Vida Cristã - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Elias e Jesus: o encontro do primeiro com o segundo Testamentos e o reencontro do conservadorismo

24/12/2022

São João Batista, de Anton Raphael Mengs – Steffi Roettgen, Anton Raphael Mengsm 1728-1779 (domínio público, Wikipedia)

(Ml 3,1-4.23-24)

 Frei Jacir de Freitas Faria [1]

O texto sobre o qual vamos refletir hoje é Malaquias 3,1-4.23-24. Trata-se do retorno do profeta Elias. Na proximidade do Natal, as memórias dos profetas Elias e João Batista são retomadas em textos da Bíblia para ressaltar o papel de ambos em relação a Jesus, no plano da História da Salvação. Suas vidas se entrelaçam no encontro do Primeiro com o Segundo Testamentos. Nas trilhas de Elias, João Batista prepara o encontro com Jesus. Vejamos como isso ocorre.

Os livros da Bíblia estão organizados em forma de uma grande inclusão, isto é, a mesma temática no início e fim, tendo no centro duas personagens (Elias e Jesus), as quais representam, respectivamente, duas grandes religiões, o judaísmo e o cristianismo. O livro do Gênesis abre a Bíblia narrando a criação do ser humano e sua vida no Paraíso Terrestre, onde encontram-se as árvores da vida e do conhecimento do bem e do mal (Gn 2,9). Já o livro do Apocalipse a fecha com a narrativa da Jerusalém Celeste, no contexto de um novo céu e de uma nova terra. Assim como no Gênesis, o Apocalipse tem uma árvore da vida no seu centro. Jerusalém, no fim da Bíblia, torna-se o símbolo da esperança perdida com a decisão do ser humano, simbolicamente representada por Adão e Eva, em aceitar a proposta da serpente de comer do fruto da árvore do bem e do mal, tornando-se responsáveis pelo uso da liberdade, fora do paraíso. [2]

A serpente de Gênesis vence Deus na luta do ser humano em ter que optar entre o caminho da vida e o da morte. Sair do paraíso foi o mesmo que optar pelo caminho da morte, que a Teologia agostiniana chamou de pecado, a queda do paraíso. Contraditoriamente, a decisão do ser humano implicou em viver na liberdade de poder decidir. Adão e Eva, protótipos de seres humanos, mas não reais, acabaram criando problema para Deus e para eles mesmos. Viver fora do paraíso tornou-se difícil. Com o suor do rosto, o ser humano passou a lutar pela sobrevivência. A vida pueril, do ser criança, no paraíso deixou de existir. A vida fora do paraíso, sem proteção e com responsabilidades, encontrou uma terra cheia de espinhos, e que precisava ser arada.

Como releitura desse episódio da saída do paraíso, o Segundo Testamento, em Lc 22,44 narra que Jesus, antes de morrer, antes de voltar para o paraíso celeste, suou lágrimas de sangue sobre a terra de Jerusalém, no Getsemani, em uma profunda agonia. Lágrima, em hebraico, é “sangue do olho”. O sangue de Jesus devolveu a vida, a bênção, para a terra, outrora maldita.[3]

Por fim, no centro da Bíblia estão os livros de Malaquias e Mateus, encerrando o Primeiro Testamento e iniciando o Segundo. Malaquias termina falando do profeta Elias e seu retorno iminente: “Eis que vos enviarei Elias, o profeta, antes que chegue o Dia de Javé, grande e terrível” (Ml 3,23-24). Elias, o profeta que foi para Deus em um carro de fogo, voltará para o grande julgamento. O Evangelho de Mateus inicia falando de Jesus, chamando-o de Filho de Davi, Abraão, e Messias enviado por Deus. Desse modo, Elias e Jesus estão no centro da Bíblia. Os judeus sempre acreditaram que Elias voltará. Os judeus conterrâneos de Jesus chegaram a dizer que Jesus seria a encarnação de Elias. Elias e Jesus são símbolos de vida no judaísmo e no cristianismo.

João Batista entrou na história de Jesus por obra de Deus. Primo de Jesus, ele preparou o caminho de Jesus, no deserto. Suas palavras duras contrastam com a leveza de seu nome, que em hebraico se diz, Johanan, que significa Deus de ternura e misericórdia, nome dado pelo seu pai Zacarias, um sacerdote da religião judaica, que após uma visão no templo, ficou mudo. Ele voltou a falar com o nascimento de João Batista. Portanto, nas figuras de Zacarias e João Batista, judaísmo e cristianismo também se encontram.

Vivemos em tempos difíceis de desencontros. O discurso religioso de um cristianismo conservador volta com vigor, num reencontro com um passado que pouco contribuiu para a vivência da fé anunciada por Jesus. Há quem acredite na ideia de um “Dia do Senhor” terrível. Cremos que o caminho que liberta é o da espiritualidade da ternura e da misericórdia, o qual é como a gasolina que nos move ao encontro de novos seres humano no “Dia do Senhor”, no aqui e agora da esperança que vence o medo e o ódio, proporcionando tempos de paz e bem.


[1]Doutor em Teologia Bíblica pela FAJE (BH). Mestre em Ciências Bíblicas (Exegese) pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma. Professor de Exegese Bíblica. É membro da Associação Brasileira de Pesquisa Bíblica (ABIB). Sacerdote Franciscano. Autor de dez livros e coautor de quinze. Youtube: Frei Jacir Bíblia e Apócrifos. https://www.youtube.com/channel/UCwbSE97jnR6jQwHRigX1KlQ

[2]FARIA, Jacir de Freitas. Apócrifos aberrantes, complementares e cristianismos alternativos: poder e heresias! Introdução crítica e histórica à Bíblia Apócrifa do Segundo Testamento. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2009, p. 12.

[3] FARIA, Jacir de Freitas, A releitura da Torá em Jesus, RIBLA, 40. Petrópolis: Vozes.

Premium WordPress Themes Download
Download Nulled WordPress Themes
Download Premium WordPress Themes Free
Premium WordPress Themes Download
udemy paid course free download
download coolpad firmware
Download Best WordPress Themes Free Download
online free course