Vida Cristã - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Domingo da Misericórdia e a misericórdia eterna de Deus (Sl 117,1)

15/04/2023

Imagem: Pintura associada à devoção da Divina Misericórdia

Frei Jacir de Freitas Faria [1]

No dia 30 de abril do ano 2000, o Papa João Paulo II, na celebração de canonização da freira polonesa, Maria Faustina Kowalska, institucionalizou o segundo domingo da Páscoa como “Domingo da Divina Misericórdia”. Segundo a tradição de fé, Jesus teria revelado à Santa Faustina que o primeiro domingo, depois da Páscoa, deveria ser o da festa da Divina Misericórdia, para recordar aos cristãos a eterna e insondável misericórdia de Deus.

Para entender o alcance dessa afirmativa, é necessário compreender o porquê do domingo e o significado da misericórdia na Bíblia e em nossas vidas. O nosso ponto de partida será o Sl 117,1, no qual o salmista canta: “Dai graças ao Senhor, porque ele é bom! Porque eterna é a sua misericórdia!”

Para os judeus, domingo é o primeiro dia da semana, dia de trabalho do fiel, pois, com ele, Deus inicia o seu ato criador. Para os cristãos, Jesus, ao ressuscitar no primeiro dia da semana, sela a criação definitiva de Deus na vida que não passa mais. Os primeiros cristãos também entendiam que o domingo recorda as oito bem-aventuranças. Ser bem-aventurado é “estar em marcha”, a caminho. Assim, a ressurreição de Jesus no domingo completa a marcha da vida, que é ressuscitar. Na labuta do marchar, uma das bem-aventuranças é o agir com misericórdia para alcançar a misericórdia divina (Mt 5,7).

A Bíblia está repleta da misericórdia. Os Salmos têm um lugar especial nesse movimento de fé e de esperança. Eles são uma coletânea de hinos inspirados, os quais expressam o sentido da fé nas mais variadas formas da vida humana: dor, sofrimento, alegria, louvor, vitórias, doenças, morte etc. A relação é sempre com o Deus que ouve o sofrimento, aceita o louvor e mantém laços de eternidade com o ser humano, a partir de sua misericórdia infinita.

Uma curiosidade! Você sabia que nem todo salmo é um salmo? Na verdade, a maioria são hinos. Salmos são somente os hinos que usavam um instrumento de oito cordas para acompanhá-lo. Com o tempo, eles deram nome ao livro composto de 150 hinos.

Na Bíblia encontramos três substantivos para falar de misericórdia. Dois no Primeiro Testamento e um, no Segundo. O primeiro deles é hesed, que significa favor imerecido, benevolência, graça que age no tempo. O segundo termo hebraico é rahamim, que significa misericórdia e compaixão. Rahamim provém de rehem, isto é, o seio materno da mulher-mãe com a sua disposição de amar sem exigência, sem favores e trocas. A mãe ama porque ama, com bondade, ternura e compreensão. Desse modo, hesed é lado masculino da misericórdia (fidelidade para consigo mesmo) e rahamim, o lado feminino (amor doação).

No Segundo Testamento, o substantivo grego éleos, tradução do hebraico hesed, expressa a emoção que temos diante do sofrimento do outro, isto é, a compaixão e a misericórdia. Daí que esmola, em grego eleemosúne, é o ato de sentir, de ter compaixão em relação ao outro.

Ainda que esses termos se refiram ao ser humano, na Bíblia, a misericórdia tem relação direta com Deus. Dentre as 296 citações de misericórdia, na Bíblia, 236 referem-se à misericórdia de Deus e somente 60, ao ser humano. Disso resulta que o agir misericordioso é característica de Deus. Para o ser humano, fica sempre o desafio de ser misericordioso como Deus.

Quando a Bíblia foi traduzida, do hebraico para o latim, hesed virou misericórdia, o qual é composto de miser e cor. Miser é a condição extremada de sofrimento e angústia de alguém, de miséria que suplica ao cor, isto é, ao coração, por misericórdia. Diante de uma tragédia, não há como sentir compaixão, misericórdia por quem sofre a dor. Nessa hora, não há quem não grite a Deus por misericórdia. No findar de nossas vidas, só Deus pode ter misericórdia. Quando alguém perde a capacidade de sentir misericórdia, a sua humanidade não existe mais, pois a essência de Deus, que é misericórdia, morreu dentre dele.

Na oração dos salmos, misericórdia aparece 90 vezes para falar das vísceras, das entranhas de Deus que se comove. Os Salmos de Misericórdia são: Sl 25; 41; 42; 43;51;57;92;103;119;136. Já a exclamação “Louvem o Senhor, porque ele é bom, porque eterna é a sua misericórdia!” é usada como refrão em numerosos salmos e textos do Primeiro Testamento (Sl 106, 1; 107, 1; 1 Cr 16,34; 2 Cr 5, 13; 7, 3; 20, 21; Esd 3, 11; Dn 3, 89; Sl 100, 5; Jd 13, 14).

O fato de repetir, incansavelmente, que eterna é a misericórdia de Deus, faz da história do povo da Bíblia uma história de salvação, de misericórdia. O tempo e o espaço da vida terrena e divina entrelaçam-se na eternidade do amor, que é Deus. Ele sempre cuida e cuidará de nós com o olhar de misericórdia. Deus é eterno, eterna será a nossa vida, pois a misericórdia dele é eterna. Misericórdia é outro nome de Deus. É faísca de Deus no meio de nós! Em Jesus, Deus veio ao nosso encontro para nos convocar a olhar o nosso semelhante com misericórdia. Há muitos filhos pródigos nos caminhos de nossa vida. Só a misericórdia é capaz de manter a nossa relação com Deus, pois ela deixa o nosso coração aberto para a esperança, apesar de nossa limitação, de nossos erros. Quando o fim de nossa vida terrena chegar, seremos julgados pelo tamanho de nossa misericórdia na balança da infinita misericórdia de Deus.

Quando, na relação com o nosso semelhante, exercemos o perdão, a vida renasce e um novo recomeço projeta dias melhores. Quando foco de nossas vidas for a misericórdia para com o outro, um estado permanente de ser, poderemos, então, cantar com o salmista: “Dai graças ao Senhor, porque ele é bom! Eterna é a sua misericórdia!” (Sl 117,1). Que as nossas vidas sejam um eterno Domingo de Misericórdia, um humanizar o mundo pela misericórdia, um recriar a vida para recomeçar sempre, na labuta do caminhar semanal, até o dia do encontro definitivo com a Divina Misericórdia.


[1]Doutor em Teologia Bíblica pela FAJE (BH). Mestre em Ciências Bíblicas (Exegese) pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma. Professor de Exegese Bíblica. É membro da Associação Brasileira de Pesquisa Bíblica (ABIB). Sacerdote Franciscano. Autor de dez livros e coautor de quinze. Youtube: Frei Jacir Bíblia e Apócrifos. https://www.youtube.com/channel/UCwbSE97jnR6jQwHRigX1KlQ

Download WordPress Themes Free
Download Best WordPress Themes Free Download
Download WordPress Themes Free
Download Best WordPress Themes Free Download
free online course
download huawei firmware
Download Premium WordPress Themes Free
udemy course download free