo Antônio soube que era chamado para a vocação religiosa e sacerdotal. Aos quinze anos, em 1210, deixou sua família para entrar no mosteiro de São Vicente de Fora, dos Cônegos Regulares de Santo Agostinho. Pouco tempo depois, transferiu-se para o mosteiro em Coimbra, onde conheceu os frades que foram martirizados no Marrocos.

No início de sua missão na Ordem dos Frades Menores, Santo Antônio fez tarefas comuns. Ao final do primeiro Capítulo em que participou, não lhe foi confiada nenhuma grande atividade apostólica, o que poderia ter frustrado seus planos de jovem sonhador.

Mas Santo Antônio sempre foi obediente e confiante nos planos do Senhor para sua vocação. E assim deve ser também conosco. A obediência é, antes de mais nada, colocar-se integralmente nas mãos do Senhor, confiando que Ele nos guiará a fim de cumprirmos a nossa missão.

Quando somos desobedientes, seguimos os nossos desejos e caminhamos sem um guia. Caminhamos no escuro dos nossos pensamentos. Sem Deus, perdemos a direção e corremos o risco de nos tornarmos pessoas frustradas e amarguradas.

O discernimento é fundamental para que possamos fazer opções segundo os desígnios de Deus para nossa vida. Para isso, é preciso silenciar o nosso coração, dedicar-se verdadeiramente à escuta da Palavra de Deus e pedir ao Espírito Santo que nos ajude a buscar e encontrar a vontade de Deus.

Que Santo Antônio seja nosso modelo de obediência e de humildade. Que nós, assim como ele, possamos cumprir a vontade de Deus.

PRECE: Ó querido Santo Antônio, modelo da obediência, rogai por nós!

Santo Antônio: depreciador da glória humana

Antífona: “A vaidade enreda e aprisiona o homem” (Santo Antônio)

Chegamos ao oitavo dia de nossa Trezena e o tema de hoje é Santo Antônio: depreciador da glória humana.

Glória é a reputação alcançada através de realizações excepcionais. E, certamente, Santo Antônio, em sua atividade apostólica, fez grandes feitos. A intensa pregação, as conversões, os inúmeros milagres, as conquistas realizadas, tudo isso o torna uma pessoa, como dizemos hoje, acima da média.

Mas tudo isso não tornou Santo Antônio uma pessoa prepotente, soberba. Ele tinha consciência de que era um instrumento da ação de Deus na vida das pessoas. Santo Antônio nunca se gloriou por si mesmo. Nunca tomou para si as conquistas.

Em Santo Antônio não havia vaidade. Tudo ele oferecia a Deus. Por isso, em sua ladainha, ele recebe este atributo: depreciador da glória humana. As realizações humanas, sem Deus, são como castelos de areia. O tempo, as adversidades, a falta de uma base sólida, tudo isso faz com que nossa obra desapareça.

Santo Antônio não foi este grande santo por suas inúmeras qualidades. Ele foi e continua sendo amado por tantas pessoas, católicas ou não, por oferecer todos os seus dons a Deus e usá-los para o bem maior.

Que Santo Antônio nos ajude nesta difícil missão!

PRECE: Ó querido Santo Antônio, depreciador da glória humana, rogai por nós!

Santo Antônio: espelho de todas as virtudes

Antífona: “Para se fazer qualquer boa obra são necessárias duas coisas: sabedoria e virtude. A sabedoria dispõe; a virtude leva a bom termo” (Santo Antônio) 

Chegamos ao nono dia da Trezena em honra a Santo Antônio. O tema para este dia é Santo Antônio: espelho de todas as virtudes.

Um espelho é uma superfície metalizada que reflete algo. O que a Ladainha de Santo Antônio quer dizer, então, quando afirma que o santo é o espelho de todas as virtudes?

Santo Antônio é aquele que refletiu em suas obras todas as virtudes ético-espirituais, como a obediência, humildade, caridade, paciência, pobreza… Santo Antônio era, de fato, virtuoso. As virtudes são as disposições do espírito que levam à prática do bem. E Santo Antônio era repleto delas!

Nós, também, em nosso cotidiano, podemos colocar em prática nossas virtudes. Todos nós temos alguma, ou muitas virtudes. Mas para vivê-las, é preciso estar sempre sintonizado com nosso interior, com o que há de melhor – e também de pior – dentro de nós. Assim, podemos progredir no exercício das virtudes.

Que Santo Antônio seja nosso modelo neste bom desejo!

PRECE: Ó querido Santo Antônio, espelho de todas as virtudes, rogai por nós!

Santo Antônio: trombeta do Evangelho

Antífona: “Traz nos braços a Cristo quem abraça a palavra de Deus não só com a boca, mas também com as obras de caridade”. (Santo Antônio) 

Estamos no décimo dia da Trezena em honra a Santo Antônio. O tema de hoje é Santo Antônio: trombeta do Evangelho.

Uma das características mais marcantes de Santo Antônio é o seu imenso amor pela Palavra de Deus. Diz a tradição que ele sabia as Escrituras de cor, ou seja, de coração. Santo Antônio trazia a Palavra em seu coração e a difundia em todos os lugares que estivesse.

Foi um pregador feroz, combateu a heresia, mas com a Palavra de Deus também acolheu, devolveu a esperança, reaproximou os que estavam afastados, bradou contra a desigualdade social.

Santo Antônio conhecia tanto o Evangelho porque também rezava, não somente estudava. E assim, pregou a Palavra em tantos locais e para tantas pessoas. Os escritos dizem que, por vezes, mais de trinta mil pessoas se reuniam para escutar as palavras do santo.

Peçamos a intercessão de Santo Antônio para que as nossas palavras também sejam sinal de esperança e conversão! 

PRECE: Ó querido Santo Antônio, trombeta do Evangelho, rogai por nós!

Santo Antônio: restaurador da paz

Antífona: “Busca a paz dentro, em ti mesmo. Se a encontrares, sem dúvida nenhuma terás paz com Deus e com o próximo”. (Santo Antônio) 

Estamos no décimo primeiro dia da Trezena dedicada a Santo Antônio. O tema de hoje é Santo Antônio: restaurador da paz.

Esta é uma das invocações da Ladainha dedicada ao santo. Este adjetivo tem origem em um milagre. Certo dia, um jovem, num momento de raiva, deu um chute na mãe. Em seguida, arrependido e pensando na passagem do Evangelho que afirma que se um membro é ocasião de pecado, é melhor arrancá-lo, ele decepa o próprio pé. Chamam, então, Santo Antônio, que intercede pela causa e reimplantou o pé no jovem. Com este gesto, Santo Antônio restaurou a paz no coração do rapaz e em sua família. Arrependido, o agressor pede perdão à mãe e diante de tal feito, certamente nunca mais fez nenhum mal.

Este é um dos muitos milagres onde o santo restaurou a paz. E até hoje ele é invocado para reconciliar as pessoas e promover a paz. Mesmo com a dureza de suas palavras, que eram ferrenhas contra a heresia, as pessoas – sobretudo as mais humildes – acorriam ao santo para interceder por algum caso.

Em nossos dias estamos precisando de muita paz. São muitos os casos de guerras, conflitos, mortes, intolerância religiosa. Também em muitos corações não há paz. Ela precisa ser construída e semeada em nossa sociedade. Uma breve passada em nossas redes sociais e vemos o quanto as pessoas andam armadas de ódio.

É preciso promover a paz, o perdão e a reconciliação. Este é o primeiro passo para a construção de uma sociedade pacífica.

Que Santo Antônio interceda por nós, por nossas famílias e por todos os países que vivem em conflito. Que ele interceda pelos governantes, para que possam promover uma sociedade de paz e bem!

PRECE: Ó querido Santo Antônio, restaurador da paz, rogai por nós!

Santo Antônio: imitador dos apóstolos

Antífona: “Quem segue verdadeiramente a Cristo deseja que todos o sigam e, por isso, volta-se para o próximo com solicitude de ânimo, devota oração e pregação da Palavra” (Santo Antônio)

Chegamos ao décimo segundo dia da Trezena em honra a Santo Antônio. Hoje também a Igreja celebra a memória de São Barnabé. Por isso, o tema de hoje é Santo Antônio: imitador dos apóstolos.

Santo Antônio foi, de fato, um grande imitador dos apóstolos, pois primeiro fez a experiência do encontro pessoal com Cristo, através da oração e do estudo. Depois deste encontro, dedicou sua vida a pregar a palavra de Deus, convertendo muitos com seu testemunho.

Apóstolo é aquele que, primeiramente, faz a experiência com Jesus, vivo e ressuscitado e, em seguida, sai pelo mundo dando testemunho de sua experiência. Foi assim com Barnabé e os apóstolos.

Santo Antônio foi verdadeiramente um apóstolo, deixando sua terra natal a fim de pregar o Evangelho. Buscou a vida missionária, mas foi impedido pela doença. Abraçou sua missão quando foi designado para os serviços menores. E quando sua fama de pregador se espalhou, não assumiu uma postura arrogante, mas pregou como um servidor, atribuindo suas inúmeras conversões a Deus.

Que Santo Antônio nos ajude a sermos em nossa sociedade, mesmo com nossas limitações, verdadeiros imitadores dos apóstolos!

PRECE: Ó querido Santo Antônio, imitador dos apóstolos, rogai por nós!

Santo Antônio: santo do mundo inteiro

Antífona: “Não esperes em ti, mas no Senhor, que é o Deus da esperança, e tomarás asas como as águias e voarás às alturas”. (Santo Antônio)

Chegamos ao último dia da Trezena em honra a Santo Antônio. O tema de hoje é Santo Antônio: santo do mundo inteiro.

Nos últimos treze dias, falamos sobre algumas invocações da ladainha de Santo Antônio. Algumas características marcantes da vida e da missão deste santo tão querido de todos nós.

Santo Antônio é o santo do mundo inteiro! Em todos os países, nas igrejas, você verá uma imagem, um nicho, uma pintura, alguma dedicação a Santo Antônio. Ele é o santo mais lembrado, mais invocado, em toda e qualquer situação. Santo Antônio é o santo do mundo inteiro e o santo de todo mundo, não importa a classe social, a formação. Todos invocam Santo Antônio – mesmo os que não são católicos.

Ele é este fenômeno porque em vida viveu verdadeiramente o Evangelho. Ele pregou, como pediu São Francisco, com sua própria vida. Não era somente um orador excepcional, mas em seus atos, colocou o que pregava em prática. Que nós possamos, dentro de nossas limitações, dar testemunho daquilo que acreditamos. Que a nossa vida seja um espelho do Evangelho, vivendo a paz, a fraternidade, a caridade e a mansidão.

PRECE: Ó querido Santo Antônio, santo do mundo inteiro, rogai por nós!