Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023
- Papa em Santa Maria Maior reza pelos jovens da JMJ
- Três frades representam a Província na JMJ
- Mensagem do Papa
- JMJ 2023: Lisboa prepara-se para acolher um milhão de participantes
- Programa do Papa Francisco na JMJ
- Transmissões
- Veja como foi no Panamá 2019
- Veja como foi no Rio de Janeiro 2013
- Acompanhe no Instagram da Província e no site oficial de Lisboa
Papa em Santa Maria Maior reza pelos jovens da JMJ
Os milhares de jovens que encontrará nos próximos dias durante a Jornada Mundial da Juventude de Lisboa – a quarta de seu pontificado -, o Papa quis confiá-los a Ela, a Salus Populi Romani, a padroeira do povo de Roma, de quem Francisco invoca a proteção antes e depois de cada viagem internacional há mais de dez anos.
Também desta vez, na véspera de sua partida para Portugal, na manhã de 2 de agosto, o Papa não interrompeu essa longa tradição e foi na tarde desta segunda-feira à Basílica de Santa Maria Maior. Foi o que referiu a Sala de Imprensa vaticana, explicando que na Basílica liberiana Francisco foi à pequena capela que já recebeu, com a de hoje, 109 visitas do Pontífice argentino. Sozinho, sentado, em silêncio, Francisco “se deteve em oração” diante da efígie mariana que a tradição diz ter sido pintada por São Lucas, “confiando a ela”, diz a nota do Vaticano, “a viagem e os milhares de jovens que ele encontrará nos próximos dias”.
A última visita em junho, após a operação
A última visita do Papa à Salus Populi Romani foi em 16 de junho, para agradecer pelo sucesso da operação de laparatomia na Policlínica Gemelli. Também naquela ocasião, Jorge Mario Bergoglio – acolhido tanto na entrada quanto na saída pelas saudações afetuosas dos fiéis reunidos na entrada da Basílica – se deteve em oração por alguns momentos, sentado em sua cadeira de rodas, diante do ícone da Virgem. Antes disso, o papa havia visitado Santa Maria Maior no final de abril, antes de partir para sua 41ª viagem apostólica à Hungria; ele retornou à Basílica pouco depois de desembarcar em Roma, vindo de Budapeste.
A entrega dos jovens a Maria
Além da proteção de Nossa Senhora, o Papa pediu aos fiéis que acompanhem a iminente viagem com a oração. Ele o fez no Angelus deste domingo, 30 de julho, acrescentando ao seu pedido a oração de entrega a Maria de todos os jovens dos cinco continentes que se reunirão em Lisboa para o evento mundial. “Peço-lhes que me acompanhem com suas orações na minha viagem a Portugal, que farei a partir da próxima quarta-feira”, foram as palavras de Francisco. São “tantos” os jovens que irão (muitos já partiram) para Portugal, acrescentou o Papa, e eles vêm de “todos os continentes”. Todos eles “experimentam o desejo de um encontro com Deus e com os irmãos e irmãs, guiados pela Virgem Maria que, depois da Anunciação, se levantou e partiu apressadamente”. Tema, este último, desta edição da JMJ. A Nossa Senhora, “Estrela luminosa do caminho cristão tão venerada em Portugal”, concluiu o Pontífice, “confio os peregrinos da JMJ e todos os jovens do mundo”.
O programa da viagem do Papa
De acordo com o programa oficial, numerosos encontros marcarão a 42ª viagem apostólica do Papa, e não apenas com os jovens, mas também com autoridades civis, líderes religiosos e representantes locais de organizações de caridade. De 2 a 6 de agosto, o Papa se encontrará com o presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa, depois com o primeiro-ministro, as autoridades, a sociedade civil e o corpo diplomático. Ele celebrará as vésperas com o clero local e dedicará um encontro inteiro aos estudantes da Universidade Católica Portuguesa. Seguindo para a vizinha Cascais, Francisco também cumprimentará os jovens de Scholas Occurentes e assistirá à plantação de uma oliveira da paz junto com outros líderes religiosos.
Etapa de Fátima
Haverá também os eventos característicos de toda Jornada Mundial da Juventude, como a confissão de alguns jovens com o Papa (a ser realizada no dia 4 de agosto no Jardim Vasco da Gama, em Belém), a Via Sacra com os jovens na sexta-feira à noite e a vigília noturna entre sábado e domingo, seguida no dia 6 de agosto pela missa de encerramento. Também está incluída na viagem uma etapa em Fátima, onde o Papa – retornando ao santuário mariano que já havia visitado em 13 de maio de 2017 – rezará o Terço com jovens doentes para invocar a paz para um mundo ferido por conflitos. Esse também é um ato de devoção a Nossa Senhora, cuja proteção ele pediu para toda a viagem.
Fonte: Vatican News (texto de Salvatore Cernuzio)
Três frades representam a Província na JMJ
A Província Franciscana da Imaculada Conceição estará representada na Jornada Mundial da Juventude (JMJ), de 1º a 6 de agosto, por Frei Florival Mariano de Toledo, Frei Leandro Costa Santos e Frei Santana Sebastião Cafunda, que também representará a Fundação Imaculada Mãe de Deus de Angola. Eles se juntarão a milhares de jovens do mundo inteiro na capital Lisboa, em Portugal.
Acesse:
https://www.instagram.com/provinciafranciscana/
“Participar da Jornada é uma coisa linda e quando se tem consciência disso, você fica animado para participar. Preparem-se para este momento entusiasmante, ponham lá a vossa esperança, porque se cresce muito numa Jornada como esta. Não nos damos conta, mas as coisas ficam dentro de nós, os valores ficam, as relações construídas com os jovens de outros países, os encontros, tudo fica dentro de nós e sobretudo ver a força juvenil, a Igreja tem a força dos jovens”, incentivou recentemente o Papa Francisco os jovens para participarem desta JMJ.
A Jornada Mundial da Juventude é um evento organizado pela Igreja Católica que reúne jovens de todo o mundo para celebrar sua fé e discutir questões relevantes para a juventude. O evento ocorre a cada dois ou três anos em diferentes cidades ao redor do mundo.
É nesse clima que os três jovens frades se preparam para viver um dos momentos mais belos da Igreja, ainda mais com a presença do Papa Francisco, que confirmou a presença depois de se recuperar da cirurgia que fez no começo de junho. Frei Leandro, que reside na Fraternidade do Santuário Frei Galvão, em Guaratinguetá (SP), Frei Florival, que reside na Fraternidade Bom Jesus dos Perdões, em Curitiba (PR) farão parte do Movimento Laudato Si’. Este movimento é um grupo formado por leigos e religiosos franciscanos. Sua responsabilidade é inspirar e mobilizar a comunidade católica para cuidar da nossa casa comum e alcançar a justiça climática e ecológica, em colaboração com todas as pessoas de boa vontade. Sua atuação consiste em responder com aquilo que a tradição da Doutrina Social da Igreja entende e pretende. Conheça mais no site: https://laudatosimovement.org/pt/
Os dois frades viajam no dia 23 de julho, e estarão nas catequeses em diversos idiomas, participarão de uma marcha franciscana, um concerto franciscano e uma aldeia Ecológica, sempre promovendo os valores das encíclicas Laudato Si’ e Fratelli Tutti.
“Nós, frades e leigos, estaremos responsáveis por motivar os jovens para os valores das Encíclicas Laudato Si’ e Fratelli tutti. Esses são os documentos do Papa Francisco que dizem muito sobre nossa missão no mundo e que nos dias 1º a 6 de agosto serão o pano de fundo de nossa mensagem. Faremos parte de um concerto franciscano. Estou ansioso por esse momento!”, conta Frei Leandro, que é músico, assim como Frei Florival.
“O Movimento Laudato Si’ está na programação única da Jornada. A minha expectativa é a maior por estar entre os franciscanos numa Jornada onde poderemos contribuir com aquilo que a gente conhece, sabe e que é um desafio também”, disse Frei Florival, lembrando que mais de 30 mil voluntários participarão da Jornada. “Eu não conheço a capital Lisboa, em Portugal, mas conheço um pouco a Jornada Mundial, porque uma vez participei quando fui convidado para animar os eventos e celebrações da JMJ 2013, no Largo da Carioca, onde se concentraram os franciscanos”, acrescenta o frade.
“Sendo a JMJ uma peregrinação, espero ser transformado por inteiro. Uma peregrinação forja em nós um novo jeito de ser e de pensar, e é isso que desejo. O contato com as pessoas de vários cantos do mundo, os jovens e em especial os frades, serão grandes e válidas provocações. Sem dizer a possibilidade de ver o Papa Francisco e escutar um pouco mais próximo suas palavras que nos incendeiam. E estou aberto àquilo que Deus reservou e que não está no meu ‘planejamento’”, espera Frei Leandro.
“Quando eu estava em Vila Velha (ES), eu participei da Pré-Jornada, que era uma preparação para receber os que se inscreviam na Jornada. Preparar os jovens no local. E é um trabalho de evangelização infindável”, observa Frei Florival. “Quando João Paulo II teve inspiração de reunir a juventude, de fazer algo em nível mundial, acho que ele nem imaginava o alcance que chegaria esse evento”, avalia o frade. “Então, significa um momento de mudança, de transformação, de conhecimento, de troca de experiências, de encher a alma de esperança, porque tanta gente, de tantos lugares estão vendo a mesma coisa. O que é bonito nisso tudo é que tem uma direção onde todos vão beber da mesma fonte. Cada um vai dando sua resposta dentro de sua cultura, do seu aprendizado”, completou Frei Florival.
Frei Santana Sebastião seguirá de Luanda para Lisboa, onde vai representar todos os frades da Fundação Imaculada Mãe de Deus de Angola.
Mensagem do Papa
A Jornada Mundial da Juventude começa nesta terça-feira (2), e o Papa Francisco sabe que o momento é de deslocamento de vários jovens do mundo inteiro para Lisboa, em Portugal.
Com os olhos fechados, escolhendo as palavras uma a uma, o papa falou do significado da “caminho”, daquele “ir em frente”, da “coragem” e da “alegria” que são necessários, e de “não estar sozinho”. Uma mensagem espontânea, que foi fruto final do encontro quando recebeu o jovem refugiado de Camarões, Bentolo, que havia escapado da tortura na Líbia, vivendo entre violências e naufrágios.
O Papa mesmo disse que queria dizer algumas palavras e, então, foi produzida a mensagem em vídeo e áudio para os jovens italianos que estavam prestes a embarcar para Portugal:
“A vocês, jovens, que estão partindo para Lisboa para a Jornada da Juventude, desejo uma boa estrada. E desejo que cheguem com alegria a esse encontro”. A estrada, o caminho, para Francisco nunca foi apenas um lugar físico, celebrado na literatura e contado nas notícias, mas uma metáfora e um horizonte. Ele mesmo explica: “fazer esse percurso é pegar a estrada. A vida é assim: pegar a estrada, e os jovens têm a vocação de pegar a estrada”.
Não é fácil, nem é óbvio. E são necessárias certas qualidades para saber como permanecer “na estrada”, como o Pontífice entende: “vão em frente, com coragem, sempre olhando para onde vocês querem chegar”. Sem medo, portanto, mas com a determinação de quem quer e deve continuar. É difícil não ver nessas palavras uma referência àqueles que, por desejo ou necessidade, empreendem percursos entre perigos e esperanças.
O caminho trilhado pelos últimos, pelos descartados, pelas vítimas do que o Papa Francisco chama de “globalização da indiferença”, portanto, lembra a necessidade de um saber diferente para percorrer “a estrada” juntos. E aos jovens que vão à Jornada Mundial da Juventude, ele sugere partir, rumo a Lisboa como à vida cotidiana, “com aquela mística do caminho de estar sempre perto dos outros e não sozinho”.
Vatican News
JMJ 2023: Lisboa prepara-se para acolher um milhão de participantes
Na apresentação do programa da Jornada de Lisboa, D. Américo Aguiar revelou que deverão estar em Lisboa “um milhão de participantes”.
O presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023 revelou que “segundo o histórico das jornadas, por cada um inscrito participam mais dois ou três”.
“Quando nós trabalhamos em todos os cenários estamos sempre trabalhando com o número de inscritos e com todos os outros”, acrescentou.
“Estou convencido de que estamos falando de um conjunto de jovens inscritos e não inscritos aproximadamente de um milhão de participantes”, declarou D. Américo Aguiar.
Recordemos que no passado, dia 31 de maio, a organização do evento de Lisboa publicou números atualizados de participantes apontando para um total de 600 mil pré-inscritos dos quais 200 mil já tinham a inscrição completa.
Foi revelado também que estes números dizem respeito a representantes de 184 países, liderados por Espanha, Itália e Portugal.
O cardeal-patriarca de Lisboa, presente na apresentação do programa da JMJ 2023, assinalou ser esta uma “oportunidade única de acolhimento e de projeção no mundo”.
“Lisboa vai ter agora e Portugal inteiro uma oportunidade única de acolhimento e de projeção no mundo”, disse D. Manuel Clemente.
Inscritas mais de 6 mil famílias para acolher jovens
Uma das grandes preocupações da organização da Jornada de Lisboa é o acolhimento a dar aos jovens peregrinos. Segundo informou o presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023, já estão inscritas mais de 6 mil famílias prontas para alojar os jovens.
“Quanto aos alojamentos, nós temos, graças a Deus, mais de 6 mil famílias que tiveram a coragem de abrir portas”, disse D. Américo Aguiar.
Para acolher os jovens estão também previstos espaços coletivos, nomeadamente escolas, que vão permitir ter disponíveis cerca de “400 mil lugares de alojamento”, revelou ainda o bispo auxiliar de Lisboa.
Uma “festa universal”, diz o presidente da República
Entretanto, o presidente da República publicou uma mensagem de saudação à JMJ Lisboa 2023 e a todos os que vão visitar Portugal. Afirmou que esta vai ser uma grande “festa da juventude”, uma “grande festa universal”.
“Vai ser uma grande festa da juventude, vai ser uma grande festa universal, aberta, ecumênica”, disse o presidente da República Portuguesa em mensagem vídeo recentemente publicada.
Programa do Papa Francisco na JMJ
Programa Oficial da Visita do Papa
Programa da Visita Apostólica de Sua Santidade o Papa Francisco a Portugal por ocasião da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023
2 a 6 de agosto de 2023
Quarta-feira, 2 de agosto
Roma – Lisboa
07h50 | Partida de avião do Aeroporto Internacional de Roma/Fiumicino para Lisboa |
10h00 | Chegada à Base Aérea de Figo Maduro, em Lisboa |
10h00 | Receção Oficial |
10h45 | Cerimónia de Boas-Vindas, na entrada principal do Palácio Nacional de Belém |
11h15 | Visita de Cortesia ao Presidente da República, no Palácio Nacional de Belém |
12h15 | Encontro com as Autoridades, a Sociedade Civil e o Corpo Diplomático, no Centro Cultural de Belém |
16h45 | Encontro com o Primeiro-Ministro, na Nunciatura Apostólica |
17h30 | Vésperas com os Bispos, Sacerdotes, Diáconos, Consagrados e Consagradas, Seminaristas |
e Agentes Pastorais, no Mosteiro dos Jerónimos |
Quinta-feira, 3 de agosto
Lisboa – Cascais – Lisboa
09h00 | Encontro com os Jovens Universitários, na Universidade Católica Portuguesa |
10h40 | Encontro com os Jovens de Scholas Occurrentes, na sede de Scholas Occurrentes de Cascais |
17h45 | Cerimónia de Acolhimento, na Colina do Encontro (Parque Eduardo VII) |
Sexta-feira, 4 de agosto
Lisboa
09h00 | Confissão de alguns Jovens da JMJ, na Cidade da Alegria (Jardim Vasco da Gama) |
09h45 | Encontro com os Representantes de alguns Centros de Assistência Socio-Caritativa, no Centro |
Paroquial de Serafina | |
12h00 | Almoço com os Jovens, na Nunciatura Apostólica |
18h00 | Via-Sacra com os Jovens, na Colina do Encontro (Parque Eduardo VII) |
Sábado, 5 de agosto
Lisboa – Fátima – Lisboa / Loures
08h00 | Partida de helicóptero da Base Aérea de Figo Maduro, em Lisboa, para Fátima |
08h50 | Chegada ao Estádio de Fátima |
09h30 | Recitação do Terço com os Jovens Doentes, na Capelinha das Aparições do Santuário de Nossa |
Senhora de Fátima | |
11h00 | Partida de helicóptero, do Estádio de Fátima, para Lisboa |
11h50 | Chegada à Base Aérea de Figo Maduro, em Lisboa |
18h00 | Encontro privado com os membros da Companhia de Jesus, no Colégio de S. João de Brito |
20h45 | Vigília com os Jovens, no Campo da Graça (Parque Tejo) |
Domingo, 6 de agosto
Lisboa / Loures – Oeiras – Roma
09h00 | Santa Missa para o Dia Mundial da Juventude, no Campo da Graça (Parque Tejo) |
16h30 | Encontro com os Voluntários da JMJ, no Passeio Marítimo de Algés |
17h50 | Cerimônia de Despedida, na Base Aérea de Figo Maduro, em Lisboa |
18h15 | Partida de avião da Base Aérea de Figo Maduro, em Lisboa, para Roma |
22h15 | Chegada ao Aeroporto Internacional de Roma/Fiumicino |
Transmissões
A TV Canção Nova também pode ser acessada pelo YouTube. Confira os dias e horários (no horário de Brasília) dos eventos da JMJ Lisboa 2023 que serão transmitidos a seguir:
01/08, terça-feira
14h30 | Missa de abertura presidida pelo Cardeal Patriarca de Lisboa Dom Manuel Clemente
03/08, quinta-feira
13h00 | Cerimônia de Acolhimento com o Papa
04/08, sexta-feira
13h00 | Via Sacra dos jovens com o Papa
05/08, sábado
04h35 | Recitação do Terço com o Papa e os jovens no Santuário de Fátima
16h00 | Programa Todos On e Vigília com os jovens
06/08, domingo
04h00 | Missa de envio presidida pelo Papa
12h15 | Encontro com os voluntários
Veja como foi no Panamá 2019
Clique neste link para acessar o Especial da JMJ 2019
Veja como foi no Rio de Janeiro 2013
Clique neste link para acessar o Especial JMJ 2013
Acompanhe no Instagram da Província e no site oficial de Lisboa
Instagram da Província da Imaculada Conceição
Acesse:
https://www.instagram.com/provinciafranciscana/
Site oficial da Jornada Mundial da Juventude.
Clique neste link para acompanhar a JMJ