Vida Cristã - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Frei Policarpo Berri

O frade menor

Frei Policarpo é natural de Rodeio, Santa Catarina. Nasceu no dia 13 de julho de 1924. Iniciou seus estudos no Seminário de Rio Negro, no Paraná, aos 11 anos. Inácio, seu nome de batismo, tornou-se noviço aos 19 anos, em sua cidade natal, ingressando na Ordem dos Frades Menores no dia 20 de dezembro de 1943. Em seguida, estudou Filosofia em Curitiba (PR) e Teologia em Petrópolis (RJ). Fez a Profissão Solene no dia 21 de dezembro de 1947 e foi ordenado sacerdote no dia 25 de julho de 1950, passando a ser chamado de Frei Policarpo.

O frade é um dos 11 filhos de Melânia e Félix Berri. Depois de uma breve passagem pela cidade de Niterói, no Rio de Janeiro, com 32 anos de idade, em 1956, mudou-se para Pato Branco, onde permanecia servindo ao povo.

Frei Policarpo teve em Pato Branco e na região a plenitude de seu ministério. Foram mais de 64 anos de serviço ao povo do Sudoeste do Paraná. Recentemente, no dia 28 de julho deste ano, frei Policarpo celebrou com solenidade o seu jubileu de 70 anos de sacerdócio. Na ocasião o Ministro Provincial, Frei César Külkamp, lembrou com carinho de sua vida de consagração. “Acima de tudo, queremos agradecer a Frei Policarpo por esse testemunho de vida e queremos pedir a seus confrades, ao povo de Deus, de Pato Branco e da própria região, que já pôde contar com sua entrega, com seu serviço, que Deus o abençoe sempre mais. Tanto a Província, como a Fraternidade de Pato Branco, como a Paróquia de São Pedro, como todo o serviço de comunicação, tão expressivo nesta cidade, mas também como povo e sociedade de Pato Branco e região. Frei Policarpo não é um homem de arroubos entusiasmados. A gente o conhece justamente por este modo reservado, discreto, e assim viveu a sua vida e o seu serviço e assim continua a sua entrega. Justamente desse modo é um serviço duradouro; não é um entusiasmo passageiro. Como homem de oração, de contemplação, transmite para a pessoa com quem convive, a quem ele serve, um pouco dessa face de Deus”.

Para Frei Alex, Pároco, trabalhar com o Frei Policarpo é motivo de alegria e desafios diários, pois segundo ele, conviver com uma pessoa que vive santamente é uma responsabilidade. “Ele desperta em nós o desejo de ter uma grande dedicação à comunidade e ao povo de Deus. Conviver com ele é muito gratificante, pois é um homem extremamente fraterno. Uma pessoa de bem com a vida. Isso nos provoca a fazer nosso caminho de tal maneira para que quando chegarmos numa idade avançada poder olhar para aquilo que se passou e ter também essa sensação que São Paulo diz: combati o bom combate, cumpri a minha tarefa”.

Frei Policarpo foi um dos idealizadores da Rede Celinauta de Comunicação, e batalhou pela aquisição da rádio FM e pela concessão do canal de televisão da rede. Com sua participação, hoje a rede Celinauta é o maior grupo de comunicação sob a coordenação da Província Franciscana da Imaculada Conceição no país, e é composta pelas rádios Celinauta AM e Movimento FM e pela TV Sudoeste.

O provincial Frei Cesar, lembra de uma característica bem peculiar do Frei Policarpo: a sua bênção, buscada por tanta gente. “Ele faz com muita fidelidade e atenção, mas de uma forma bastante rápida, porque a bênção é sempre dada pelo Senhor. E Frei Policarpo nos ensinou isso. Não é bênção do padre, não é a bênção do Frei Policarpo, mas é a bênção de Deus a quem ele serve, a quem ele ministra.

Frei Policarpo partiu para casa de Deus no dia de Nosso Pai Seráfico São Francisco de Assis. Sua vida foi um sinal vivo do amor de Deus por nós. Os muitos frutos continuarão sendo colhidos por todos aqueles que encontraram nas mãos de Frei Policarpo a presença misericordiosa das mãos de Deus.

Incluamos este nosso estimado confrade em nossas preces nesta Solenidade de São Francisco. Que o Senhor o acolha em seu Reino definitivo de amor e paz.

R.I.P.

Frei Jeâ Paulo Andrade

Dados pessoais, formação e atividades

– Nascimento: 13.07.1924 (96 anos de idade)
– Rodeio, SC.
– Vestição: 20.12.191943 – Rodeio, SC
– Primeira Profissão: 21.12.1944 (75 anos de Vida Franciscana)
– Profissão Solene: 21.12.1947
– Ordenação: 25.07.1950 (70 anos de sacerdócio)
– 1945-1951: Estudos de filosofia e teologia em Curitiba-PR e Petrópolis-RJ.
– 1952-1955– Niterói-RJ – Bibliotecário
– 1956-2020 – Pato Branco-PR – Diversas funções ao longo de 64 anos.

História da Celinauta

A rádio Celinauta, a emissora mais antiga do Sudoeste do Paraná, foi inaugurada no dia 31 de julho de 1954, então com o nome de Colméia. Pertencia a uma rede que possuía outras rádios em Francisco Beltrão, Cascavel e União da Vitória. Foi fundada por Otávio Rotille e Norberto Bonner, primeiros donos da emissora.  Em1957 foi adquirida pelos franciscanos da Paróquia São Pedro Apóstolo, liderados por frei Policarpo Berri. Depois que passou para o domínio dos freis, a emissora que iniciou com 250 wats, aumentou diversas vezes de potência chegando aos atuais 25 mil wats, a mais potente do interior do Paraná.  O nome “Celinauta” é cheio de significado e história. No dia 6 de dezembro de 1961, esteve em Pato Branco a imagems peregrina de Nossa Senhora de Fátima. Ao acolher a imagem, o reitor do seminário de Palmas, Monsenhor Jorge, saudou a Santa com o título de “A Divina Celinauta”. Frei Gaudino, então pároco em Pato Branco, gostou da expressão e os demais frades aprovaram “Celinauta” como o nome oficial para a Rádio “mãe do Sudoeste”. CELI (que significa: do céu) e NAUTA (que significa navegante) deram origem ao codinome: a navegante espacial.

Durante o baile de aniversário realizado no Clube Pinheiros dia 10 de julho com animação da banda gaúcha “Os Serranos”, o pioneiro Antônio Dagostin, deu um testemunho histórico e emocionante: “participei do baile de inauguração da Celinauta, naquela época Colméia”.  Para provar, apresentou duas fotos daquele evento. Relatou ainda que foi naquele fandango realizado num barracão construído para ser uma madeireira que conheceu a jovem que mais tarde viria ser sua esposa, com quem divide a vida até hoje. E lançou um desafio: “quero convidar a todos que estão aqui nessa festa para participar comigo do centenário da Radio Celinauta daqui a 44 anos”. O desafio está lançado!

História da Paróquia São Pedro

Desde o ano 1900 os padres Franciscanos vinham a cavalo de Blumenau passavam por Palmas até a Argentina. Frei Solano em uma viagem por Sudoeste do Paraná e oeste de Santa Catarina ficou viajando a cavalo durante 235 dias, no dia 3 de maio de 1903 a Província Franciscana aceitou a construção de uma paróquia e Convento. Desde esta data visitaram todo o sudoeste do Paraná e oeste de Santa Catarina, em 1933 o Papa criou a prelazia de Palmas.

No ano de 1936 foi nomeado prelado na pessoa de Dom Carlos Eduardo Saboia Bandeira de Mello. Naquela época havia apenas três municípios e paróquias, uma era no Paraná com sede na cidade de Palmas e duas no estado de Santa Catarina com sede em Chapecó e São Carlos. Em 1939 foi criada a paróquia de Clevelândia, que antes se chamava Bela Vista de Palmas. Em 1944 a província Franciscana aceitou mais uma paróquia na Vila Nova de Clevelândia que após se chamou de Bom Retiro e por fim se chamou Pato Branco. A partir daí os batizados e casamentos eram registrados em Pato Branco e a Paróquia São Pedro atendia todo o sudoeste do Paraná até a Argentina. Em 1950 Frei Deodato Bernardt que morava em Pato Branco foi morar em Francisco Beltrão que até então se chamava Marrecas.

Em 1930 foi construída a primeira Capela em Pato Branco na rua Tapir com Avenida Tupi. Na comissão da igreja havia quatro homens que se chamavam de Pedro são eles: Pedro José da Silva, Pedro Aires de Mello, Pedro Antônio Soares e Pedro José Vieira, esses quatro Pedros escolheram São Pedro como Padroeiro da Capela. Buscaram a estátua de São Pedro na cidade de Porto União-SC, esta estátua se encontra e conserva na canônica de Pato Branco.

A segunda igreja foi construída porque a primeira já não comportava o número dos fieis, foi inaugurada no dia 29 de Junho de 1935 já localizada na Praça com frente voltada para a rua Tapajós, foi desmanchada no ano de 1960 para a construção da nova e atual Igreja Matriz São Pedro Apóstolo que foi inaugurada no dia 29 de Junho de 1965.

Montado em 1964 por uma empresa de Estrela – RS o relógio da igreja Matriz São Pedro um símbolo na nossa cidade. A torre onde está situado o relógio tem 50 metros de altura e 8 metros de largura, com quatro andares. A cada meia hora o relógio toca e o sino avisa as horas inteiras. O sino ainda é o mesmo que foi instalado na primeira Capela de Pato Branco.

No dia 06 de Setembro de 1956 Frei Honorato segundo pároco de Pato Branco estava de aniversário, houve uma festa no pavilhão de festas em sua homenagem. Frei Policarpo resolveu dar um presente com a ajuda da comunidade povo de Deus, um órgão de tubos produzido na Alemanha como foi um presente ofertado pela comunidade Frei Honorato ficou Feliz. Tratou – se da importação como não havia começado a construção da nova igreja, a órgão foi instalado no Pavilhão de missas que era de madeira no qual cabia mil pessoas. Quando a igreja ficou pronta o órgão foi transportado para o atual coro do Órgão. Ele foi inaugurado com frei Feliciano que era da Alemanha e era um grande Organista, ao todo o órgão tem mil tubos sendo ele de metal e madeira.

Não se pode comentar, relatar e lembrar-se da Paróquia São Pedro sem a figura do nosso querido Frei Policarpo como todos o chamam. Frei Policarpo chegou a Paróquia em Janeiro de 1956 e esta presente até os dias atuais, com seus 94 anos de idade atende a todos com muito carinho e prontidão, ver frei Policarpo entre nós é ver a presença de um Deus rico em amor e misericórdia para com o seu povo, ele celebra missas todos os dias, atende as confissões, aconselhamentos e inúmeras bênçãos. Com sua presença em tantos contextos históricos e marcantes da nossa Paróquia e município.

A paróquia São Pedro é formada por 24 capelas divididas em 5 setores sendo 5 capelas na cidade formando o setor norte e as demais no interior do município.

Neste ano de 2018, foi instalado mai uma obra de mosaico na parte interna a Igreja representando vários elementos que dão origem e sustendo para vida, fica localizado no lado esquerdo do presbitério e será local dos batizados.

Também foi instalado nas laterais da Matriz na parte superior das portas, dois vitrais um com o Sagrado Coração de Jesus e outro com Imaculado Coração de Maria.

Vídeo | Frei Policarpo

Bênção de Frei Policarpo