Vida Cristã - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Diálogo pela paz: Símbolo da vitória da cultura do encontro

04/06/2022

  Imagem: Adobe Stock

 Frei Augusto Luiz Gabriel

O Dia Mundial da Paz foi instituído pelo Papa Paulo VI em 1967. Desde então, todo início de ano os fiéis são convidados a refletirem e estudarem temáticas relacionadas à Paz. Em 2022, o tema da mensagem do Papa Francisco foi “Educação, trabalho, diálogo entre as gerações”. No entanto, a partir da década de 60, os assuntos envolveram questões ligadas aos direitos humanos, justiça social, diálogo entre culturas e religiões, bem como sobre aspectos da Doutrina Social da Igreja.

Pode-se dizer que a temática sobre a Paz é muito cara aos Sumos Pontífices. Inúmeros são os exemplos de desafiadores diálogos protagonizados pelos líderes da Igreja. Recentemente, o presidente da Croácia, Zoran Milanovic, pediu ao Papa Francisco que auxiliasse nas negociações de paz entre a Ucrânia e Rússia. Já João Paulo II, hoje santo, foi responsável por iniciar a reaproximação dos Estados Unidos da América (EUA) com Cuba. Muitos outros episódios poderiam ser citados, mas neste texto, daremos enfoque para alguns.

O sucesso da diplomacia do Vaticano no caso de Cuba-EUA é fruto de um amplo diálogo do Papa João Paulo II com o governo da ilha caribenha. Teve início ainda com o Papa João XXIII, quando em 1962 fez uma intervenção que contribuiu para evitar uma possível guerra entre a União Soviética e os EUA durante a crise que girava em torno dos mísseis nucleares instalados na ilha. As visitas dos papas João Paulo II, em 1998, e Bento XVI, em 2012, ajudaram a dar continuidade a este diálogo. O Papa Bento XVI também chegou a se reunir com a oposição, as Damas de Branco, que na ocasião ressaltou ser o embargo econômico imposto por Washington um “fardo injusto” para o povo cubano.

Em março de 2015, foi a vez de Francisco fazer uma visita histórica a Cuba, a mais longa do seu Pontificado até então. Na ocasião, o Papa argentino enfatizou a necessidade de se ‘abraçar o Evangelho’. “Embora sejam muito religiosos, os cubanos não são propriamente católicos”, disse o teólogo brasileiro Frei Betto. Porém, para o Papa Francisco, essa é a fé das pessoas e devemos procurar Deus ali. Segundo o Papa, o “mundo precisa de reconciliação”. Na ocasião, disse ainda: “Estamos sendo testemunhas de um acontecimento que nos enche de esperanças: o processo de normalização das relações entre dois povos, depois de anos de distanciamento. É um processo. É um símbolo da vitória da cultura do encontro, do diálogo”.

Já neste ano, atendendo ao pedido do presidente da Ucrânia, o Bispo de Roma não mediu esforços para selar a paz. Embasado nos princípios franciscanos, o Papa Francisco pediu uma ‘trégua pascal’ durante o Domingo de Ramos, que abriu as celebrações da Semana Santa. “Deponham-se as armas, inicie-se uma trégua pascal, mas não para recarregar as armas e retomar o combate, não! Uma trégua para se chegar à paz, através de uma verdadeira negociação, disponível também a qualquer sacrifício pelo bem das pessoas”, pediu. Desde então, o Papa tem realizado constantes pedidos pela paz e diálogo. Durante a viagem a Malta, disse aos jornalistas que a solicitação para visitar a capital do país, Kiev, ‘está na mesa para avaliação’.

Certamente, o exemplo de São Francisco de Assis serviu de inspiração para o Papa que viu no Santo de Assis uma inspiração para o seu próprio nome. Não somente ao Francisco de Roma, como a tantos outros Papas que, em seus discursos e pronunciamentos, citaram Francisco de Assis como aquele que é um exemplo de diálogo e de paz. A conhecida “Oração pela Paz”, atribuída ao santo, revela a necessidade constante de todos os cristãos serem instrumentos de paz, levando amor onde há ódio, perdão onde há ofensa e união onde há discórdia.


Frei Augusto Luiz Gabriel, ofm, é religioso franciscano da Ordem dos Frades Menores. Graduado em Filosofia pelo Centro Universitário de Curitiba (FAE), atualmente cursa o quarto ano de Teologia no Instituto Teológico Franciscano em Petrópolis (RJ).

Free Download WordPress Themes
Download Premium WordPress Themes Free
Free Download WordPress Themes
Download WordPress Themes
lynda course free download
download xiomi firmware
Download Premium WordPress Themes Free
ZG93bmxvYWQgbHluZGEgY291cnNlIGZyZWU=